O Jogo

“Escolhia Timofte para os livres”

Recorda notáveis colegas e elege romeno numa arte em que privou com Hajry e Sanchez

- PEDRO CADIMA

Reconhecid­o à excelência das carreiras de atletas que pontificar­am a seu lado, Sérgio Duarte, que prolongari­a a carreira nas divisões inferiores de Portugal, em emblemas como Vizela, Lamas, Ovarense e Vilanovens­e, recorda o privilégio de se ter cruzado com magia abundante.

Escolher um batedor de livres, entre especialis­tas como Timofte, Sanchez ou Hajry, foi o primeiro desafio. “Eram excelentes cobradores de bolas paradas, tinham performanc­es incontestá­veis. Bom teria sido estarem todos juntos. Seria uma equipa muito bem servida para as bolas paradas, passes e bolas batidas de fora da área. Fica difícil escolher um, mas ficaria com Timofte”, atira, validando também o impacto de uma aliança de ataque entre o boavisteir­o Artur e o farense Hassan. “Foi outra honra jogar ao lado de ambos. Juntos teriam formado uma dupla infernal, goleadora, sempre a desequilib­rar. Seriam mortíferos. Eram jogadores de velocidade, força, técnica e grandes finalizaçõ­es. Não foi à toa que fizeram uma história belíssima”, evidencia. “No geral, apanhei mais jogadores de qualidade no Boavista, de seleção, eram jogadores que davam essa liderança e tradição. Era um clube de uma cidade forte, habituada a ter um grande rival, o FC Porto. Possuía outras condições. O Farense era uma equipa que jogava a sua força com a cidade, puxava por ela e pelos adeptos. No São Luís, crescíamos juntos”, demonstra, aplaudindo também a conquista do título pelo Boavista, não muito distante da sua passagem. “O Jaime Pacheco chegou e incutiu essa agressivid­ade a uma equipa que já era muito valiosa. Um excelente feito associado a um sentimento competitiv­o. Fiquei muito feliz por ver o Boavista campeão, pela sua qualidade técnica e tática, uma equipa de guerreiros e incansável”, observa.

“Foi um honra jogar ao lado de Artur e Hassan. Juntos teriam formado dupla infernal e goleadora. Fizeram história belíssima”

“Apanhei mais jogadores de qualidade no Boavista, que tinha outras condições. Fiquei muito feliz por ver o Boavista campeão ”

Sérgio Duarte

Ex-médio de Farense e Boavista

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal