O Jogo

Palavras que pesam nas pernas

Claro que o dérbi será decisivo, seja qual for o resultado. Admiti-lo ou não é estratégia, mas ambos os treinadore­s querem entrar a mandar.

- João Araújo joao.araujo@ojogo.pt

1

Como todos os jogos importante­s, o dérbi lisboeta teve “aqueciment­o” nas conferênci­as de Amorim e Schmidt – um quis desdramati­zar o peso do jogo nas contas do título, outro apontou o caráter decisivo. Friamente, tendo o Sporting uma bala extra no tambor (jogo em atraso com o Famalicão), decisivo é para o Benfica, que ficará a quatro pontos (poderão ser sete) se perder. Numa visão emocional, subjacente ao discurso de Amorim sempre que refere a necessidad­e de amadurecim­ento do grupo, quem sabe o efeito que terá um triunfo das águias em ambos os lados... A história diz que estas ganharam mais vezes dérbis determinan­tes para o título e em anos recentes também na casa dos leões, embora estes se tenham imposto na época do seu último título. No “pré-match”, uns recusaram o peso do encontro, outros abraçaram-no, mas hoje, no campo, vão querer ambos mandar desde início.

2

O Braga-Arouca faz lembrar a velha anedota do “antes de ser já o era”: a dias de soar o apito inicial, começou a viver-se uma situação inusitada pelo facto de o treinador da equipa da casa saber que está a prazo e no fim do consulado de sete jogos o lugar será ocupado pelo adversário de hoje. A forma como foi conduzida a contrataçã­o de Daniel Sousa pelos minhotos deixou a desejar, tendo já sido suficiente­mente dissecada. Rui Duarte, o anfitrião, e Daniel Sousa, o visitante e próximo homem do leme dos guerreiros, tiveram, contudo, abordagens descomplex­adas à questão e ao próprio jogo. E como não está em causa a honorabili­dade dos profission­ais que estarão dentro das quatro linhas e junto a estas, nos bancos, a polémica até pode ser uma “pimenta” extra num confronto já de si apetitoso dada a qualidade dos jogadores e bom futebol das equipas.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal