O Jogo

Um talento precoce

Geny podia ter sido dragão mas foi para o Amora e acabou leão

- ANDRÉ VELOSO GOMES

“É um dos maiores talentos africanos. Moçambique tem um jogador para marcar uma época”

Tiago Quaresma Treinador do Camacha

O jovem moçambican­o chegou a Portugal com 18 anos, mas antes já se destacava ao serviço dos Black Bulls. Quem o treinou, relembra um jogador “diferencia­do”

●●●

Aos 23 anos, Geny Catamo está a fazer a melhor época da carreira, impôs-se no Sporting e está a confirmar o talento que há muito tempo lhe tinha sido identifica­do, quando ainda jogava em Moçambique ao serviço do Black Bulls. O jogador, que veio com 17 anos para Portugal, destacava-se dos demais e impression­ou Tiago Quaresma. O atual treinador do Camacha, que atua no Campeonato de Portugal, cruzou-se alguns meses com o novo herói leonino no Black Bulls e a O JOGO recordou um talento raro e a quem já augurava futuro promissor. “Tive a oportunida­de de conhecer o Geny [Catamo] em 2018, no início do meu percurso no Black Bulls, e logo nesse momento via-se o talento e o potencial do jogador”, começou por contar o técnico, acrescenta­ndo: “Era um jogador diferencia­do, com o seu pé esquerdo parecia que deslizava pelo relvado a jogar. Preferenci­almente, ele jogava a 10, podendo também jogar nas alas, por isso não me admira a sua adaptação neste sistema de Rúben Amorim [joga normalment­e na ala direita], pois sempre foi um jogador trabalhado­r e interessad­o em procurar melhorar.”

O treinador realça ainda a importânci­a que teve para Catamo mudar-se para Portugal: “A vinda para Portugal e o seu percurso aqui foram fundamenta­is para a sua evolução profission­al e este sucesso não me surpreende, pela sua capacidade de trabalho, humildade e enorme potencial”, elogiando: “É sem dúvida um dos maiores talentos africanos da atualidade e Moçambique tem no Geny um jogador para marcar uma época.”

Tendo dado nas vistas em alguns jogos pelo Black Bulls realizados no nosso país, Geny despertou interesse em vários emblemas nacionais, mas seria o Amora a contratá-lo antes de se tornar leão. “Sei que houve o interesse de vários clubes portuguese­s, um deles foi o FC Porto [chegou a treinar no Dragon Force], mas ele acabou por ingressar no Sporting e está a fazer o seu caminho”, confirmou Tiago Quaresma, completand­o com mais um elogio para o herói do último dérbi: “Considerei sempre que tinha todas as condições para chegar ao topo, como está a provar esta época no Sporting, com a sua afirmação. E o futuro só poderá ser risonho”.

 ?? ?? Catamo celebra com os colegas o triunfo no dérbi
Catamo celebra com os colegas o triunfo no dérbi
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal