O Jogo

Um título encaminhad­o e um pódio a escaldar

Sporting tem tudo para ser campeão após vencer o dérbi. Já o triunfo do V. Guimarães no Dragão coloca ao rubro a luta pelo terceiro lugar.

- António Pires

Ajornada passada confirmou o Sporting como grande favorito à conquista do título e deixou os leões com tudo nas mãos para se sagrarem campeões. A equipa orientada por Rúben Amorim teve um duelo difícil com o Benfica, mas ganhou (2-1) o dérbi e ficou com quatro pontos de vantagem sobre as águias, tendo ainda um jogo em atraso para acertar, na próxima terça-feira, em Famalicão.

Numa partida que podia ter caído para qualquer lado, o tiro decisivo, o segundo golo de Geny Catamo – e que golo! –, surgiu para lá dos 90 minutos, invertendo-se o sucedido na primeira volta, quando foram os encarnados a ganhar nas compensaçõ­es aos verdes e brancos. Do clássico em Alvalade, além da confirmaçã­o de Geny como uma, se não a maior, das revelações do campeonato, ficou também a certeza de que o Sporting esta época vale pelo seu todo. É indiscutív­el a importânci­a enorme dos reforços Gyokeres e Hjulmand no cresciment­o da equipa, mas, além de Amorim, quantos acreditari­am ser possível vencer aquele dérbi terminando em campo com futebolist­as como Israel (apesar das desconfian­ças que ainda provoca voltou a ser decisivo na baliza) e sobretudo Koindredi e Bragança no meio-campo?

Para as águias, o que sobra do jogo é a certeza que é preciso não atirar a toalha ao chão e há que manter a pressão sobre o rival. De resto, a formação de Schmidt está obrigada a segurar o segundo lugar, o que não parece difícil: são nove pontos de vantagem para 18 em disputa. A derrota caseira do FC Porto ante o V. Guimarães, a segunda seguida na liga e a sexta na temporada para a formação de Sérgio Conceição, deixou ao rubro a luta pelo último lugar do pódio. Os portistas têm agora dois pontos de vantagem para os vimaranens­es e para o Braga, que também sofreu pesado desaire frente ao Arouca. Olhando aos três candidatos a esse terceiro lugar, é o V. Guimarães quem, até pela possibilid­ade de repetir a melhor classifica­ção de sempre do clube, surge com maior força anímica. Favorito pela posição e qualidade do plantel, o FC Porto tem contra si os sinais de descontrol­o emocional bem visíveis nos jogos frente ao Estoril e ao V. Guimarães. A expulsão de Pepe é o exemplo mais claro disso mesmo. Quanto ao Braga, numa época em que apostava na discussão do título, a saída conturbada de Artur Jorge pode ter sido o golpe final para terminar a temporada em alta.

Certo é que o calendário reserva um Vitória-Braga na penúltima jornada e um Braga-FC Porto na última, duelos escaldante­s se as contas finais não estiverem resolvidas antes.

 ?? ??
 ?? ?? O Sporting tem via verde para o título após vencer o dérbi com o Benfica
O Sporting tem via verde para o título após vencer o dérbi com o Benfica
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal