O Jogo

À PROCURA DO INÉDI

O Palmeiras nunca conquistou três campeonato­s seguidos. Se o conseguir, Abel será o mais vitorioso de sempre

-

Um favoritism­o esmagador é atribuído ao Verdão, com Atlético Mineiro e Flamengo a surgirem como maiores concorrent­es. Os outros treinadore­s portuguese­s estão num patamar mais abaixo.

BRUNO VENÂNCIO

Tem hoje início a edição de 2024 do Brasileirã­o, na qual um clube será, mais do que nunca, o alvo a abater. Falamos, obviamente, do Palmeiras, orientado por Abel Ferreira, vencedor da prova nas últimas duas temporadas e que procura um marco inédito na sua história: conquistar o campeonato três vezes seguidas. Um feito que a nível de clubes só foi alcançado pelo Santos (que até venceu cinco de forma consecutiv­a entre 1961 e 1965) e pelo São Paulo (de 2006 a 2008).

Para já, o Verdão - que esta época já festejou a conquista do Campeonato Paulista, tendo perdido a Supertaça do Brasil para o São Paulo - detém o favoritism­o... a nível tecnológic­o. Segundo os cálculos efetuadosp­elosuperco­mputador da Opta, será mesmo o emblema paulista a sagrar-se novamente campeão: 40,1 por cento são as probabilid­ades. Logo atrás, ainda que a uma distância consideráv­el, surgem Atlético Mineiro (23,2 por cento) e Flamengo (15,4 por cento).

Num patamar mais abaixo, apesar de terem andado nessa luta durante grande parte da época passada, surgem duas equipas orientadas por portuguese­s: o Botafogo, que desembolso­u dois milhões de euros para tirar Artur Jorge de Braga no imediato, tentando assim fazer face à crise técnica que se instalou desde a saída de Luís Castro, e ainda o RB Bragantino, no qual Pedro Caixinha inicia a segunda temporada, depois do honroso sexto lugar em 2023 (igualou o melhor registo da história do clube).

O outro português a concurso também já estava no campeonato, tendo apenas mudado de clube. Depois de levar o Cuiabá à melhor classifica­ção de sempre no escalão principal (12.º), António Oliveira foi contratado pelo Corinthian­s que curiosamen­te terminou um lugar atrás do Cuiabá em 2023. Apesar de ser o terceiro clube mais titulado do país, o Timão não tem como objetivo declarado lutar pelo título, mas sim regressar a lugares mais consentâne­os com a sua história-nomeadamen­teuma das quatro primeiras posições da tabela, que garantem o acesso direto à Taça dos Libertador­es, ou o quinto ou sexto posto, para disputar as pré-eliminatór­ias.

Grandes clubes mantêm as principais figuras

A maioria dos principais clubes mantiveram as suas grandes figuras, como são os casos de Hulk no Atlético Mineiro, Pedro no Flamengo, Tiquinho Soares no Botafogo, Germán Cano no Fluminense, Enner Valencia no Internacio­nal ou Jonathan Calleri no São Paulo. No Palmeiras, Endrick ficará até julho, quando se efetiva a mudança para o Real Madrid, enquanto o Grémio colmatou a saída do uruguaio Luis Suárez

para o Inter Miami, de Messi, Jordi Alba ou Busquets, com a contrataçã­o de Diego Costa, que passou quase incógnito pelo Botafogo (apenas três golos em 15 jogos) mas que soma já seis golos em sete partidas efetuadas pelo emblema de Porto Alegre, sagrando-se mesmo campeão e artilheiro do campeonato estadual gaúcho.

Dos emblemas promovidos, salientam-se os nomes já assegurado­s. Se o Vitória da Bahia (primeiro adversário do Palmeiras) foi buscar Luiz Adriano(ex-ShakhtarDo­netskeAC Milan), o Criciúma garantiu dois antigos jogadores do Sporting: o central português Tobias Figueiredo, cedido pelo Fortaleza, e Yannick Bolasie, extremo que é internacio­nal pela RD Congo. Sem esquecer ainda Vágner Love, que aos 39 anosregres­souaoescal­ãoprincipa­l pela mão do Atlético Goianiense.

 ?? ?? Endrick, figura maior do título conquistad­o pelo Palmeiras em 2023, só fica no clube até completar 18 anos, em julho, rumando depois ao Real Madrid
Endrick, figura maior do título conquistad­o pelo Palmeiras em 2023, só fica no clube até completar 18 anos, em julho, rumando depois ao Real Madrid
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal