O Jogo

Clubes e Roja sob ameaça

Governo vai criar uma Comissão de Supervisão, mas qualquer ingerência pode originar castigos pesados

- BRUNO VENÂNCIO RODRIGO CORTEZ

FIFAe UEFA têm em cima da mesa a possibilid­ade de impedirem os clubes de jogarem as competiçõe­s europeias da temporada de 2024/25 ou de retirar a seleção do próximo evento internacio­nal.

●●● O Governo espanhol anunciou ontem a criação de uma Comissão de Supervisão para acompanhar o funcioname­nto da Federação de futebol (RFEF), numa medida a vigorar até depois dos Jogos Olímpicos, quando houver novas eleições para o organismo. “A Comissão de Supervisão, Normalizaç­ão e Representa­ção será chefiada por pessoas independen­tes de reconhecid­o prestígio”, referiu o Conselho Superior do Desporto (CSD) em comunicado. Uma medida que traduz uma eventual ingerência governamen­tal no funcioname­nto da RFEF e que, como tal, pode acarretar castigos severos. Em último caso, Espanha até poderia perder o direito a ter clubes nas provas europeias da próxima época ou mesmo a disputar o Europeu deste verão, conforme adiantou a “Marca”.

Certo é que a decisão governamen­tal já alarmou as mais altas instâncias. “A FIFA e a UEFA estão a acompanhar de perto com grande preocupaçã­o a situação que rodeia a RFEF e buscarão informaçõe­s adicionais para avaliar até que ponto a nomeação pelo CSD da chamada ‘Comissão de Supervisão, Normalizaç­ão e Representa­ção’ pode afetar a obrigação da RFEF de administra­r os seus assuntos de forma independen­te e sem interferên­cias governamen­tais indevidas”, esclarecer­am FIFA e UEFA em nota emitida de forma conjunta.

“Acompanham­os com grande preocupaçã­o a situação da RFEF”

FIFA e UEFA Comunicado

 ?? ?? Seleção espanhola tem a participaç­ão no Euro em risco
Seleção espanhola tem a participaç­ão no Euro em risco

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal