O Jogo

Selecionad­or do Brasil tirou notas ao vivo

Dorival Júnior foi ao Dragão para observar Wendell, Galeno, Pepê e Evanilson, antes de visitar o Olival, ontem. Os dois últimos brilharam, em contagem decrescent­e para a Copa América

- FRANCISCO SEBE

Do quarteto, apenas o ponta-de-lança ainda não foi convocado esta época, mas está muito bem referencia­do. Otávio, claro, também foi analisado por um treinador que o conhece de outros tempos.

Além de grandes clubes europeus, como Liverpool, Manchester United, Chelsea, Tottenham, Bayern, Leverkusen, PSG e Juventus, também Dorival Júnior, selecionad­or brasileiro, esteve no Dragão a tirar notas. A equipa técnica do escrete iniciou uma ronda de observaçõe­s pela Europa e também visitou ontem o Olival. O FC Porto entrou no roteiro essencialm­ente à custa de quatro jogadores: Wendell, Pepê, Galeno e Evanilson, todos titulares. Otávio, claro, também acabou “apanhado”, mas é um caso diferente – ver caixa. Do lado do Sporting, recorde-se, não havia qualquer jogador brasileiro na ficha de jogo.

Do quarteto referido, só Evanilson não foi chamado esta temporada para partidas do Brasil, mas andou muito perto disso: esteve pré-convocado no último período de seleções, em março. O nome do artilheiro acabou por não surgir na lista final, mas Dorival Júnior continua atento e terá gostado do que viu anteontem. O camisola 30 não só apontou o primeiro golo dos portistas, como foi um dos melhores da equipa, pela maneira como contribuiu para a ligação ao último terço. Saiu esgotado aos 79 minutos e ficou a ideia que o FC Porto se ressentiu disso. Foi o 23.º golo de Evanilson nesta temporada, que já é a melhor da carreira e na qual soma também cinco assistênci­as.

Chamados pelo Brasil em março para os particular­es contra Inglaterra e Espanha foram Wendell, Galenoe Pepê. Os dois primeiros fizeram a estreia, enquanto o camisola 11 já tinha atuado em novembro e, tal como Evanilson, faturou frente ao Sporting (fez ainda uma assistênci­a) e foi um dos elementos do FC Porto em melhor plano. Wendell e Galeno não sobressaír­am da mesma forma, mas ambos têm tido um rendimento positivo esta época e ainda têm tempo para mostrar algo mais a Dorival Júnior, que em março deu a titularida­de ao lateral-esquerdo nos dois jogos e, no se-

gundo, contra a Espanha, teve em Galeno um elemento decisivo, ao sofrer o penálti que permitiu o empate 3-3.

No horizonte está uma enorme montra: a Copa América, que se realiza nos Estados Unidos da América, de 20 de junho a 14 de julho. Até lá e no mesmo país, o Brasil tem dois particular­es agendados, com México e a seleção anfitriã. Motivação acrescida para o quarteto portista na reta nal da época.

 ?? ?? Dorival Júnior no Olival com a armada brasileira e ainda Sérgio Conceição
Dorival Júnior no Olival com a armada brasileira e ainda Sérgio Conceição

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal