PC Guia

COMO FAZER NEGÓCIO À CONTA DO YOUTUBE

Já tem as dicas dos youtubers que fazem sucesso por cá, uma ideia do hardware e até carregou o seu vídeo. Depois das mãos à obra, acha que e é só ficar à espera das visualizaç­ões e do cheque do YouTube? Não, não…

-

Antes de começar a ver o seu tempo de gravações e de edições de vídeo transforma­do em euros, vai ter de olhar para o YouTube com outros olhos e cumprir algumas questões. Na prática, é deixar de associar o YouTube aos vídeos de gatinhos para descontrai­r e visualizar a plataforma com uns olhos mais corporativ­os, digamos assim. Para que possa tirar algum tipo de rendimento do YouTube, é preciso fazer parte de uma comunidade específica dentro da comunidade de partilha de vídeos: o Programa de Parceiros do YouTube.

CONTEÚDO ADEQUEADO

Como seria de esperar, é necessário cumprir alguns requisitos para conseguir entrar neste ‘clube’. Basicament­e, este programa permite que os criadores de conteúdos rentabiliz­em o seu trabalho nesta plataforma da Google. Embora a vertente mais conhecida passe pela publicidad­e, também é possível receber através de subscriçõe­s pagas ou de merchandis­e. Em primeiro lugar, é preciso que o programa de parceiros esteja disponível no país em que se situa e Portugal é um dos território­s da vasta lista, que conta com sessenta nações. Outro critério que é necessário cumprir passa pelo conteúdo original – afinal, não faz parte das políticas do YouTube valorizar as cópias do trabalho de outra pessoa. É também importante que seja carregado conteúdo que seja adequado para a publicidad­e, ou seja, vídeos que sejam apropriado­s para vários públicos e sem conteúdo impróprio são os favoritos dos anunciante­s e da política de publicidad­e da Google, como seria de esperar.

RENTABILIZ­AR O “NEGÓCIO”

Depois disso, é a habitual questão de cumprir os termos de utilização do YouTube, algo que é, aliás, transversa­l a qualquer utilizador da comunidade­com de vídeos. Se já marcou ‘check’ em todos os requisitos e está completame­nte por dentro dos direitos e dosdo deveres que implicam a parceria com o YouTube, há que configurar o canal para ter aqueles cifrõezinh­os. Comecemos já por desmistifi­car algo que vai aparecer constantem­entecons em quaisquer tutoriais de ajuda do YouTube: precisa de uma conta AdSense (que pode demorar até 24 horas até ser aprovada pela Google).Goog Depois disto, active a monetizaçã­o no canalcana (ícone da conta no YouTube > ‘Creator Studio’Stud > ‘Estado e Funcionali­dades’ e, por fim, active a ‘Rentabiliz­ação’. A verdade é que o YouTube e os processos de monetizaçã­o associados­asso são um mundo pronto a explorar. Se quiserquis estudar todos os pontos da questão, o YouTubeYou­T disponibil­iza uma secção de ajuda, que pode consultar em bit.ly/2mlCjpX.

ADSENSE É O MESMO QUE ADWORDS?ORDS?

É a resposta mais directa: não. Com o Google AdWords pode criar as publicidad­es que aparecem em páginas de resultados da pesquisa do Google e também na rede de parceiros. Com uma conta de AdSense, vai poder exibir os anúncios que são criados por outras pessoas com o Google AdWords. Basicament­e, disponibil­iza os seus espaços de anúncios, com preços que são variáveis, dependendo o preço de vários factores diferentes. Claro que para ter uma conta AdSense é preciso ter uma conta de Gmail, mas até aí já estava o assunto conversado, certo?

A CAMINHO DE SER PARCEIRO – E AGORA?

Como já deve ter percebido, não é um movimento de sucesso tentar ser parceiro logo que cria o canal. Vale a pena ser parceiro YouTube, sim, quando já tem uma base de fãs sustentada, visualizaç­ões e um conteúdo que seja apelativo. Depois de ser parceiro, há algumas questões que podem ajudar ao pensamento estratégic­o e como pode planear o seu canal, a curto prazo.

A IMPORTÂNCI­A DOS 15 SEGUNDOS INICIAIS

Vamos imaginar os seus primeiros quinze segundos de vídeo como a primeira impressão de quando se conhece alguém – ou a coisa corre bem ou não. Por isso, há que apostar em cativar quem nos vê logo nesse momento. Se vai, por exemplo, ensinar a fazer um bolo, há lá coisa mais apelativa do que dar logo ali uns segundos do resultado final? Pode deixar a sua intro para depois desses quinze segundos também, quando jjá tiver as ppessoas “agarradas”.g

CONFIE NO SEO

Trocado por miúdos, Search Engine Optimizati­on. Esta é aquela ferramenta que faz com que a reputação do seu conteúdo suba nos resultados de pesquisa dos motores de busca. Aqui entra a importânci­a do planeament­o: descubra termos de pesquisa que sejam populares entre o seu público-alvo e utilize-os como tema de vídeo, título ou descrição. Mas atenção às keywords – não vale a pena colocar palavras que não estejam ligadas ao tema do vídeo, já que isso vai fazer baixar o ranking do seu conteúdo.

TODA A GENTE GOSTA DE ESPECIAIS

E prendas, prendas também. Se quer ver aumentar o número de subscritor­es, aposte nos clássicos giveaways e passatempo­s. Antes disso, pode apostar em tags de resposta, que é uma oportunida­de para os seus subscritor­es conhecerem a pessoa responsáve­l pelo canal, porp exemplo. Também vale sempre a pena apostar eem tutoriais; afinal, toda a gente gosta de chegachega­r ao final de um vídeo e sentir que aprendeu algo. Pelo menos na teoria…

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal