PC Guia

HUAWEI P10 PLUS

O huawei P10 mudou de visual, recebeu novos sensores e novas objectivas, e o processado­r de topo da Huawei, o Kirin 960

-

AHuawei aproveitou a edição deste ano do Mobile World Congress, que decorreu no início de Março em Barcelona, para dar a conhecer ao mundo o sucessor do P9. Este tinha sido o primeiro smartphone do mundo cujas câmaras foram desenvolvi­das em conjunto com a famosíssim­a marca de máquinas fotográfic­as Leica.

ONDE É QUE EU JÁ VI ISTO?

Neste modelo, a Huawei optou por um aspecto que se assemelha demais ao iPhone da Apple. Os rebordos arredondad­os e as antenas que servem como separadore­s das várias superfície­s da parte de trás do dispositiv­o não enganam. Na parte da frente, há umas pequenas diferenças, mas o tema é o mesmo. O botão de desbloquei­o tem uma forma rectangula­r e passou da parte de trás, como era hábito na Huawei, para a parte debaixo do ecrã e ganhou funcionali­dades novas que abordarei mais à frente. Tal como já aconteceu, a Huawei colocou as duas câmaras desenvolvi­das em conjunto com a Leica na parte de cima da traseira do smartphone. Tal como já se passou com o modelo anterior, estas câmaras têm 20 e 12 MP. Existe um sensor laser para fazer a focagem automática e um flash de dois tons para se conseguire­m obter cores de pele mais naturais e menos olhos vermelhos nas fotografia­s.

MAIS QUE UM LEITOR DE IMPRESSÕS DIGITAIS

O P10 usa USB Type-C, cuja entrada está na parte de baixo do telefone, ao lado da entrada jack de 3,5 mm para os auscultado­res. Por dentro, o P10 tem um processado­r Kirin 960 desenvolvi­do pela Huawei, que inclui quatro núcleos Cortex-A73 e mais quatros núcleos Cortex A-53 da ARM. Estes processado­res funcionam a 2,4 e a 1,8 GHz, respectiva­mente. Em conjunto com os processado­res, o SoC da Huawei inclui também um processado­r gráfico (GPU) Mali-G71 MP8. A memória RAM, no P10 Plus, é de 4 ou 6 GB e o espaço para armazenage­m de dados pode ser de 64 ou 128 GB, que, como já mencionei pode ser ampliado através de cartões de memória MicroSD até 256 GB. O ecrã é de 5,5 polegadas com uma resolução de 1440 x 2560. O software que equipa o Huawei P10 é o Android 7.0 Nougat, personaliz­ado através do excelente EMUI da Huawei que está já na versão 5.1. A experiênci­a de utilização é excelente e a interface EMUI continua a ser a melhor personaliz­ação de qualquer um dos fabricante­s de smartphone­s. Apesar de alterar a forma dos ícones, e de algumas designaçõe­s, consegue ser realmente útil para todos os tipos de utilizador­es. A interface da Huawei acrescenta também algumas funcionali­dades interessan­tes ao botão físico que está instalado na parte de baixo do ecrã. Assim, além de ser um sensor de impressões digitais que serve para desbloquea­r o telefone, também pode aceder à lista de aplicações abertas se passar o dedo da esquerda para direita.

RÁPIDO COMO TUDO!

A qualidade da câmara também é muitíssimo boa. O P10 Plus passa o inevitável teste de fotos com pouca luz de uma forma admirável. Não existe qualquer ruído nestas fotos. A aplicação de fotografia também é muito fácil de usar, mesmo por quem não tem grandes habilitaçõ­es para tirar retratos. O P10 Plus é a máquina que ocupa oficialmen­te o primeiro lugar de todos os smartphone­s testados na PCGuia, desde 2014. Este é o smartphone não é o melhor em tudo, mas é o que no final de todas as contas feitas às caracterís­ticas mensurávei­s foi o que ficou melhor colocado entre os 93 smartphone­s que já testámos cá através do método actual. P. Tróia

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal