PC Guia

RAZER ORNATA CHROMA

-

Omercado dos teclados para jogos está recheado de propostas que usam interrupto­res mecânicos, semelhante­s aos utilizados no passado naqueles “matacões” da IBM e companhia. Mas qual é a vantagem de ter este tipo de interrupto­res nas teclas? Simples: duram muito mais que as membranas usadas nos teclados dos portáteis e nos genéricos. Mas têm alguns inconvenie­ntes: fazem uma barulheira infernal e, como o curso das teclas é maior que os de membrana, são algo lentos quando é necessário dar muitos toques seguidos.

MECHA-MEMBRANE?

Este novo teclado da Razer quer trazer o melhor de dois mundos aos jogadores: um teclado rápido e resistente para aguentar as sessões de jogo mais intensas, mas sem acordar a vizinhança toda com o som dos interrupto­res do teclado. Por isso, utiliza uma nova tecnologia a que a Razer chamou ‘mecha-membrane’ que é um mix entre interrupto­r mecânico e interrupto­r de membrana. Com esta tecnologia, um interrupto­r mecânico especial é usado para accionar uma membrana de silicone, que regista o toque nessa tecla. Esta tecnologia faz com que o Ornata tenha teclas um pouco menos salientes que as usadas nos teclados mecânicos normais – isto permite ao utilizador accionar as teclas com menos força e melhora os tempos de resposta. Claro que tudo isto se mede em centésimos de segundo, mas é importante quando se fala de um teclado que foi pensado para lhe dar todas as vantagens possíveis. Para complement­ar, o Ornata oferece ainda um rollover de dez teclas, ou seja, reconhece uma dezena de toques simultâneo­s antes de o buffer ficar cheio; o teclado tem também um sistema antighosti­ng de dez teclas para que os toques que dê sejam sempre os correctos.

SEM PASSAGEM

Tal como acontece com os teclados modernos, o Razer Ornata tem iluminação RGB que pode ser controlada através do software Razer Synapse. A ligação é USB, mas não dispõe de qualquer passthroug­h tanto de áudio, como USB. Isto faz com que todos os outros periférico­s que queira instalar tenham de ser ligados directamen­te ao computador. Quando se começa a usar o Ornata, a primeira impressão é a de que algo não está bem. O som e o toque estão deslocados. As teclas parecem algo pegajosas quando comparadas com as de um teclado mecânico puro. Há outra coisa que pode causar alguma confusão ao início: o som do interrupto­r faz-se antes de a tecla ser completame­nte actuada, por isso, quem jogar exclusivam­ente de ouvido pode ter alguns problemas. Mas é tudo uma questão de hábito.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal