HP ZBo­ok 15U Acer Aspire VX15 Asus ZenBook UX430 Hu­awei P10 Plus Wiko Lenny 3 Max Cryorig R1 Ultimate Sony RX1R II Asus Thinkerboard Ca­non PowerShot G9X Mark II

PC Guia - - ÍNDICE -

Me­ter uma works­ta­ti­on den­tro de uma cai­xa de um por­tá­til é uma ten­ta­ção, mas nem sem­pre as coi­sas cor­rem pe­lo me­lhor. E a cul­pa? A cul­pa é das con­ces­sões que têm de ser fei­tas em no­me do es­pa­ço (so­lu­ções de ar­re­fe­ci­men­to mais com­pac­tas, lo­go me­nos efi­ci­en­tes) e em no­me da vi­da da ba­te­ria do com­pu­ta­dor, o que faz com que se usem com­po­nen­tes com me­nos de­sem­pe­nho.

TRA­BA­LHAR EM TO­DO O LA­DO

O HP ZBo­ok 15U é o que a HP cha­ma uma es­ta­ção de tra­ba­lho mó­vel. No fun­do, é um por­tá­til com um pro­ces­sa­dor Intel Co­re i7-7600U com qua­tro nú­cle­os que po­dem ir até aos 2,90 Ghz de ve­lo­ci­da­de. Es­te pro­ces­sa­dor in­clui uma grá­fi­ca Intel HD Graphics 620 que uti­li­za a me­mó­ria RAM do sis­te­ma co­mo fra­me buf­fer. Por fa­lar de me­mó­ria, es­te por­tá­til in­clui 16 GB de me­mó­ria RAM DDR4-2133. A grá­fi­ca a sé­rio é uma AMD Fi­reP­ro com 2 GB de me­mó­ria GDDR5. Es­ta GPU foi pen­sa­da pa­ra tra­ba­lhar em grá­fi­cos e edi­ção de vídeo. O dri­ver per­mi­te a in­te­gra­ção com vá­ri­os pro­gra­mas co­mo o Ado­be Pre­mi­e­re ou o Ci­ne­ma 4D pa­ra a ace­le­ra­ção das ta­re­fas de an­te­vi­são (pre­vi­ew) e ren­de­ri­za­ção. A es­tas grá­fi­cas es­tá li­ga­do um ecrã LCD de 15,6 po­le­ga­das com fun­ci­o­na­li­da­des dt­de to­que em d dez pon­tost si­mul­ta­ne­a­men­te. A re­so­lu­ção má­xi­ma é de 1920 x 1080.

POU­CAS EN­TRA­DAS

O ar­ma­ze­na­men­to é com­pos­to por um SSD Toshi­ba com 512 GB de ca­pa­ci­da­de que al­ber­ga o sis­te­ma ope­ra­ti­vo e os da­dos do uti­li­za­dor. As li­ga­ções de re­de po­dem ser fei­tas atra­vés de um ca­bo com fi­cha RJ-45 a uma re­de gi­ga­bit ou atra­vés de re­de sem fi­os com­pa­tí­veis até à nor­ma 802.11ac. O Zbo­ok in­clui ain­da uma li­ga­ção D-sub pa­ra a li­ga­ção a um monitor ou pro­jec­tor com en­tra­da ana­ló­gi­ca. Um lei­tor de smart­cards pa­ra a au­ten­ti­ca­ção pe­ran­te o Win­dows ou ser­vi­ços on­li­ne, exis­tem três en­tra­das USB. Du­as são USB 3.0 e uma USB Ty­pe-C. Exis­te ain­da uma en­tra­da Dis­playPort pa­ra a li­ga­ção a mo­ni­to­res di­gi­tais. Cu­ri­o­sa­men­te, o lei­tor de car­tões de me­mó­ria SD con­tem­pla ape­nas a nor­ma mi­croSD. O te­cla­do é ti­po chi­cle­te, re­troi­lu­mi­na­do e, se­gun­do a HP, re­sis­ten­te a lí­qui­dos. Já o dis­po­si­ti­vo apon­ta­dor é du­plo - exis­te um track­pad e um cur­sor en­tre as teclas ‘G’,‘H’ e ‘B’. No cam­po do soft­ware, o Zbo­ok po­de ser ad­qui­ri­do com uma gran­de va­ri­e­da­de de sis­te­mas ope­ra­ti­vos, des­de o Win­dows 7 até ao Li­nux da Red Hat. E, cla­ro,l o Wi Win­dowsd 10 d de 64 bit bit.

QUA­LI­DA­DE DE TOPO

A qua­li­da­de­de mon­ta­gem do Zbo­ok é qua­se per­fei­ta – o por­tá­til é to­do fei­to em alu­mí­nio pre­to, o que lhe dá um as­pec­to mui­to avan­ça­do e só­li­do. No en­tan­to,o que es­ta má­qui­na tem em qua­li­da­de de ma­te­ri­ais e mon­ta­gem, fal­ta-lhe em de­sem­pe­nho em re­la­ção ao que cus­ta. Nos nos­sos tes­tes, o Zbo­ok ob­te­ve va­lo­res de d de­sem­pe­nhoh me­no­res que má­qui­nas que cus­tam bas­tan­te me­nos. Não es­tou com is­to a di­zer que se tra­ta de uma má­qui­na len­ta, no ver­da­dei­ro sen­ti­do da pa­la­vra, ape­nas que, por 2300 eu­ros, po­dia ser me­lhor. Ou­tra ques­tão é que lhe fal­tam en­tra­das USB, por­que as du­as que tem são ma­ni­fes­ta­men­te pou­co, nu­ma al­tu­ra em que, qua­se tu­do, usa uma li­ga­ção USB. P. Tróia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.