PC Guia

HP ZBook 15U Acer Aspire VX15 Asus ZenBook UX430 Huawei P10 Plus Wiko Lenny 3 Max Cryorig R1 Ultimate Sony RX1R II Asus Thinkerboa­rd Canon PowerShot G9X Mark II

-

Meter uma workstatio­n dentro de uma caixa de um portátil é uma tentação, mas nem sempre as coisas correm pelo melhor. E a culpa? A culpa é das concessões que têm de ser feitas em nome do espaço (soluções de arrefecime­nto mais compactas, logo menos eficientes) e em nome da vida da bateria do computador, o que faz com que se usem componente­s com menos desempenho.

TRABALHAR EM TODO O LADO

O HP ZBook 15U é o que a HP chama uma estação de trabalho móvel. No fundo, é um portátil com um processado­r Intel Core i7-7600U com quatro núcleos que podem ir até aos 2,90 Ghz de velocidade. Este processado­r inclui uma gráfica Intel HD Graphics 620 que utiliza a memória RAM do sistema como frame buffer. Por falar de memória, este portátil inclui 16 GB de memória RAM DDR4-2133. A gráfica a sério é uma AMD FirePro com 2 GB de memória GDDR5. Esta GPU foi pensada para trabalhar em gráficos e edição de vídeo. O driver permite a integração com vários programas como o Adobe Premiere ou o Cinema 4D para a aceleração das tarefas de antevisão (preview) e renderizaç­ão. A estas gráficas está ligado um ecrã LCD de 15,6 polegadas com funcionali­dades dtde toque em d dez pontost simultanea­mente. A resolução máxima é de 1920 x 1080.

POUCAS ENTRADAS

O armazename­nto é composto por um SSD Toshiba com 512 GB de capacidade que alberga o sistema operativo e os dados do utilizador. As ligações de rede podem ser feitas através de um cabo com ficha RJ-45 a uma rede gigabit ou através de rede sem fios compatívei­s até à norma 802.11ac. O Zbook inclui ainda uma ligação D-sub para a ligação a um monitor ou projector com entrada analógica. Um leitor de smartcards para a autenticaç­ão perante o Windows ou serviços online, existem três entradas USB. Duas são USB 3.0 e uma USB Type-C. Existe ainda uma entrada DisplayPor­t para a ligação a monitores digitais. Curiosamen­te, o leitor de cartões de memória SD contempla apenas a norma microSD. O teclado é tipo chiclete, retroilumi­nado e, segundo a HP, resistente a líquidos. Já o dispositiv­o apontador é duplo - existe um trackpad e um cursor entre as teclas ‘G’,‘H’ e ‘B’. No campo do software, o Zbook pode ser adquirido com uma grande variedade de sistemas operativos, desde o Windows 7 até ao Linux da Red Hat. E, claro,l o Wi Windowsd 10 d de 64 bit bit.

QUALIDADE DE TOPO

A qualidaded­e montagem do Zbook é quase perfeita – o portátil é todo feito em alumínio preto, o que lhe dá um aspecto muito avançado e sólido. No entanto,o que esta máquina tem em qualidade de materiais e montagem, falta-lhe em desempenho em relação ao que custa. Nos nossos testes, o Zbook obteve valores de d desempenho­h menores que máquinas que custam bastante menos. Não estou com isto a dizer que se trata de uma máquina lenta, no verdadeiro sentido da palavra, apenas que, por 2300 euros, podia ser melhor. Outra questão é que lhe faltam entradas USB, porque as duas que tem são manifestam­ente pouco, numa altura em que, quase tudo, usa uma ligação USB. P. Tróia

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal