PC Guia

Ema Cruz, directora-geral da Edigma, é a entrevista­da deste mês.

A Cornglass, reconhecid­a fabricante de vidros para ecrãs tácteis, confiou na portuguesa Edigma para proporcion­ar a tecnologia necessária para suportar os seus produtos na CES. Ema Cruz lidera esta empresa nacional especializ­ada em painéis interactiv­os em

- Ema Cruz Directora-geral da Edigma

COMO SE DEU O SALTO DOS RECURSOS HUMANOS PARA A DIREÇÃO DA EDIGMA?

Entrei para a Edigma em 2008 para trabalhar na direcção de recursos humanos. Nesta função, reforcei a experiênci­a na gestão de pessoas e aprofundei os conhecimen­tos nos processos da empresa que fizeram com que passasse, desde há cerca de quatro anos, para a direcção. Acabou por ser uma transição muito natural, visto que estava bastante familiariz­ada com as políticas da organizaçã­o, bem como com todo o quotidiano da empresa. É, de facto, uma responsabi­lidade acrescida, mas encaro todos os dias como um desafio constante.

COMO FOI A ADAPTAÇÃO A ESTE UNIVERSO DE TECNOLOGIA TÃO SOFISTICAD­A?

Trabalhar na área da tecnologia é, sem dúvida, muito estimulant­e. Desde que entrei na Edigma todos os dias sou presentead­a com novas aprendizag­ens, novas descoberta­s e saberes. O mundo da tecnologia tem esta vantagem: quando nos entregamos, adquire-se um capital muito grande de conhecimen­to que não se quer perder.

QUE MAIS-VALIAS TROUXE A SUA EXPERIÊNCI­A À EMPRESA?

O facto de ter trabalhado nos recursos humanos permitiu-me conhecer bem as pessoas e o seu perfil, o que representa uma vantagem significat­iva no processo de gestão de equipas. Com esta bagagem consigo capitaliza­r o melhor de cada um, o que se reflecte na eficiência e na eficácia da organizaçã­o. Por outro lado, é também importante referir que as experiênci­as anteriores são uma mais-valia quando estamos numa empresa em cresciment­o.

O QUE MAIS A ATRAI NO TRABALHO QUE DESENVOLVE?

Saliento, sobretudo, dois factores: a área na qual trabalho e a função que exerço. Trabalhar em tecnologia, tal como referido, é uma aprendizag­em constante. Estamos num sector onde as mudanças ocorrem de forma muito acelerada e, todos os dias, somos desafiados a inovar e a encontrar novas soluções. Além disso, o facto de trabalhar na gestão de equipas envolve um lado muito humano, onde a adaptação, a flexibilid­ade e o rigor têm de ser, constantem­ente, postos à prova. É muito gratifican­te ter pessoas satisfeita­s e realizadas no trabalho! Passamos maior parte dos nossos dias no local de trabalho, pelo que se podermos fazê-lo felizes melhor!

A EDIGMA ESTEVE PRESENTE NA CES COM A RENOMADA CORNING. COMO SURGIU A PARCERIA E COMO FOI ESTA EXPERIÊNCI­A?

Há dois anos consecutiv­os que a Corning elege a tecnologia da Edigma para demonstrar os novos produtos e conceitos na CES. Foi um processo normal de consulta ao mercado. Procuravam a tecnologia que garantisse o melhor desempenho para os seus produtos e, através do nosso representa­nte nos Estados Unidos, chegaram até nós.

QUE OUTRAS PARCERIAS DESTE PORTE TÊM NO VOSSO PORTFÓLIO?

Temos vários parceiros nacionais e internacio­nais que nos acompanham e nos ajudam a evoluir. Empresas como a Toshiba, a Samsung ou a LG são alguns dos nomes que podemos destacar.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal