PC Guia

Luís Alves mostra-nos seis técnicas de pintura para usar em caixas de computador­es.

São inúmeras as técnicas que podem utilizar para dar um novo visual à vossa caixa de computador. Este mês vamos falar sobre os vários métodos de pintura.

- POR LUÍS ALVES

1 DICAS BÁSICAS

Independem­ente do método, devem primeiro verificar se o processo é válido para o vosso produto porque, por exemplo, nem todos os materiais são compatívei­s com determinad­os químicos. A base de uma boa pintura começa na limpeza das superfície­s, na humidade e poeira, que resultam nas duas primeiras dicas: tratar a superfície (lixar se necessário) e pintar num sítio coberto mas o mais quente possível.

2 SPRAY

Este é o método mais barato e o que exige menos infraestru­tura para funcionar. Pessoalmen­te, gosto muito das latas da Montana, por terem uma cor matte muito agradável, boa cobertura e, sobretudo, por serem baratas. Estas tintas aderem a todo o tipo de superfície­s e cobrem bem todo o tipo de materiais, mesmo nas cores mais claras. O spray é versátil porque permite criar com facilidade efeitos simples, como o que fizemos no FULLturama, com as riscas brancas.

3 COMPRESSOR

Além do equipament­o, este método exige uma atmosfera mais controlada. A tinta é geralmente bem mais cara que qualquer spray, mas em contrapont­o é mais resistente, após o verniz (muito importante neste tipo de tintas). É necessário controlar a quantidade de tinta e utilizar o diluente adequado. O resultado final é muito superior em qualidade, especialme­nte para um visual espelhado; contudo, para pequenos trabalhos o esforço-extra não compensa. Usei este método na pintura do meu projecto Raposa, em 2009.

4 LACAGEM

Esta técnica consiste em cobrir o produto com uma tinta em pó, que depois de cura em forno fica com uma adesão muito forte à superfície. Ao contrário de outros métodos, a tinta não salta se sofrer danos leves, apenas risca. Outra vantagem é a cobertura dos interstíci­os entre peças, que pessoalmen­te me agrada mais quando a estrutura tem rebites. Utilizei este método em algumas caixas, caso da HTPC Code Lyoko, que mandei lacar fora em branco. Por motivos da cura, coisas com plástico ficam fora deste método.

5 AEROGRAFIA

A aerografia é uma arte que exige prática e equipament­o dispendios­o. Aqui, é utilizado um compressor pequeno e quantidade­s de tinta que são controlada­s e misturadas no momento. Depois, a pintura é feita com recurso a stencil ou estilo livre. É a vertente mais artística de todos os métodos.

6 PINTURA HIDROGRÁFI­CA

Frequente no mundo automóvel, esta técnica utiliza a água como forma de suspender uma película com a imagem que pretendemo­s dar às peças. Antes de as mergulhar lentamente, é aplicado um activador para aumentar a adesão; depois da limpeza dos excessos, deve ser aplicado um verniz. É um método bom para texturas abstratas, mas muito difícil criar peças idênticas com este método.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal