Oi­to dicas pa­ra ti­rar o má­xi­mo partido do YouTube

A prin­ci­pal pla­ta­for­ma de uplo­ad e par­ti­lha de vídeo da In­ter­net tem al­guns se­gre­dos es­con­di­dos que tor­nam a sua uti­li­za­ção mais efi­caz. Nes­ta edi­ção da PCGuia, es­pe­ci­al­men­te de­di­ca­da ao YouTube, con­ta­mos-lhe oi­to dos mais úteis.

PC Guia - - ÍNDICE - POR RI­CAR­DO DU­RAND

1 TECLAS DE ATALHO AO… TRA­BA­LHO

Tal co­mo acon­te­ce num lei­tor de vídeo que te­nha ins­ta­la­do no com­pu­ta­dor, tam­bém há al­gu­mas teclas que po­dem ser usa­das pa­ra con­tro­lar o vi­si­o­na­men­to de um vídeo no YouTube. Por exem­plo, o ‘Es­pa­ço’ per­mi­te fa­zer pau­sa/play; as teclas di­rec­ci­o­nais da es­quer­da e da di­rei­ta avan­çam ou re­tro­ce­dem de for­ma rá­pi­da (fast forward/fast backward) e as de ci­ma e pa­ra bai­xo ser­vem pa­ra au­men­tar ou bai­xar o vo­lu­me. A te­cla ‘F’ co­lo­ca o vídeo em ecrã in­tei­ro e a ‘Tab’ per­mi­te per­cor­rer to­dos os con­tro­los dis­po­ní­veis na in­ter­fa­ce do mes­mo. Lem­bre­se de que, pa­ra usar o te­cla­do no YouTube tem de es­tar a ver a pá­gi­na no brow­ser em pri­mei­ro pla­no. Po­de ver a lis­ta com­ple­ta de ata­lhos aqui: goo.gl/M2CHkb.

2 PARTILHE UM VÍDEO COM UM TWIST!

Nem to­da a gen­te tem pa­ci­ên­cia pa­ra ver um vídeo in­tei­ro ou pa­ra en­con­trar uma par­te im­por­tan­te do clip, não é? Qu­an­do qui­ser par­ti­lhar um vídeo on­de, por exem­plo, qui­ser mos­trar ape­nas o que acon­te­ce aos 45 se­gun­dos, é pos­sí­vel cri­ar um link per­so­na­li­za­do pa­ra que a ou­tra pes­soa co­me­ce a ver o “fil­me” a par­tir des­se mes­mo mo­men­to. Pa­ra o fa­zer, pau­se o vídeo no mo­men­to cer­to, cli­que com o bo­tão di­rei­to do ra­to em ci­ma do mes­mo e es­co­lha a op­ção ‘Co­pi­ar URL do vídeo à ho­ra atu­al’. De­ve­rá fi­car com um link do gé­ne­ro: you­tu.be/9fjvwaNANxQ?t=34, on­de ‘34’ é o tem­po a par­tir do qual o vídeo co­me­ça a dar.

3 SEM IDEIAS?

Acon­te­ce a qual­quer um: va­mos ao YouTube pa­ra nos dis­trair­mos com qual­quer coi­sa, mas não sa­be­mos mui­to bem o que queremos ver. Es­tá na al­tu­ra de ver os vídeos que a co­mu­ni­da­de an­da a ver mais, ou se­ja, os mais po­pu­la­res no mo­men­to, as ten­dên­ci­as des­ta re­de. Na pá­gi­na ini­ci­al do YouTube, no me­nu de topo, car­re­gue em ‘Tren­ding’ e ve­ja o que es­tá na ber­ra!

4 GUAR­DE VÍDEOS PA­RA VER MAIS TAR­DE

Nem sem­pre te­mos tem­po pa­ra ver aque­le vídeo de ga­tos a sal­tar de mó­vel em mó­vel ou aque­le que tem o úl­ti­mo trei­no ca­sei­ro pa­ra per­der a bar­ri­ga. Pa­ra não ter de es­tar a ti­rar scre­enshots à pá­gi­na do YouTube ou a guar­dar links no Poc­ket, use a fun­ci­o­na­li­da­de ‘Wat­ch La­ter’ (Ver Mais Tar­de) des­ta re­de so­ci­al, que fun­ci­o­na sob for­ma de uma play­list. Qu­an­do qui­ser guar­dar um vídeo, car­re­gue em ‘Add to’ e se­lec­ci­o­ne a op­ção ‘Wat­ch La­ter’. De­pois, bas­ta ir até ao me­nu da sua con­ta YouTube, que po­de ser en­con­tra­do de­pois de car­re­gar nos três tra­ci­nhos que es­tão do la­do do lo­go, no can­to su­pe­ri­or es­quer­do da pá­gi­na.

5 USE OS FIL­TROS DE PES­QUI­SA

Nem sem­pre con­se­gui­mos en­con­trar o vídeo que queremos de­pois de uma pes­qui­sa sim­ples no YouTube. Pa­ra con­se­guir ser mais es­pe­cí­fi­co, cli­que no bo­tão ‘Fil­ters’ que vai apa­re­cer de­bai­xo do cam­po da pes­qui­sa. Aqui, po­de es­co­lher, por exem­plo, fil­tros que lhe vão mos­trar ape­nas vídeos em 4K, em 3D ou que te­nham du­ra­ção su­pe­ri­or a vin­te mi­nu­tos. O pro­ble­ma é que só po­de se­lec­ci­o­nar um de ca­da vez.

6 PONHA O YOUTUBE A FA­ZER DE TE­LE­VI­SÃO

Es­ta pla­ta­for­ma não se re­su­me ape­nas a vídeos car­re­ga­dos há al­gum tem­po e que po­dem ser vis­tos a qual­quer al­tu­ra. Há já al­gum tem­po que es­tá dis­po­ní­vel o ca­nal ‘Li­ve’, on­de se po­dem ver vá­ri­as emissões em di­rec­to, so­bre­tu­do de des­por­tos e ga­ming. Sem­pre que um vídeo es­ti­ver em di­rec­to, a des­cri­ção é acom­pa­nha­da da in­di­ca­ção ‘Li­ve Now’.

7 FAÇA CUR­SOS ON-LI­NE

O YouTube quer ter pro­du­to­res de con­teú­dos a ti­rar o má­xi­mo pos­sí­vel da sua pla­ta­for­ma. Pa­ra is­so, a re­de so­ci­al dis­po­ni­bi­li­za uma sé­rie de cur­sos on-li­ne pa­ra uti­li­za­do­res on­de, de acor­do com o nú­me­ro de subs­cri­to­res que te­mos, nos ofe­re­ce uma ga­ma de ser­vi­ços: des­de de 1 a 1000 (Graphi­te), a mais de 100 mil (Sil­ver & Up). Pa­ra ace­der a es­ta área si­ga o link youtube.com/yt/cre­a­tors e en­tre em ‘Be­ne­fits Le­vels’.

8 UL­TRA­PAS­SE AS RES­TRI­ÇÕES DE PAÍS

Al­guns vídeos car­re­ga­dos pa­ra o YouTube têm res­tri­ções no que res­pei­ta aos paí­ses on­de os mes­mos po­dem ser vis­tos - is­to acon­te­ce por ques­tões re­la­ci­o­na­das com di­rei­tos. No en­tan­to, há um pe­que­no tru­que pa­ra ul­tra­pas­sar es­ta bar­rei­ra e que pas­sa por editar o link do vídeo, re­ti­ran­do a par­te ‘/wat­ch/?’. As­sim, de uma coi­sa co­mo youtube.com/ wat­ch?v=umoVsHUyM1Q pas­se pa­ra youtube.com/v/umoVsHUyM1Q. O vídeo pas­sa pa­ra ecrã in­tei­ro e as res­tri­ções que ti­ver se­rão ig­no­ra­das.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.