Converta os vídeos dos seus dis­po­si­ti­vos mó­veis

Fo­ram pre­ci­sos tre­ze anos pa­ra que o HandB­ra­ke, uma po­pu­lar fer­ra­men­ta de con­ver­são de vídeo, che­gas­se fi­nal­men­te à sua ver­são fi­nal. Com os úl­ti­mos up­da­tes, a con­ver­são de vídeo foi fi­can­do mais fá­cil.

PC Guia - - ÍNDICE - POR GUSTAVO DI­AS

TRANSFERIR VÍDEOS

Exis­tem inú­me­ras ma­nei­ras pa­ra transferir os vídeos do smartpho­ne ou ta­blet pa­ra o com­pu­ta­dor: por ca­bo (Mi­cro USB, USB Ty­pe-C ou Light­ning) ou atra­vés de ser­vi­ços de ar­ma­ze­na­men­to on­li­ne (Go­o­gle Dri­ve, Drop­box e OneD­ri­ve). Uma so­lu­ção fá­cil de usar é o Send Anywhe­re, uma apli­ca­ção que po­de ins­ta­lar em An­droid ou iOS e que per­mi­te en­vi­ar os vídeos pa­ra um des­ti­no à sua es­co­lha. Ape­nas pre­ci­sa de abrir a apli­ca­ção, es­co­lher o fi­chei­ro de­se­ja­do e me­mo­ri­zar a cha­ve de seis dí­gi­tos re­pro­du­zi­da (du­ra dez mi­nu­tos).

RE­CE­BER NO PC

Pa­ra po­der re­ce­ber o vídeo en­vi­a­do pe­lo seu dis­po­si­ti­vo mó­vel atra­vés da apli­ca­ção Send Anywhe­re de­ve­rá ins­ta­lar a apli­ca­ção (ou a ex­ten­são pa­ra o Go­o­gle Ch­ro­me) no seu com­pu­ta­dor (send-anywhe­re.com). Qu­an­do a abrir, de­ve es­co­lher a op­ção ‘Re­ce­ber’ e in­tro­du­zir a cha­ve de seis dí­gi­tos in­di­ca­da na apli­ca­ção do seu dis­po­si­ti­vo mó­vel. O en­vio do vídeo é sur­pre­en­den­te­men­te rá­pi­do, de­pen­den­do da ve­lo­ci­da­de de li­ga­ção à in­ter­net que ti­ver a usar. As­sim que o en­vio se­ja fei­to, po­de abrir a pas­ta on­de o vídeo e co­piá-lo pa­ra a pas­ta que de­se­jar.

IM­POR­TAR VÍDEOS

Pa­ra ini­ci­ar o pro­ces­so de con­ver­são de vídeos, de­ve­rá fa­zer o down­lo­ad do HandB­ra­ke em handb­ra­ke.fr. Ins­ta­le a app, ini­cie-a e es­co­lha a op­ção ‘Fi­le’ pa­ra abrir o fi­chei­ro que trans­fe­riu (ou qual­quer ou­tro que de­se­je con­ver­ter); de se­gui­da, é ini­ci­a­da a im­por­ta­ção au­to­má­ti­ca do fi­chei­ro pe­lo HandB­ra­ke.

DE­FI­NI­ÇÕES

Após a im­por­ta­ção, de­ve­rá es­co­lher as de­fi­ni­ções que de­se­ja usar pa­ra ini­ci­ar a con­ver­são. A no­va in­ter­fa­ce do HandB­ra­ke foi re­de­se­nha­da pa­ra fa­ci­li­tar es­te pas­so, ao ter di­ver­sos per­fis (Pre­sets) que ajus­tam au­to­ma­ti­ca­men­te as de­fi­ni­ções, de acor­do com a fi­na­li­da­de pre­ten­di­da. Pa­ra exem­pli­fi­car as ca­pa­ci­da­des des­ta apli­ca­ção, ire­mos con­ver­ter um vídeo pa­ra a ca­te­go­ria ‘Ge­ne­ral’ e com o per­fil ‘HQ 1080p30 Sur­round’. Após es­co­lhi­do o per­fil, de­ve­rá es­co­lher qual a pas­ta de des­ti­no pa­ra o vídeo con­ver­ti­do. Se de­se­jar, po­de cli­car em ‘Pre­vi­ew’ e, pos­te­ri­or­men­te, em ‘Li­ve Pre­vi­ew’, pa­ra que pos­sa pré-visualizar o re­sul­ta­do fi­nal, no lei­tor in­te­gra­do da apli­ca­ção.

INI­CI­AR CON­VER­SÃO

Se es­ti­ver sa­tis­fei­to com o re­sul­ta­do da pré-vi­su­a­li­za­ção po­de ini­ci­ar a con­ver­são, atra­vés do bo­tão ver­de ‘Start En­co­de’. Po­de­rá ve­ri­fi­car o es­ta­do do pro­ces­so de con­ver­são na bar­ra in­fe­ri­or da app. Após con­cluir a con­ver­são, e se não es­ti­ver sa­tis­fei­to com o re­sul­ta­do, po­de­rá vol­tar a con­ver­ter usan­do um per­fil su­pe­ri­or, co­mo ‘Su­per HQ 1080p30 Sur­round’, que em­bo­ra vá cri­ar um fi­chei­ro mais pe­sa­do, te­rá uma qua­li­da­de de ima­gem e de som su­pe­ri­or.

CON­VER­TER PA­RA SMARTPHO­NE

Se qui­ser re­pro­du­zir al­guns vídeos do PC nos seus dis­po­si­ti­vos mó­veis, po­de­rá usar o HandB­ra­ke pa­ra os con­ver­ter, atra­vés de per­fis adi­ci­o­nais exis­ten­tes na apli­ca­ção. Pa­ra tal, es­co­lha o fi­chei­ro que de­se­ja con­ver­ter e, nos per­fis, se­lec­ci­o­ne a ca­te­go­ria ‘De­vi­ces’ e, de­pois, o for­ma­to de­se­ja­do. Se ti­ver um dis­po­si­ti­vo An­droid com ecrã FullHD 1080p, po­de­rá es­co­lher o mo­do ‘An­droid 1080p30’; ca­so o ob­jec­ti­vo se­ja re­pro­du­zir vídeos na te­le­vi­são atra­vés do Chromecast, op­te por ‘Chromecast 1080p30 Sur­round’. Nas ca­te­go­ri­as ‘Le­gacy’ es­tão dis­po­ní­veis per­fis já pré-cri­a­dos pa­ra iPho­ne, Ap­pleTV ou iPad. Qu­an­do con­cluir a con­ver­são, ape­nas vai pre­ci­sar de vol­tar a usar o Send Anywhe­re pa­ra en­vi­ar o vídeo pa­ra o dis­po­si­ti­vo mó­vel.

DE­FI­NI­ÇÕES PERSONALIZADAS

Se qui­ser usar de­fi­ni­ções es­pe­cí­fi­cas com al­gu­ma re­gu­la­ri­da­de, o ide­al se­rá guar­dá-las atra­vés da cri­a­ção de um no­vo per­fil, on­de po­de­rá es­co­lher a re­so­lu­ção da ima­gem, as de­fi­ni­ções do áu­dio e das le­gen­das. Se ape­nas de­se­jar usar um dos per­fis já exis­ten­tes, co­mo o per­fil por de­fei­to, es­co­lha-o e, no me­nu ‘Pre­sets’, se­lec­ci­o­ne a op­ção ‘Set Cur­rent as De­fault’.

2

1

3 4 5 6 7

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.