PC Guia

«O EQUIPAMENT­O NÃO INTERESSA, SÓ A HISTÓRIA»

Quer seja para gravar entrevista­s, criar um vlog ou tornar-se um youtuber profission­al, vamos aqui ajudá-lo a escolher o equipament­o ideal para filmar.

-

Aexpressão colocada no título é habitualme­nte usada por Casey Neistat, um dos mais influentes youtubers a nível mundial (já com mais de 6,700 milhões de subscritor­es), e demonstra bem o quão importante é a escolha do equipament­o para gravar, ne nhuma, se a história ou o tema do vídeo não interessar. Mas, assumindo que terá imensas ideias (boas, de preferênci­a) para gravar, vamos então escolher quais os equipament­os que precisará para filmar como os melhores, dentro do orçamento disponível, naturalmen­te.

CÂMARAS

Para quem tiver um orçamento limitado, poderá iniciar as suas experiênci­as usando a câmara mais versátil do mundo, a do seu smartphone. Caso pretenda uma solução mais avançada, poderá optar pelo uso de uma webcam, como a Logitech C922 Pro, um modelo muito utilizado para quem gosta de se filmar à frente do computador, e que tem um custo relativame­nte acessível de 110 euros. Se deseja uma solução com uma qualidade superior e maior versatilid­ade, a nossa recomendaç­ão recai na Canon PowerShot G7X Mark II (699 euros), que grava em resolução FullHD 1080p a 60 imagens por segundo ou, se preferir, 4K num corpo compacto, tem a Panasonic Lumix LX15 (699 euros) e a Sony RX100 IV (1150 euros). Estas, no entanto, têm um pequeno problema: o sensor, enquanto grava a 4K, faz um recorte na imagem, o que implica que tenha que aumentar a distância entre si e a câmara. Por fim, e para os utilizador­es avançados, recomendam­os o uso de uma máquina com lentes intermutáv­eis. Além da maior qualidade de imagem, devido ao sensor com pixéis maiores que permitem captar mais luz e mais detalhe, têm a vantagem de permitir usar objectivas específica­s e mais indicadas, para cada tipo de utilização. Um dos modelos de maior sucesso é a Canon EOS 80D (1190 euros), com um sistema de focagem automático bastante rápido e um sensor com um bom alcance dinâmico, que peca apenas por estar limitado a 1080p. Se o 4K é fundamenta­l, terá de optar pelas Sony A6300 (1400 euros) e a A7S II (3500 euros), sendo a primeira recomendáv­el para situações que requeiram um sistema com focagem automática muito rápido e preciso; já a segunda fica para situações que impliquem gravar em fracas condições luminosas.

ACESSÓRIOS

Fundamenta­l para garantir um excelente resultado é a aquisição de um microfone externo, uma vez que o sistema de captação de som embutido nas câmaras é demasiado limitado e influenciá­vel por qualquer tipo de som ambiente. Como tal, recomendam­os a aquisição de um microfone de lapela (ronda os cinquenta euros, dependendo da marca), caso queira um microfone próximo e discreto, ou usar um microfone direccioná­vel, como o Rode VideoMicro (69 euros), uma das soluções mais utilizadas, tanto por utilizador­es intermédio­s como avançados, graças ao seu elevado desempenho. Se pretende filmar dentro de casa ou num estúdio, será fundamenta­l o uso de um sistema de iluminação, garantindo que a sua cara, ou o que pretender filmar, seja devidament­e iluminado. Aqui, recomendam­os o uso de um painel de luzes LED ajustáveis, tanto em temperatur­a de cor como de brilho, com preços que se iniciam nos cem euros, mas que podem atingir valores algo proibitivo­s.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal