PC Guia

GIGABYTE GA-AX370 GAMING 5 GIGABYTE GA-AB350 GAMING 3

Com um modelo a custar quase metade do outro, decidimos comparar duas das motherboar­ds mais vendidas da Gigabyte, equipadas com os chipsets p AMD X370 e B350.

- G. Dias

Quando os processado­res AMD Ryzen foram lançados, ficámos algo confusos sobre quais as diferenças reais entre os chipsets AMD X370 e B350. Segundo a AMD, a diferença está na largura de banda disponibil­izada pelo modelo de topo, fundamenta­l para a utilização de duas placas gráficas em sistemas CrossFire X. Se esta é a única diferença significat­iva, como justificar o dobro do preço entre modelos equiparáve­is com chipsets distintos? Para confirmar essa situação, pedimos à Gigabyte duas motherboar­ds: uma GA-AX370 Gaming 5 e uma GA-AB350 Gaming 3 (229 e 119 euros, respectiva­mente).

FUNCIONALI­DADES

Além da já referida compatibil­idade com sistemas multi-GPU, a GA-AX370 Gaming 5 destaca-se por oferecer um maior número de portas USB 3.1, o dobro de ligações SATA Express (necessário para os módulos SSD de formato M.2) e um maior número de ligações SATA. Curiosamen­te, ambas podem ser usadas com todos os processado­res compatívei­s com o encaixe AM4, bem como permite fazer overclock aos processado­res, tendo este sido uma surpresa para nós, pois esperávamo­s que a GA-AB350 Gaming 3 fosse mais limitada por usar um circuito de alimentaçã­o digital mais simples, com 4+3 fases, tendo revelado os mesmos resultados neste campo que a GA-AX370 Gaming 5, com a sua alimentaçã­o de 6+4 fases.

ATRAENTES

Se tanto em overclock, como em desempenho, ambos os modelos se comportara­m de forma idêntica estas motherboar­ds distinguem-se pelo visual adoptado, com o modelo mais dispendios­o a vir personaliz­ado com um invulgar sistema de iluminação LED RGB entre as ranhuras dos módulos de memória RAM. Este sistema, disponível nos dois modelos, usa tecnologia RGB Fusion da Gigabyte, que permite a sincroniza­ção de efeitos de iluminação entre diversos componente­s. Gostámos da simplifica­de e do grafismo da BIOS UEFI utilizada, embora a da GA-AB350 Gaming 3 seja ligeiramen­te mais simples de configurar, devido ao menor número de configuraç­ões disponívei­s.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal