ASUS ZENFONE AR

Re­ve­la­do no iní­cio do ano em Las Ve­gas, o Asus ZenFone AR che­ga ago­ra à PCGuia. Es­tá na al­tu­ra de ex­pe­ri­men­tar o pri­mei­ro smartphone do mun­do que é com­pa­tí­vel com realidade virtual e aumentada.

PC Guia - - LAB -

OZenFo­ne AR é um ter­mi­nal mais com­pac­to e atra­en­te que o seu único ri­val, o Le­no­vo Phab 2 Pro com, os seus 259 gra­mas e ecrã de 6,4 po­le­ga­das. Co­me­çan­do pe­lo cor­po, es­te ZenFone AR des­ta­ca-se por ser o smartphone Asus mais bo­ni­to, ele­gan­te e com os me­lho­res ma­te­ri­ais que tes­tei até ho­je, com uma mol­du­ra me­tá­li­ca que “ca­sa” na per­fei­ção com a su­per­fí­cie tra­sei­ra em pe­le. À fren­te des­ta­ca-se o enor­me ecrã de 5,7 po­le­ga­das Su­per AMOLED, de re­so­lu­ção WQHD (2560 x 1440) que, em­bo­ra use um formato tra­di­ci­o­nal de 16:9, co­bre 79% da su­per­fí­cie fron­tal. A qua­li­da­de de ima­gem é des­lum­bran­te, per­fei­ta para as fun­ções adi­ci­o­nais des­te mo­de­lo, bem co­mo para ti­rar par­ti­do da câ­ma­ra prin­ci­pal, com­pos­ta por um sen­sor Sony IMX318 de 23 MP, ca­paz de cap­tar ví­deo em 4K. De­pois, ao ti­rar par­ti­do do sis­te­ma Su­per Re­so­lu­ti­on, é pos­sí­vel ti­rar fo­to­gra­fi­as com 92 MP (atra­vés da fu­são de qua­tro ima­gens). O ZenFone AR con­ta ain­da com um poderoso processador Snap­dra­gon 821 e com o sis­te­ma ope­ra­ti­vo An­droid 7.0, em­bo­ra es­te es­te­ja mui­to dis­far­ça­do (de­ma­si­a­do até) com a in­ter­fa­ce ZenUI 3.0.

OU­TRAS REALIDADES

O gran­de des­ta­que des­te equi­pa­men­to é o fac­to de ter si­do fei­to para a realidade virtual, daí a ele­va­da re­so­lu­ção e den­si­da­de de pi­xéis do ecrã, bem co­mo os 6 GB de me­mó­ria RAM ins­ta­la­da. Com­pa­tí­vel com a tecnologia Go­o­gle Day­dre­am VR, es­te smartphone Asus é com­pa­tí­vel com to­das as apli­ca­ções cri­a­das até en­tão para es­ta pla­ta­for­ma, com­por­tan­do-se de for­ma exem­plar. Exis­tin­do ain­da um pequeno mi­mi­nho: a cai­xa do smartphone po­de trans­for­mar-se num Go­o­gle Card­bo­ard. No que res­pei­ta à realidade aumentada, o ZenFone AR re­ve­lou um fun­ci­o­na­men­to mais pre­ci­so que o Le­no­vo Phab 2 Pro, gra­ças ao re­cur­so de sen­so­res de qua­li­da­de su­pe­ri­or. O sen­sor prin­ci­pal (23 MP) cap­ta to­do o de­ta­lhe ne­ces­sá­rio, o se­gun­do sen­sor se­gue o movimento e o ter­cei­ro dá a per­cep­ção de profundidade, atra­vés da me­di­ção da dis­tân­cia aos ob­jec­tos no mun­do re­al. O re­sul­ta­do é mui­to in­te­res­san­te, mas ain­da fal­ta a com­pa­ti­bi­li­da­de com apli­ca­ções su­fi­ci­en­te­men­te es­tá­veis e di­fe­ren­ci­a­do­ras, além da­que­las que per­mi­tem si­mu­lar a co­lo­ca­ção de mo­bi­liá­rio na sua sa­la.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.