Co­pie, mo­va e apa­gue fi­chei­ros de for­ma au­to­má­ti­ca no Win­dows

Se es­tá cons­tan­te­men­te a co­pi­ar ou a mo­ver fi­chei­ros de uma pas­ta para a outra (ou a apa­gá-los de um de­ter­mi­na­do lo­cal), se­rá uma boa ideia au­to­ma­ti­zar es­tas ta­re­fas. Para is­so va­mos con­tar com a aju­da do pro­gra­ma gra­tui­to Z-Cron.

PC Guia - - ÍNDICE - POR RI­CAR­DO DU­RAND

1 Para fa­zer o down­lo­ad do Z-Cron ace­da a z-cron.com/ down­lo­ad.html e fa­ça o down­lo­ad do fi­chei­ro zcron.zip, que es­tá ao la­do da ban­dei­ra da UE. O fi­chei­ro vem zi­pa­do, por is­so tem de ex­trair o EXE. De­pois dis­to, dê-lhe um du­plo cli­que para co­me­çar a ins­ta­la­ção.

2 Vá se­guin­do as ja­ne­las do ins­ta­la­dor e de­pois de tu­do con­cluí­do ini­cie o pro­gra­ma. A ja­ne­la prin­ci­pal do Z-Cron tem uma zo­na on­de vai po­der ver as ta­re­fas agen­da­das, ao meio. Do la­do es­quer­do es­tão as op­ções ao seu dispôr. Para cri­ar uma ta­re­fa, cli­que na pri­mei­ra li­nha a in­ter­fa­ce e, em se­gui­da, no íco­ne ‘Task’.

3 Ago­ra en­tre em ‘To­ols’ para ver uma lis­ta das ta­re­fas que o Z-Cron po­de fa­zer de for­ma au­to­má­ti­ca (há mais de 100). O pro­ces­so de re­a­li­za­ção de uma ta­re­fa se­gue qua­se sem­pre o mes­mo pa­drão: va­mos mos­trar-lhe co­mo cri­ar uma ac­ção que pos­si­bi­li­te a có­pia ou pas­sa­gem de um fi­chei­ro de uma pas­ta para outra no Win­dows, já que as su­as são bas­tan­te pa­re­ci­das. Para co­pi­ar fi­chei­ros se­lec­ci­o­ne a op­ção ‘COPYDIR’ e cli­que ‘Ok’.

4 Mas se, por ou­tro la­do, qui­ser mo­ver to­tal­men­te um fi­chei­ro de um la­do para o ou­tro, a op­ção a se­lec­ci­o­nar se­rá a ‘MOVEDIR’. Quer es­co­lha uma ou outra, cli­que no bo­tão ‘Sour­ce’ e na­ve­gue pe­lo ex­plo­ra­dor do Win­dows para se­lec­ci­o­nar a pas­ta de on­de vai co­pi­ar/mo­ver os fi­chei­ros. Es­co­lha-a e cli­que em ‘Ok’. De se­gui­da, cli­que no bo­tão ‘Des­ti­na­ti­on’ para in­di­car ao Z-Cron a pas­ta de des­ti­no e re­pi­ta o pro­ces­so.

5 Mar­que a op­ção ‘Ac­ti­va­te task’ para con­fir­mar es­te au­to­ma­tis­mo. Para de­ter­mi­nar que es­ta ta­re­fa deve ser fei­ta em in­ter­va­los re­gu­la­res de tem­po, pas­se já para o Pas­so 6. Se não, há ou­tras du­as op­ções que po­de es­co­lher. Se qui­ser que a ac­ção cor­ra de for­ma au­to­má­ti­ca uma vez por dia, se­lec­ci­o­ne ‘On­ce per day’ (po­de de­ter­mi­nar a ho­ra exac­ta em que quer que es­ta ac­ção acon­te­ça, no bo­tão ‘Sche­du­ler - ver Pas­so 6). Po­de ain­da mar­car a op­ção ‘Au­tos­tart’ se qui­ser que o au­to­ma­tis­mo acon­te­ça sem­pre que ini­ci­ar o Z-Cron no Win­dows.

6 En­tre no se­pa­ra­dor Sche­du­ler para es­co­lher mar­car no ca­len­dá­rio a ho­ra e dia cer­to em que a ac­ção au­to­má­ti­ca deve ser fei­ta. Ago­ra tem du­as op­ções: ou es­co­lhe ‘We­ek­day’ (dia da se­ma­na) e de­pois de­ter­mi­na em que di­as deve acon­te­cer o au­to­ma­tis­mo cri­a­do; ou se­lec­ci­o­na ‘Month’ (mês) e in­di­ca a da­ta cer­ta para cor­rer a ac­ção. De se­gui­da, car­re­gue no bo­tão ‘Sche­du­ler’ (não é o se­pa­ra­dor com o mes­mo no­me) para in­di­car a ho­ra cer­ta para dar iní­cio ao au­to­ma­tis­mo cri­a­do. Fi­nal­men­te, cli­que em ‘Sa­ve’ (que sur­ge nu­ma ja­ne­la pop-up).

7 A ta­re­fa que cri­ou apa­re­ce ago­ra co­mo uma op­ção na ja­ne­la prin­ci­pal do Z-Cron. Um in­di­ca­dor ver­de fi­ca vi­sí­vel do la­do es­quer­do e, na mes­ma li­nha, apa­re­ce a ho­ra a que a ac­ção vai cor­rer. Para edi­tar uma ta­re­fa, cli­que so­bre ela com o bo­tão do la­do di­rei­to e es­co­lha ‘Sche­du­ler’. Po­de ain­da co­pi­ar, apa­gar ou dar iní­cio ime­di­a­to à mes­ma.

8 Para cri­ar uma ta­re­fa de apa­gar fi­chei­ros de uma de­ter­mi­na­da pas­ta, si­ga o Pas­so 3, mas es­co­lha ago­ra a op­ção ‘CLEANFILE’. O pro­ces­so se­guin­te, para ac­ti­var e de­ter­mi­nar ho­rá­ri­os e di­as é igual ao des­cri­to nos Pas­sos 5 e 6.

9 O Z-Cron per­mi­te au­to­ma­ti­zar vá­ri­os pro­ces­sos que, de outra for­ma, te­ri­am de ser fei­tos de for­ma ma­nu­al no Win­dows. Por exem­plo, o ‘EMPTYTRASH’ es­va­zia de for­ma au­to­má­ti­ca a Re­ci­cla­gem, o ‘CHECKPOINT’ cria pon­tos de res­tau­ro e o ‘SHUTDOWN’ des­li­ga o computador a uma de­ter­mi­na­da ho­ra. Para in­for­ma­ções mais de­ta­lha­das so­bre cri­ar uma ta­re­fa, po­de usar a te­cla ‘F1’, o que vai lan­çar um me­nu de aju­da.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.