Trans­for­me o seu smartphone num scan­ner

Du­ran­te anos, para di­gi­ta­li­zar­mos uma fo­lha tí­nha­mos de usar um scan­ner que, ou tei­ma­va em fa­lhar na li­ga­ção com o PC, ou em di­gi­ta­li­zar com fal­ta de de­fi­ni­ção. Com o Ado­be Scan, já só pre­ci­sa de um smartphone.

PC Guia - - ÍNDICE - POR GUS­TA­VO DI­AS

No pas­sa­do, um scan­ner uti­li­za­va uma li­ga­ção de por­ta pa­ra­le­la ou SCSI para co­mu­ni­car com o computador, sen­do cons­tan­tes as oca­siões em que es­ta li­ga­ção ge­ra­va fa­lhas, obri­gan­do-nos a rei­ni­ci­ar o computador e o equi­pa­men­to. Com a che­ga­da das im­pres­so­ras mul­ti­fun­ções, a ta­re­fa de di­gi­ta­li­za­ção fi­cou bas­tan­te sim­pli­fi­ca­da, bas­tan­do usar a li­ga­ção USB ou, em mo­de­los mais re­cen­tes, a li­ga­ção Wi-Fi. Mas se ti­ver um smartphone re­cen­te, com uma câ­ma­ra de­cen­te, sai­ba que po­de­rá ti­rar par­ti­do de apli­ca­ções co­mo o Ado­be Scan, gra­tui­ta (dis­po­ní­vel para An­droid e iOS), que per­mi­te di­gi­ta­li­zar com bas­tan­te fa­ci­li­da­de, efec­tu­ar uma edi­ção sim­ples, ex­por­tar para PDF, en­vi­ar para o PC ou para qual­quer ou­tro des­ti­no.

1 INS­TA­LAR E CON­FI­GU­RAR

O pri­mei­ro pas­so é a ins­ta­la­ção da apli­ca­ção re­fe­ri­da, o Ado­be Scan, no seu smartphone ou ta­blet, se­jam eles An­droid ou iOS. De­pois, abra a apli­ca­ção e crie a sua con­ta Ado­be, ou en­tão fa­ça lo­gin di­rec­ta­men­te com os seus da­dos de aces­so do Fa­ce­bo­ok ou Go­o­gle, efec­tu­an­do de se­gui­da a li­ga­ção en­tre a sua con­ta Ado­be com es­tas. To­do o pro­ces­so es­tá de­vi­da­men­te des­cri­to na apli­ca­ção.

2 APONTAR A C­MA­RA

Após en­trar na sua con­ta Ado­be, a apli­ca­ção irá abrir a câ­ma­ra, po­den­do es­co­lher no to­po du­as op­ções: a de li­gar o mo­do de cap­tu­ra au­to­má­ti­co (al­go que não re­co­men­da­mos) e o mo­do de ajus­te do flash (ne­ces­sá­rio em lo­cais com fra­cas con­di­ções lu­mi­no­sas). Ti­re to­das as fo­to­gra­fi­as que achar ne­ces­sá­ri­as, po­den­do de se­gui­da cli­car nas mi­ni­a­tu­ras para de­ter­mi­nar as que têm me­lhor de­fi­ni­ção para edi­tar.

3 PRE­PA­RAR EDI­ÇÃO

Cli­can­do nas mi­ni­a­tu­ras ace­de­rá ao me­nu prin­ci­pal, on­de es­tão in­di­ca­das to­das as fo­to­gra­fi­as (ou di­gi­ta­li­za­ções) cap­ta­das. Aqui po­de­rá es­co­lher a que tem me­lhor re­so­lu­ção e de­fi­ni­ção e op­tar por uma das di­ver­sas op­ções dis­po­ní­veis: a de ti­rar no­vas fo­to­gra­fi­as, ou es­co­lher a par­tir de fo­to­gra­fi­as exis­ten­tes, a de re­or­de­nar as fo­tos cap­ta­das, a de efec­tu­ar um re­cor­de (crop) na ima­gem es­co­lhi­da, ro­dar a ima­gem, efec­tu­ar uma li­gei­ra edi­ção e eli­mi­nar a ima­gem es­co­lhi­da.

4 EDI­ÇÃO

Lon­ge de dis­po­ni­bi­li­zar as fer­ra­men­tas do Pho­toshop, o Ado­be Scan per­mi­te-lhe, con­for­me já foi di­to, ro­dar a ima­gem, fa­zer re­cor­te e ace­der a um me­nu sim­ples de edi­ção, que per­mi­te ajus­tar as co­res da ima­gem de for­ma au­to­má­ti­ca ou adap­ta-las para uma es­ca­la de cin­zen­tos. A úl­ti­ma op­ção, ‘Qu­a­dro Bran­co’, é per­fei­ta para quem pre­ci­se de di­gi­ta­li­zar tex­to es­cri­to so­bre uma su­per­fí­cie bran­ca, co­mo um qu­a­dro ou nu­ma pa­re­de. No to­po po­de­rá gra­var a ima­gem edi­ta­da em PDF.

5 PAR­TI­LHA

De se­gui­da, en­con­tra­rá um ecrã com dois se­pa­ra­do­res: um des­ti­na­do às di­gi­ta­li­za­ções mais re­cen­tes, e ou­tro que reú­ne to­das as di­gi­ta­li­za­ções efec­tu­a­das. Ca­so des­cu­bra que uma das di­gi­ta­li­za­ções não reú­ne os seus cri­té­ri­os, po­de­rá cli­car nos três pon­tos ver­ti­cais e ex­cluir da sua lis­ta de tra­ba­lhos ar­qui­va­dos. Para efec­tu­ar uma edi­ção mais de­ta­lha­da, po­de­rá abrir o PDF no Ado­be Acro­bat. Atra­vés da op­ção de com­par­ti­lhar, po­de­rá en­vi­ar o PDF se­lec­ci­o­na­do por email, par­ti­lhar o fi­chei­ro nos seus con­tac­tos ou re­des so­ci­ais, ou en­tão cri­ar um en­de­re­ço par­ti­lhá­vel para en­vi­ar ape­nas aos con­tac­tos que de­se­jar.

6 PREFERÊNCIAS

Para ga­ran­tir que as di­gi­ta­li­za­ções são gra­va­das au­to­ma­ti­ca­men­te na Cloud da sua con­ta Ado­be, ace­da às três bar­ras ho­ri­zon­tais no to­po e ao me­nu de preferências. Aqui po­de­rá au­to­ri­zar a que se­jam usa­dos os da­dos mó­veis do seu dis­po­si­ti­vo para o en­vio do PDF, sen­do re­co­men­dá­vel des­li­gar o mes­mo ca­so te­nha pou­cos da­dos dis­po­ní­veis no seu ope­ra­dor. Re­co­men­da­mos tam­bém que dei­xe ac­ti­va a fun­ção de re­co­nhe­ci­men­to de ca­rac­te­res no PDF sal­vo, bem co­mo in­di­que o idi­o­ma pre­ten­di­do. Por fim po­de­rá es­co­lher se de­se­ja, ou não, sal­var au­to­ma­ti­ca­men­te as ima­gens di­gi­ta­li­za­das na ga­le­ria de ima­gens do seu smartphone.

7 ACE­DER ÀS DI­GI­TA­LI­ZA­ÇÕES

Pa­raPa ace­der às su­as di­gi­ta­li­za­ções a par­tir do seu PC, ape­nas pre­ci­sa­pr de ace­der à pá­gi­na do­cu­ments.ado­be.com, usan­do o lo­gin da sua con­ta Ado­be. Po­de­rá usar as mes­mas as­so­ci­a­ções co­mo no re­gis­to,re ou se­ja, usar o aces­so ao Fa­ce­bo­ok ou à con­ta Go­o­gle. De se­gui­da­se cli­que na fun­ção ‘Ma­na­ge Fi­les’ para ace­der aos fi­chei­ros ar­ma­ze­na­do­sar na Cloud da Ado­be, on­de en­con­tra­rá os fi­chei­ros di­gi­ta­li­za­dos­di pe­la apli­ca­ção Ado­be Scan. Po­de­rá des­car­re­gar o (ou os)os fi­chei­ro es­co­lhi­do, sen­do-lhe da­da a op­ção de re­no­me­ar, mo­ver, ex­por­tar,ex eli­mi­nar, en­tre ou­tras.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.