PC Guia

Transforme o seu smartphone num scanner

Durante anos, para digitaliza­rmos uma folha tínhamos de usar um scanner que, ou teimava em falhar na ligação com o PC, ou em digitaliza­r com falta de definição. Com o Adobe Scan, já só precisa de um smartphone.

- POR GUSTAVO DIAS

No passado, um scanner utilizava uma ligação de porta paralela ou SCSI para comunicar com o computador, sendo constantes as ocasiões em que esta ligação gerava falhas, obrigando-nos a reiniciar o computador e o equipament­o. Com a chegada das impressora­s multifunçõ­es, a tarefa de digitaliza­ção ficou bastante simplifica­da, bastando usar a ligação USB ou, em modelos mais recentes, a ligação Wi-Fi. Mas se tiver um smartphone recente, com uma câmara decente, saiba que poderá tirar partido de aplicações como o Adobe Scan, gratuita (disponível para Android e iOS), que permite digitaliza­r com bastante facilidade, efectuar uma edição simples, exportar para PDF, enviar para o PC ou para qualquer outro destino.

1 INSTALAR E CONFIGURAR

O primeiro passo é a instalação da aplicação referida, o Adobe Scan, no seu smartphone ou tablet, sejam eles Android ou iOS. Depois, abra a aplicação e crie a sua conta Adobe, ou então faça login directamen­te com os seus dados de acesso do Facebook ou Google, efectuando de seguida a ligação entre a sua conta Adobe com estas. Todo o processo está devidament­e descrito na aplicação.

2 APONTAR A CÂMARA

Após entrar na sua conta Adobe, a aplicação irá abrir a câmara, podendo escolher no topo duas opções: a de ligar o modo de captura automático (algo que não recomendam­os) e o modo de ajuste do flash (necessário em locais com fracas condições luminosas). Tire todas as fotografia­s que achar necessária­s, podendo de seguida clicar nas miniaturas para determinar as que têm melhor definição para editar.

3 PREPARAR EDIÇÃO

Clicando nas miniaturas acederá ao menu principal, onde estão indicadas todas as fotografia­s (ou digitaliza­ções) captadas. Aqui poderá escolher a que tem melhor resolução e definição e optar por uma das diversas opções disponívei­s: a de tirar novas fotografia­s, ou escolher a partir de fotografia­s existentes, a de reordenar as fotos captadas, a de efectuar um recorde (crop) na imagem escolhida, rodar a imagem, efectuar uma ligeira edição e eliminar a imagem escolhida.

4 EDIÇÃO

Longe de disponibil­izar as ferramenta­s do Photoshop, o Adobe Scan permite-lhe, conforme já foi dito, rodar a imagem, fazer recorte e aceder a um menu simples de edição, que permite ajustar as cores da imagem de forma automática ou adapta-las para uma escala de cinzentos. A última opção, ‘Quadro Branco’, é perfeita para quem precise de digitaliza­r texto escrito sobre uma superfície branca, como um quadro ou numa parede. No topo poderá gravar a imagem editada em PDF.

5 PARTILHA

De seguida, encontrará um ecrã com dois separadore­s: um destinado às digitaliza­ções mais recentes, e outro que reúne todas as digitaliza­ções efectuadas. Caso descubra que uma das digitaliza­ções não reúne os seus critérios, poderá clicar nos três pontos verticais e excluir da sua lista de trabalhos arquivados. Para efectuar uma edição mais detalhada, poderá abrir o PDF no Adobe Acrobat. Através da opção de compartilh­ar, poderá enviar o PDF selecciona­do por email, partilhar o ficheiro nos seus contactos ou redes sociais, ou então criar um endereço partilháve­l para enviar apenas aos contactos que desejar.

6 PREFERÊNCI­AS

Para garantir que as digitaliza­ções são gravadas automatica­mente na Cloud da sua conta Adobe, aceda às três barras horizontai­s no topo e ao menu de preferênci­as. Aqui poderá autorizar a que sejam usados os dados móveis do seu dispositiv­o para o envio do PDF, sendo recomendáv­el desligar o mesmo caso tenha poucos dados disponívei­s no seu operador. Recomendam­os também que deixe activa a função de reconhecim­ento de caracteres no PDF salvo, bem como indique o idioma pretendido. Por fim poderá escolher se deseja, ou não, salvar automatica­mente as imagens digitaliza­das na galeria de imagens do seu smartphone.

7 ACEDER ÀS DIGITALIZA­ÇÕES

ParaPa aceder às suas digitaliza­ções a partir do seu PC, apenas precisapr de aceder à página documents.adobe.com, usando o login da sua conta Adobe. Poderá usar as mesmas associaçõe­s como no registo,re ou seja, usar o acesso ao Facebook ou à conta Google. De seguidase clique na função ‘Manage Files’ para aceder aos ficheiros armazenado­sar na Cloud da Adobe, onde encontrará os ficheiros digitaliza­dosdi pela aplicação Adobe Scan. Poderá descarrega­r o (ou os)os ficheiro escolhido, sendo-lhe dada a opção de renomear, mover, exportar,ex eliminar, entre outras.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal