Dê um efei­to bo­keh às lu­zes das su­as fo­tos

Cha­ma-se efei­to ‘bo­keh’ (uma pa­la­vra ja­po­ne­sa) ao as­pec­to des­fo­ca­do da­do às lu­zes que es­tão em pa­no de fun­do de uma fo­to. Po­de­mos fa­zê-lo di­rec­ta­men­te nu­ma máquina fo­to­grá­fi­ca, com uma len­te de gran­de aber­tu­ra fo­cal, mas co­mo nem to­dos po­de­mos ter es­te ac

PC Guia - - ÍNDICE - POR RI­CAR­DO DU­RAND

1 ES­CO­LHER A COR DE FUN­DO

Co­mo já vi­mos em tu­to­ri­ais an­te­ri­o­res de Pho­toshop aqui na PCGuia (edi­ções 256 e 259), es­te soft­ware ofe­re­ce vá­ri­as for­mas de con­se­guir o mes­mo re­sul­ta­do. Pri­mei­ro, va­mos op­tar por um mé­to­do que cria um pla­no de fun­do to­tal­men­te novo para a nos­sa ima­gem em pri­mei­ro pla­no. A nos­sa fo­to­gra­fia mos­tra um au­to­mó­vel bran­co com uma ci­da­de ao lon­ge. Fa­ça já uma coi­sa que vai ser útil no Pas­so 2: ver a di­men­são da fo­to­gra­fia: ‘Ima­ge’ > ‘Ima­ge Si­ze’ e ano­te os va­lo­res (no nos­so ca­so, 1259 x 706). Nes­te pla­no de fun­do há vá­ri­as lu­zes e uma cor que se des­ta­ca das ou­tras: a ama­re­la. É es­te tom que va­mos usar co­mo cor prin­ci­pal para o nos­so pro­jec­to. Com a fer­ra­men­ta Eye­drop­per [ 1], a pi­pe­ta que es­tá na ja­ne­la das To­ols, cli­que em ci­ma de uma área que te­nha ama­re­lo. Es­ta cor vai apa­re­cer num dos qua­dra­dos que tem na mes­ma ja­ne­la, mais em bai­xo. Para a tor­nar cor de fun­do, car­re­gue na se­ta ar­que­a­da [ 2] que es­tá no can­to di­rei­to des­tes dois qua­dra­dos

2 CRI­AR UM NOVO PLA­NO DE FUN­DO

Crie um novo do­cu­men­to: ‘Fi­le’ > ‘New’ com a mes­ma di­men­são da fo­to­gra­fia ori­gi­nal. Em ‘Width’ di­gi­te a lar­gu­ra da ima­gem (1259) e em ‘Height’ a al­tu­ra (706). Para que o pla­no de fun­do fi­que com a cor que se­lec­ci­o­ná­mos com o Eye­drop­per, cli­que no me­nu drop­down des­ta ja­ne­la e es­co­lha ‘Back­go­rund co­lor’. Se re­pa­rar bem, o pequeno qua­dra­do que mos­tra a cor se­lec­ci­o­na­da mu­da para ama­re­lo, a cor es­co­lhi­da no pas­so an­te­ri­or. Cli­que em ‘Ok’, o que vai fa­zer com que lhe se­ja mos­tra­da uma ima­gem pre­en­chi­da a ama­re­lo, do tamanho da ori­gi­nal. Gra­ve em PSD: ‘Fi­le’ > ‘Sa­ve As’ e, em ‘For­mat’ cer­ti­fi­que-se que a op­ção é ‘Pho­toshop’. Fi­nal­men­te, cli­que em ‘Sal­var’. Ain­da não é tu­do, nes­te pas­so crie ain­da uma no­va ca­ma­da (Layer): ‘Layer’ > ‘New’ > ‘Layer’ > ‘Ok’.

3 CRI­AR CÍRCULOS DE COR

Vol­te a abrir a fo­to­gra­fia ori­gi­nal e, com a Eye­drop­per, se­lec­ci­o­ne outra cor do pla­no de fun­do - va­mos es­co­lher um azul, pois é outra das co­res que se no­ta mais. O azul apa­re­ce, tal co­mo o ama­re­lo, num dos qua­dra­dos que es­tá na ja­ne­la das To­ols - dei­xa­mos es­tar as­sim, no da fren­te. Na ima­gem to­tal­men­te ama­re­la que criá­mos no Pas­so 2, usa­mos a fer­ra­men­ta ‘El­lip­ti­cal Mar­quee To­ol’ para cri­ar uma for­ma re­don­da so­bre o fun­do ama­re­lo (man­te­nha a te­cla ‘Shift’ pres­si­o­na­da para sair um cír­cu­lo per­fei­to). Is­to vai cri­ar uma se­lec­ção a tra­ce­ja­do na ima­gem e per­mi­te avan­çar para a se­gun­da fa­se: fa­zer um es­ba­ti­men­to pro­gres­si­vo (Fe­ather) des­ta for­ma cir­cu­lar. No me­nu prin­ci­pal, cli­que em ‘Se­lect’ > ‘Mo­dify’ > ‘Fe­ather’ e dê um va­lor de 10. Ago­ra, com o Paint Buc­ket To­ol (o bal­de, que es­tá na ja­ne­la To­ols’ cli­que em ci­ma do cír­cu­lo que cri­ou para lhe dar es­sa cor.

4 ESPALHE CÍRCULOS PE­LA IMA­GEM

Com o cír­cu­lo se­lec­ci­o­na­do, co­pie e co­le vá­ri­os es­pa­lhan­do-os pe­la ima­gem. Use o tra­di­ci­o­nal ‘Ctrl + C’ e ‘Ctrl + V’ vá­ri­as ve­zes, para que ca­da cír­cu­lo fi­que nu­ma ca­ma­da (Layer) di­fe­ren­te. Vá es­pa­lhan­do as for­mas pe­la ima­gem e mu­dan­do as su­as di­men­sões, para que haja uns mai­o­res que ou­tros. Quan­do es­ti­ver sa­tis­fei­to com o re­sul­ta­do, es­co­lha uns quan­tos e jun­te-os to­dos nu­ma ca­ma­da, se­lec­ci­o­nan­do ca­da um de­les na ja­ne­la ‘Layers’. De­pois bas­ta cli­car com o bo­tão di­rei­to do ra­to na sua se­lec­ção e es­co­lher ‘Mer­ge Layers’. Vol­te a du­pli­car tu­do com ‘Ctrl + J’’, cri­an­do di­fe­ren­tes ta­ma­nhos para pre­en­cher qua­se na to­ta­li­da­de o fun­do ama­re­lo. Fi­nal­men­te, use o mo­do de ‘Hard Light’ e ‘Vi­vid Light’ de so­bre­po­si­ção de ca­ma­das para dar um efei­to des­fo­ca­do aos círculos.

5 FUNDIR OS PLANOS DE FUN­DO

Quan­do es­ti­ver sa­tis­fei­to com as du­pli­ca­ções de círculos, fa­ça ‘Layer’ > ‘Flat­ten Ima­ge’ e co­pie a ima­gem: ‘Edit’ > ‘Copy’, re­gres­san­do à ima­gem ori­gi­nal. Com a fer­ra­men­ta Las­so, fa­ça uma se­lec­ção do pla­no de fun­do (não pre­ci­sa de es­tar per­fei­to) e de­pois re­cor­ra outra vez à fer­ra­men­ta de es­ba­ti­men­to pro­gres­si­vo ‘Se­lect’ > ‘Mo­dify’ > ‘Fe­ather’. Ago­ra, bas­ta co­lar a ima­gem ama­re­lo com os círculos azuis no fun­do, usan­do ‘Edit’ > ‘Pas­te Spe­ci­al’ > ‘Pas­te In­to’. Para um efei­to mais bem con­se­gui­do, use o mo­do de so­bre­po­si­ção de ca­ma­das ‘Over­lay’.

6MÉTODO DE DESFOQUE

Além des­te, há um ou­tro mé­to­do para apli­car um efei­to de bo­keh a uma fo­to: o fil­tro Fi­eld Blur. Para usar es­te re­cur­so, vol­te a se­lec­ci­o­nar o pla­no de fun­do co­mo o fez no Pas­so 5 e de­pois en­tre em ‘Fil­ter’ > ‘Blur Gal­lery’ > ‘Fi­eld Blur’. Is­to lan­ça no­vas fer­ra­men­tas, que fi­cam à sua di­rei­to, na ja­ne­la do Pho­toshop, além de trans­for­mar o cur­sor num pin, com uma es­pé­cie de al­vo a ro­deá-lo. Ago­ra bas­ta ir “afi­xan­do” vá­ri­os pins pe­la ima­gem, re­gu­lan­do em ca­da um de­les o fo­co e o des­fo­co que qui­ser. Is­to cria vá­ri­os ti­pos de bo­keh ao lon­go da ima­gem. Quan­do es­ti­ver sa­tis­fei­to, cli­que em ‘Ok’, na bar­ra de to­po. Fi­nal­men­te, gra­ve a ima­gem em ‘Fi­le’ > ‘Sa­ve As’, es­co­lhen­do o formato e dan­do um no­me à fo­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.