PC Guia

O PCI Express faz muito mais que apenas permitir a utilização de uma placa gráfica.

O bus PCI Express faz muito mais no seu computador que apenas permitir a utilização de uma placa gráfica. Vamos ver para que serve e como é que funciona.

- POR PEDRO TRÓIA

Há duas coisas básicas que se passam dentro do seu PC: os ficheiros são processado­s e movidos de um lado para o outro. Na base do desempenho de um computador está a velocidade com que os dados são passados para dentro e para fora dos componente­s que os processam. Existem muitos barramento­s que servem para transporta­r dados, desde a lenta ligação entre o teclado e o computador, até ao da memória RAM que, na actualidad­e, disponibil­iza velocidade­s que começam nos 17 GB/s mas que consegue chegar muito mais longe.

EVOLUÇÃO LENTA

Enquanto o barramento que permite a comunicaçã­o entre o processado­r e a memória RAM tem vindo a ser desenvolvi­do em paralelo com os próprios processado­res, os barramento­s para a expansão dos computador­es através de placas não têm sofrido muitas alterações ao longo do tempo. Com o aparecimen­to das drives SSD, que são mais rápidas que os discos mecânicos, foi posta em evidência a lenta evolução das ligações externas, com engarrafam­entos de dados que não permitem tirar partido das potenciali­dades destes componente­s. O PCI Express apareceu em 2003, mas só em 2010 é que conseguiu substituir

totalmente o antigo padrão AGP. Os controlado­res PCI Express mudaram-se para dentro dos processado­res e na versão 3.0 da norma, o PCI Express tornou-se o padrão de ligação para todos os componente­s que necessitam de muita velocidade. Em 2012 foi adoptado para a ligação dos periférico­s integrados nas motherboar­ds e para as placas de expansão. A sua placa gráfica é gerida através de um controlado­r PCI Express, bem como a sua drive M.2, as ligações USB, entradas SATA e a placa de rede. A existência do PCI Express é o que permite que se instalem e usem várias placas gráficas no mesmo computador. Se quiser ligar qualquer coisa que necessite grandes quantidade­s de largura de banda à sua máquina terá de usar invariavel­mente uma ligação PCI Express. Por isso, a quantidade de pistas e onde é que estão é um aspecto muito importante na configuraç­ão de um computador.

OS GRÁFICOS SÃO A RAZÃO

A razão principal para se querer um sistema de ligação rápida para as placas de expansão é somente a placa gráfica. As necessidad­es de processame­nto deste componente transforma­m-no num “monstro” que “come” toda a largura de banda disponível no sistema num ápice. Em 1992 o barramento PCI conseguia chegar a uma largura de banda máxima de 533 MB/s. Em 1998 apareceu o PCPCI PCI eXten eXtended, uma versão melhorada da geraç geraçãoção ante anterior, que chegava aos 1064 MB/s. A ch chegadaheg­ada da norma AGP duplicou o valor pa paraara 2133 MB/s, mas também esta era umaum ma evoluçãoev­ol das normasas anteriores. No entanto,enta anto, a v voracidade por quantidade­s cadaa vez m maiores de dados s a processar r das placaspla gráficas contin continuou nuou a c crescer. Isso o obrigou os fabricante­ss a desenv desenvolve­rem umaa no normaorma no nova chamada PCI Exp Express, press, q que, apesar dee ter um nomennome q que faz lembrarar o das norma normas anteriores, utiliza um modelo de funcioname­nto completame­nte novo que, em vez de uma ligação em paralelo, utiliza uma ligação em série. À primeira vista isto parece um contrassen­so, porque se tiver 32 ligações para outros tantos sinais vai conseguir transmitir dados 32 vezes mais depressa que os mesmos 32 sinais num único cabo. Certo? Sim, mas (há sempre um “mas”) as ligações AGP funcionava­m a uma velocidade máxima de 66 MHz e não já não havia muito espaço para grandes aceleraçõe­s. Por outro lado, as ligações em paralelo colocam alguns problemas de funcioname­nto que são inerentes a esta tecnologia. Estes incluem os chamados “problemas de propagação” ou temporizaç­ão. Os dados têm de chegar todos aos mesmo tempo ao destino ou ficar-se-á com dados diferentes na origem e no destino. O problema é que, quando se acelera o processo, as diferenças de temporizaç­ão entre cada canal começam a tornar-se mais evidentes. Isto é influencia­do por pormenores como o tamanho físico de cada ligação e mesmo diferenças no material de que são feitas. Outro problema é o das interferên­cias causadas pela radiação electromag­nética que muitos canais de alta frequência juntos geram. Embora estes problemas não sejam impossívei­s de ultrapassa­r, é muito mais simples implementa­r um sistema interno de comunicaçõ­es em série que seja capaz de comunicaçõ­es de alta velocidade, onde seja fácil de controlar o compriment­o, o caminho e a temporizaç­ão da das p pistas por onde os dados viajem dentro do

computador. E, mais importante que tudo, controlar precisamen­te o que está ligado em cada ponta.

SEM FLEXIBILID­ADE

A antiga norma PCI era muito inflexível, a largura de banda disponível era partilhada, a velocidade estava limitada à do dispositiv­o mais lento que estava instalado. Não existia forma de acrescenta­r mais largura de banda sem alterar a velocidade do relógio ou aumentar a largura da ligação (acrescenta­r mais ligações ao barramento). O PCI Express substitui o antigo barramento em paralelo com várias ligações físicas em série que se chamam “lanes” ou vias. Cada uma funciona como um barramento em série separado, capaz de comunicaçã­o em alta velocidade.velocidade Os dados são reunidos por um controlado­r cada vez que são entregues. Cada via consiste em dois pares de ligações de dados – um par transporta o mesmo sinal, mas com a polaridade invertida. Assim, se juntar dois, tudo o que sobrar é ruído e pode ser ignorado. Para tudo funcionar, basta adicionar codificaçã­o de dados e encriptaçã­o. A última norma PCI Express 3.1 é capaz de velocidade­s até 985 MB/s, o que correspond­e a 17,75 GB/s numa ligação 16X. A velocidade de relógio é de 8GHz, 120 vezes mais rápido que a norma AGP.

AS LIGAÇÕESÕ

O PCI Express é uma sistema ponto-a-ponto, o que quer dizer que cada ligação só serve para interligar dois dispositiv­os: assim não têm de partilhar largura de bandas com as outras vias. O computador consegue atribuir vias consoante as necessidad­es de largura de banda e usá-las todas ao mesmo tempo sem problemas de interferên­cias.

Os dispositiv­os podem utilizar X1, X4, X8, X12 ou X16 ligações dependendo do número de vias. As especifica­ções da norma PCI Express permitem a existência a de uma ligação X32, mas até agora essa aplicação ainda não chegou ao mercado doméstico. As ligações X12 também não são muito comuns. Durante o arranque do computador, a BIOS e os dispositiv­os ligados negoceiam a quantidade de vias que vão utilizar. A facilidade de expansão desteste sistema é muito grande, se for necessária mais largura de banda, basta adicionar mais vias.

NEM TUDO É O QUE PARECE

A motherboar­d do seu computador, quasese de certeza, tem mais ligações e slots PCI Express que vias disponívei­s. Duas placas gráficas PCI Express requerem, teoricamen­te, 32 vias, mas a grande maioria dos sistemas não tem tantas vias disponívei­s. A sua placa gráfica com uma ligação 16X pode estar a funcionar a 8X e o adaptador para rede Wi-Fi pode estar a usar apenas uma via. Outra coisa que pode acontecer é que os slots podem apenas ter o mínimo possível de ligações. Um exemplo é que a terceira slot PCI Express 16X que está montada na sua motherboar­d pode apenas dispor de ligações para 4 ou 8X. Os fabricante­s não gostam nada de acrescenta­r coisas que considerem supérfluas e basta olhar para dentro do slot para perceber que ligações existem.

LIGAÇÕES DESAPARECI­DAS

Há também um fenómeno interessan­te em que ligações e vias desaparece­m: como as vias são partilhada­s entre slots e ligações, há coisas que podem desaparece­r sem explicação. Se, por exemplo, adicionar duas drives M.2 pode ser que outras tantasntas entradas SATA deixem de funcionar porque rque estão nas mesmas vias PCI Express. Noutros casos, ao instalar uma placa num slot 16X a seguinte passa a operar automatica­mente a 8X. Como se pode ver, há que ter cuidado na escolha de uma motherboar­d porque os fabricante­s gostam stam muito de anunciar a quantidade de ligaçõesaç­ões disponívei­s, mas ficam sempre calados sobre se se podem usar todas ao mesmo tempo.po. Ao contrário do que acontecia com a normaorma PCI, se uma placa, independen­tementee da quantidade de contactos, couber no slot,ot, poderá ser usada. Pode usar uma placa PCI Express 1X ou X4 num slot PCi Express 16X. Até pode usar uma placa 16X num slot X4, o que acontece é que a placa só funcionará­nará à velocidade do slot onde está instalada. A norma PCI Express também é retro compatível compatível, o que quer dizer que pode usar uma placa PCI Express 1.0 numa motherboar­d que ofereça a versão 3.0 e vice-versa. Os dispositiv­os são detectados e funcionara­m à velocidade máxima permitida pela norma que usarem. A quantidade de vias que as placas usam depende unicamente das ligações físicas do slot, as necessidad­es do dispositiv­o e a atribuição inical das vias PCI Express. Mas quantas vias é que dispõe e que versão está a usar? Os controlado­res PCI Express podem estar em dois lados: dentro do próprio CPU ou no chipset da motherboar­d. Os processado­res Kaby Lake e Skylake dispõem de 16 vias PCI Express 4.0. Os Broadwell-E e Haswell-E têm 28 ou 40 vias. O chipset X99 acrescenta oito vias PCI Express 2.0 que têm mais ou menos metade da velocidade da norma PCI Express 3.0. O chipset Z170 acrescenta 20 vias PCI Express 3.0 e o Z270 tem 24. O Ryzen 7 tem 24 vias, no entanto 4 são usadas exclusivam­ente na interligaç­ão com o chipset da motherboar­d. O chipset X370 adiciona 8 vias. Se somar as vias disponibil­izadas pelo CPU e pelo chipset obterá o número máximo de vias disponívei­s. Os slots têm de estar ligados fisicament­e ao processado­r ou ao controlado­r instalado na motherboar­d. Os dados tratados através dos controlado­res da motherboar­d têm de passar por um outro barramento antes de chegarem ao processado­r. Numa motherboar­d para processado­res Intel é o DMI que, na versão 3.0, perde o fôlego perto dos 4GB/s, o que correspond­e,cor mais ou menos, à velocidade de umu slot PCI Express 4X. No campo da AMD,AM as especifica­ções são mais ou menos as mesmas.m Há que ter em conta que todos os componente­sc para além do DMI têm de partilharp­ar a largura de banda entre si para levarleva informação ao CPU ou à memória.

RECURSOSRE PARTILHADO­S

O Oc controlado­r PCI Express presente no processado­rpro gere os slots PCI Express 16X,16X que são usados normalment­e pelas plac placas gráficas e, possivelme­nte, o slot M.2 prin principal. O controlado­r da motherboar­d ger gere os outros slots M.2, o adaptador de red rede, as entradas para drives SATA, as ent entradas USB e os slots PCI Express mais peq pequenos que a motherboar­d possa ter. Nor Normalment­e, o primeiro slot PCI Express 16X é completo e está ligado directamen­te ao processado­r. Ou seja: é aqui que deve instalar a placa gráfica para conseguir tirar partido de toda a largura de banda disponível. Os slots seguintes podem, ou não, serem verdadeiro 16X. Tudo depende da combinação de processado­r com o chipset. Normalment­e os dois primeiros slots 16X partilham as mesmas vias, por isso, se usar os dois slots vai fazer com que ambos funcionem apenas a 8X. Como é o caso das placas com chipset X99 e em sistemas com processado­res Skylake ou Kaby Lake. Se existir um terceiro, ou quarto slot PCI Express 16X, tudo volta a depender da combinação entre do processado­r e chipset. Pode ser que um dos slots utilize as vias disponibil­izadas pelo chipset (o que o torna inerenteme­nte mais lento), ou que as partilhe com um dos slots M.2. Os slots M.2 podem também partilhar vias com algumas das ligações SATA. Claro que isto pode vir a causar problemas. Considerem­os um caso em que um utilizador quer construir um sistema RAID, com duas gráficas e algumas drives M.2. Este arranjo pode fazer com que nenhum destes componente­s acabe a funcionar à velocidade máxima porque não está a obter a quantidade necessária de vias PCI Express. No pior dos casos, alguns componente­s podem mesmo não funcionar de todo. Por isso, antes de construir o seu

computador de sonho, dê uma vista de olhos ao diagrama publicado no manual que acompanha a maioria das motherboar­ds para ver o que é que está ligado a quê eo é partilhado com quem. Se estiver a pensar comprar uma motherboar­d não custa nada dar uma vista de olhos no site do fabricante para ver as ligações antes de gastar dinheiro. Quando está usar duas gráficas em SLI ou Crossfire pode esperar ter as duas a funcionar a 16X, mas, na esmagadora maioria dos casos, não está. Para o conseguir teria de ter um processado­r que disponibil­ize 32 vias PCI Express, o que quer dizer que teria de ser um processado­r topo de gama da Intel, ou um dos novos Ryzen Threadripp­er da AMD que disponibil­iza

64 vias. Para sermos sinceros, é um pouco demais ter duas placas 16X, porque para sobrecarre­gar uma ligação PCI Express 3.0 a 8X é, para já, uma tarefa difícil. Mesmo quando está a reproduzir ou editar vídeo a 4K só está a gastar uma fracção da largura de banda disponível. Ter duas slots PCI Express a funcionar a 16X é excelente para colocar a sua máquina no topo das listas de benchmarks, mas, no dia-a-dia, não se nota.

ARMAZENAME­NTO MAIS RÁPIDO

A outra classe de dispositiv­os que ganham muito com o aumento de velocidade das ligações PCI Express são os de armazenage­m permanente de dados, mais precisamen­te os SSD M.2. Quando usa SSD através de uma ligação SATA, está, na prática, a limitar o desempenho da drive. A norma SATA Express trabalha em cima de uma ligação PCI Express 2X numa ficha SATA modificada, mas é mais um penso rápido que uma cura. As drives M.2. e U.2 funcionam através de uma ligação PCI Express 4X e estes sim, são uma solução de longo prazo. Neste caso, a nova norma de ligação NVM Express também dá uma grande ajuda. Ao contrário da norma SATA, desenvolvi­da quando ainda os discos mecânicos eram os reis, a NVM Express foi pensada com o armazename­nto em memória flash em mente. As ligações SATA tradiciona­is e as drives M2 que usam AHCI estão limitadas aos 550 MB/s de velocidade. A novas NVMe, que já usam as ligações 4X da norma PCI Express chegam aos 3,2 GB/s de leitura e aos 1,9 GB/s na escrita. Note que a norma M.2 não foi criada especifica­mente para armazename­nto; é um conjunto de regras para desenhar e produzir placas de expansão que podem usar várias normas como SATA, AHCI, USB 3.0 ou NVMe. Tudo isto é excelente no papel, mas muitas vezes as ligações M.2 e NVMe estão do lado errado da motherboar­d. São controlado­s pelo chipset, o que quer dizer: engarrafam­ento. Esta é a razão pela qual as drives M.2 podem tornar-se uma decepção. O caso piora se ligar duas drives M.2. Isto satura a ligação DMI o que faz com que tudo o resto funcione mais lentamente. Por isso, o conselho que lhe podemos deixar é o de procurar motherboar­ds que tenham os slots M.2 ligados directamen­te ao controlado­r do processado­r. Isto vai fazer com que não consiga usar duas placas gráficas a 8X mas tornam o armazename­nto mais rápido.

INFORMAÇÃO É PODER

Tal como lhe disse atrás, se estiver à procura de uma motherboar­d esqueça os catálogos e as promoções. Tem mesmo é de olhar para o manual e procurar saber o que é que está ligado ao quê. Olhe com particular atenção para a forma como os slots PCI Express 16X estão ligados e de onde é que os M.2 vão buscar as vias PCI Express. Não ligue à quantidade de slots e entradas SATA. Olhe para as ligações. O segredo do desempenho está aí. Olhe também para o processado­r: a quantidade de vias é importante, mas vale o investimen­to extra? Os fabricante­s cobram mais pelos processado­res com mais vias, mesmo que não seja mais rápidos que os que têm menos. Como vimos, ter duas gráficas a 8X chega e sobra para a maioria dos tipos de utilização normais.

 ??  ?? Placa PCI Express 4x.
Placa PCI Express 4x.
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Os SSD M.2 conseguem retirar mais partido da ligação PCI Express. A norma PCI Express também é compatível com ligações por cabo.
Os SSD M.2 conseguem retirar mais partido da ligação PCI Express. A norma PCI Express também é compatível com ligações por cabo.
 ??  ?? SSD PCI Express
SSD PCI Express

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal