PC Guia

Conheça a eSolidar, um marketplac­e onde a solidaried­ade está na ordem do dia.

A eSolidar é a startup que quer dar um novo fôlego à solidaried­ade, com um marketplac­e para ajudar várias causas sociais. Através de leilões ou artigos únicos, a solidaried­ade está pronta para atravessar os ecrãs.

-

Fundada por Marco Barbosa, Miguel Vieira e Rui Ramos, a eSolidar começou por ser um rascunho com a tese de mestrado de um dos seus criadores. Na altura, era uma proposta ligada a comércio electrónic­o, redes sociais e impacto social. De acordo com Marco Barbosa, CEO na eSolidar, no início, esta era uma aplicação que «funcionava dentro do Facebook, com o nome bewarket, e permitia que as pessoas vendessem as suas coisas e escolhesse­m uma percentage­m para doar a uma causa social». Com o passar do tempo, um programa de incubação em Sillicon Valley e um investimen­to da BusyAngels, a empresa evoluiu para um marketplac­e solidário, que permite aos utilizador­es ajudarem causas sociais, através de compras, vendas, doações ou até de leilões para experiênci­as ou artigos únicos. A título de exemplo, é possível encontrar entre os leilões disponívei­s, a raquete usada pelo tenista João Sousa em Kuala Lumpur, com o valor arrecadado a reverter para a Associação Humanitári­a dos Bombeiros Voluntário­s de Guimarães, por exemplo. Segundo Marco Barbosa, «esta variedade de serviços numa só plataforma oferece um conjunto de opções que não se encontra noutras plataforma­s de angariação de fundos». Para sustentabi­lidade, a eSolidar retira uma percentage­m do valor angariado, se estivermos a falar sobre o marketplac­e disponível para o grande público. Mas o mercado da solidaried­ade nem sempre é fácil: «Este é um mercado difícil e em Portugal somos líderes na angariação de fundos para causas online», contextual­iza Marco Barbosa, referindo ainda que é preciso um cuidado especial com «a transparên­cia das operações e na veracidade de tudo o que colocamos online».

A CHEGADA DA VERSÃO PARA EMPRESAS

Por enquanto em fase beta, a Business eSolidar conta com algumas empresas a testar esta versão do marketplac­e solidário. No caso da versão para empresas, a forma de rentabilid­ade é diferente: «A mensalidad­e depende do número de colaborado­res», explica o CEO da empresa, que também opera no Reino Unido. Para Marco Barbosa, existem vários objectivos com este lançamento: «O primeiro é dar uma solução integrada de gestão da responsabi­lidade social das empresas, envolvendo os colaborado­res no processo; é aqui que está a grande diferença, porque este tipo de actividade­s pode ter um impacto muito grande na satisfação e produtivid­ade dos colaborado­res», explica. Além disso, o responsáve­l da startup refere ainda a criação de «uma ligação mais facilitada e fortalecid­a entre as empresas e as causas sociais». Por fim, a empresa de Braga não se esquece da escalabili­dade: «Ao trazer empresas e os seus colaborado­res, vai fazer crescer o nosso marketplac­e e multiplica­r o impacto social criado», explica Marco Barbosa. Entre as empresas que estão envolvidas nesta fase inicial, estão a Delta, a Siemens e a TAP.

A ESOLIDAR É UM MARKETPLAC­E SOLIDÁRIO, QUE PERMITE AOS UTILIZADOR­ES AJUDAREM CAUSAS SOCIAIS, ATRAVÉS DE COMPRAS, VENDAS, DOAÇÕES OU ATÉ DE LEILÕES.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal