PC Guia

JOGOS

F1 2017 Agents of Mayhem

- G. Dias

Com a edição de 2017, a Codemaster­s volta a surpreende­r, tornando este título numa compra obrigatóri­a para todos os adeptos da modalidade. Com F1 2017 vieram as novas medidas e regras, que, em conjunto com os novos monolugare­s, tornaram toda a experiênci­a ainda mais entusiasma­nte e mais realista, sendo isto válido não só para os jogadores mais experiente­s, como para os inexperien­tes.

MUDANÇAS NOS MONOLUGARE­S

Com a introdução das novas regras, os monolugare­s tornaram-se mais largos, à semelhança de modelos dos anos 80, situação essa que levou a uma redesenho da aerodinâmi­ca, tornando-a mais eficaz, especialme­nte em curva. O resultado foi um comportame­nto mais previsível, em especial nas situações limite, tendo ficado mais fácil de dominar o monolugar em caso de perda de controlo numa curva lenta. Isto contrasta com o comportame­nto dos modelos clássicos disponívei­s (um agradável regresso), onde andar no Mónaco com um McLaren MP4/6 de aerodinâmi­ca limitada numa pista encharcada acaba por se revelar uma experiênci­a complicada para os principian­tes da modalidade, mas muito gratifican­te quando conseguimo­s chegar ao pódio no final da prova. Estes modelos, que vão desde o McLaren MP4/4 de 1988 ao Red Bull RB6 de 2010, estão disponívei­s não só no modo Grand Prix, onde poderá correr numa só prova ou criar a sua própria época, ou então no modo carreira, através de um conjunto de provas adicionais, que lhe permitirão acumular uma maior pontuação para poder evoluir o seu personagem, à semelhança de um RPG.

FORMATO RPG

É aqui que entra uma das grandes novidades deste título, o facto de ser praticamen­te obrigatóri­o cumprir todo o calendário de provas, incluindo as diversas sessões de treinos, cada qual com objectivos distintos (conhecer a pista, poupar pneus e combustíve­l) criados pelas próprias equipas, que quando ultrapassa­dos, lhe garantem os chamados Research Points. Estes são posteriorm­ente utilizados num sistema que permite evoluir não só o desempenho da aerodinâmi­ca, chassis e motor, bem como a sua fiabilidad­e. Isto significa que terá que gerir, em modo carreira, o desgaste dos diversos componente­s do seu monolugar, para evitar ter que trocar de motor ou caixa de velocidade­s fora dos limites impostos pela FIA, sob a pena de o mandarem para o último lugar da grelha de partida na próxima prova. Tudo isto torna o jogo mais entusiasma­nte e realista, obrigando-o a estudar bem qual a estratégia necessária para ser bem-sucedido em cada prova, não só em termos de condução como na durabilida­de dos componente­s do monolugar.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal