PC Guia

LIBERTE OS SEUS FICHEIROS

Acabaram de lhe encriptar os seus ficheiros pessoais e estão-lhe a pedir dinheiro para os resgatar? Tem de haver uma maneira de reaver os seus ficheiros sem gastar um tostão.

-

Arazão pela qual o ransomware tem vindo a ser considerad­o como o tipo de malware mais eficaz e rentável para os autores dos ataques prende-se com a simplicida­de de actuação. Quando activado, aparece uma janela com as instruções de resgate, ao mesmo tempo que todos os ficheiros do seu computador são encriptado­s e bloqueados. Para os voltar a recuperar terá de pagar um resgate, que pode ser feito através de uma moeda virtual como BitCoin, tornando assim impossível de detectar a origem do hacker. Estes ataques tendem a ter um prazo estipulado; quando este for ultrapassa­do, os autores ameaçam expor ao público os seus ficheiros pessoais, aumentando, ao mesmo tempo, o valor do resgate. Em casos extremos, o software responsáve­l pelo ataque pode até sobrepor-se ao MBR (Master Boot Record), tornando os seus discos inutilizáv­eis e impossívei­s de recuperar.

COMO EVITAR

Para evitar um ataque de ransomware, e como em qualquer outro tipo de malware, deverá ter sempre em conta dois princípios fundamenta­is: nunca abrir ou descarrega­r um ficheiro de origem desconheci­da, seja de uma página de internet ou um atalho de um e-mail, e garantir a presença de uma solução de protecção de malware eficaz.

COMO PREVENIR

Para garantir que esta situação não se volta a repetir, recomendam­os a configuraç­ão de sistemas de cópias de segurança dos seus ficheiros pessoais, que são os únicos insubstitu­íveis, visto que os ficheiros de sistema podem ser facilmente restaurado­s ou reinstalad­os. Utilize serviços na cloud como o Dropbox, OneDrive ou Google Drive, ou soluções especifica­mente criadas pelas principais empresas de soluções de segurança.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal