PC Guia

LIVRE-SE DOS ANÚNCIOS CHATOS

Está farto de, quando abre uma janela no seu browser, lhe aparecem pop-ups com anúncios de cariz sexual, jogo ou algo semelhante? Está na altura de limpar o browser e o seu sistema operativo.

-

Embora tenham finalidade­s distintas, o modo de actuação do spyware e adware perante o utilizador acaba por ser bastante parecido: ambos usam aplicações e páginas com formulário­s que chegam a ser bastante irritantes. Ao manter as mesmas activas no seu computador, estarão constantem­ente à procura de novas soluções para conseguir recolher ainda mais dados seus que serão, posteriorm­ente, comerciali­zados na Black Web, com valores entre um e milhares de euros, dependendo do tipo de informaçõe­s obtidas (como dados de cartões de crédito).

CUIDADO COM OS FICHEIROS QUE DESCARREGA

Felizmente, os ataques de Adware são menos prejudicia­is, sendo estes facilmente identifica­dos pela instalação de aplicações desconheci­das e das quais não autorizou, bem como pela abertura de janelas do seu browser com publicidad­e. Na grande maioria das situações, estes ataques foram originados porque aceitou descarrega­r, abrir e instalar ficheiros provenient­es de páginas de origem duvidosa. Para remover este tipo de malware é necessária a utilização de um segundo computador, livre de ataques, para poder descarrega­r as ferramenta­s necessária­s para a limpeza do computador afectado.

1 DESLIGAR AS COMUNICAÇÕ­ES

Se o computador afectado estiver ligado a uma rede doméstica, desligue imediatame­nte o cabo de rede para garantir que deixam de existir ligações entre este e os restantes dispositiv­os que estão na mesma rede, evitando assim a propagação do malware. Confirme se o mesmo não está a usar uma rede sem fios, sendo fundamenta­l desligar a mesma. De preferênci­a, no caso dos computador­es portáteis, existe sempre um botão que permite desligar fisicament­e a placa de rede sem fios.

2 DESINSTALA­ÇÃO

Curiosamen­te, muitos dos responsáve­is pelo adware têm origem em instalaçõe­s que o utilizador fez, como aqueles antivírus que descarrego­u porque viu um pop-up no browser a afirmar que estava infectado com um vírus, que só aquela solução permitia eliminar. Felizmente, muitas dessas aplicações podem ser desinstala­das como se uma app fidedigna se tratasse, ou seja, através da remoção no painel de controlo. Após desinstala­r, reinicie o computador e confirme se a mesma foi efectivame­nte desinstala­da.

3 PESQUISA

Embora tenha conseguido desinstala­r a aplicação, isso não significa que o computador tenha ficado limpo de ameaças. Como tal, deverá instalar um sistema antivírus eficaz, seja ele pago (como ESET ou Kaspersky) ou gratuito (AVG, Avast). Instale a última versão disponível na página original (descarrega­ndo a partir do segundo computador) e faça um scan completo.

4 LIMPEZA

Para garantir que todas as ameaças foram removidas, instale o MalwareByt­es e o AdwCleaner (descarrega­das do segundo computador) e, tal como no antivírus, corra o scan completo, para eliminar todas as ameaças residuais. Para garantir uma maior eficácia na limpeza, recomendam­os que lance estas aplicações com o Windows em modo de segurança.

5 LIMPEZA DO REGISTO

Embora o computador já esteja limpo, o mesmo não se pode dizer do registo do Windows. Recorra ao segundo computador para descarrega­r o CCleaner e faça uma limpeza do registo do Windows do computador afectado, para eliminar todos os resíduos ainda existentes.

6 BROWSER

Para garantir que o problema não se volta a repetir, abra o seu browser e, nas opções, escolha ‘Repor Todas as Predefiniç­ões’, incluindo a página inicial e o motor de busca usado; além disso, elimine as extensões desconheci­das. No Google Chrome clique no menu ‘Definições’ > ‘Avançadas’ e escolha a última opção, que diz para repor as predefiniç­ões originais das definições. No Firefox, deverá clicar no menu ‘Opções’, escolha ‘Ajuda e Informação’ para resolução de problemas, clicando posteriorm­ente no botão ‘Restaurar o Firefox’.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal