PC Guia

DESBLOQUEI­E O COMPUTADOR

Em certos casos de ataques de malware mais extremos, é comum o seu sistema operativo acabar por ficar inacessíve­l, impedindo-o não só de continuar a trabalhar, como de salvar os seus dados. Descubra como resolver o problema através de um disco de resgate.

-

Tanto pode acontecer em casos mais graves de malware como do próprio ransonware, em que o computador acaba por bloquear o acesso ao mesmo, impedindo assim o acesso aos seus ficheiros. Caso esta situação ocorra, os passos anteriores de limpeza poderão ser impossívei­s de reproduzir para limpar o computador. Como tal, a única opção será tirar partido dos conhecidos discos de resgate, como os disponibil­izados tanto pela ESET como pela Kaspersky. Infelizmen­te, para os criar, deverá usar um segundo computador, que permitirá criar ou o disco de arranque, ou a pen USB de arranque, com as devidas ferramenta­s para reparar o seu computador. Para isso deverá, no segundo computador, dirigir-se à página do ESET SysRescue Live (goo.gl/715TRg) ou do Kaspersky Rescue Disk (goo.gl/ZKEpMr) e descarrega­r a aplicação desejada. Esta irá, posteriorm­ente, criar uma unidade de arranque para o seu PC, podendo a mesma ser instalada tanto num disco em CD ou DVD, bem como numa pen USB, sendo esta última a solução ideal pelo sentido prático e velocidade de funcioname­nto. Veja de seguida como limpar o seu computador usando o ESET SysRescue.

1 ACESSO À UNIDADE

Depois de criada a unidade de arranque, seja em DVD ou pen USB, deverá coloca-la no computador infectado e, durante o arranque, decidir para o mesmo arrancar inicialmen­te a partir dessa unidade. Nas motherboar­ds mais recentes Asus, Gigabyte e MSI, já com as BIOS do tipo UEFI, bastará pressionar a tecla ‘F8’ durante o arranque para poder escolher a ordem de arranque.

2 INICIAR PROGRAMA

Ao aparecer o primeiro ecrã, com quatro opções, escolha a primeira, que indica ‘Run ESET SysRescue’. De seguida aceite as licenças da aplicação, mas não sem antes aceitar para aceder ao ‘Live Grid’ e de escolher para detectar potenciais aplicações indesejada­s.

3 ACTUALIZAR

Assim que a aplicação abrir, clique na secção ‘Update’ e escolha actualizar a base de dados da aplicação, para garantir que conseguirá detectar os tipos de malware mais actuais.

4 PESQUISA

Quando terminada a actualizaç­ão, vá à secção ‘On-demand Scan’, escolhendo a opção ‘Custom Scan’, escolhendo por fim o modo ‘In-depth scan’ (pesquisa profunda) e escolhendo como locais de pesquisa o seu computador, incluindo os ‘Boot sectors’ (sectores de arranque).

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal