PC Guia

BLACKWIDOW XE FLIGHTSTIC­K

Hoje em dia, precisar de um joystick para um jogo parece algo... antiquado.

- P. Tróia

No entanto, ainda existem alguns títulos que e ganham muito no que respeita à qualidade da experiênci­a de utilização se forem jogados através de (ou com a ajuda de…) um joystick. Por exemplo, os simuladore­s muladores de voo como o X-Plane ou IL-2 -2 Sturmovik, um jogo de simulação de combate lançado em 2001, 1, que é tão bom de e jogar que ainda hoje é vendido. Este título recebeu, inclusive, ve, um patch em 2012 que expandiu a biblioteca ioteca de aviões e terrenos e que também trouxeroux­e melhoramen­tos aos gráficos e ao motor tor de jogo. Existem agora novos tipos de jogo que também podemm ser melhorados através da utilização de um j joystick ik como este: os simuladore­s espaciais, como Elite Dangerous ou Star Citizen.

SIMPLES

Como já vão sendo raros, os joysticks têm subido um pouco de preço, com unidades que podem chegar facilmente aos oitenta, noventa ou mesmo cem euros. Existem ainda sistemas mais caros q que incluem um acelerador que chamam H.O.T.A.S. (Hands On Throttle-And-Stick). O joystick que analisamos este mês, o Blackwidow da Speedlink, já não é propriamen­te um produto novo, mas ainda se vende e tem uma grande vantagem para outros: é o sistema H.O.T.A.S mais baratos do mercado. O Blackwidow é uma peça única que inclui um joystick ergonómico do lado direito e um acelerador à esquerda. Aqui estão instalados dois botões que servem para ajustar o yaw da aeronave, ou seja, a direcção para que está apontada. Além dos cinco botões que estão no joystick, existem ainda quatro no suporte.

USE THE FORCE

A versão testada não dispunha de force feedback, mas sei que existem versões do Blackwidow que dispõem deste sistema de vibração que serve para dar algum grau de realismo aos seus voos. Apesar de ser todo em p plástico, , este p periférico não tem um aspecto de ‘barato’ e, p pelo que me parece, é capaz de aguentar algunsalg maus-tratos. No calor da batalha às v vezes é difícil de ter consciênci­a da f força que se faz no manípulo. Experiment­ei o Blackwidow­B com Elite Danger Dangerous, um jogo de simulação espacia espacial conhecido pela quantidade de botõ botões que obriga o utilizad utilizador a usar. O joys joystick melhorou basta bastante o desempenho do m meu voo, mas ainda me o obrigava a usar o tecla teclado para muitas funç funções, visto que os botõ botões disponívei­s não cheg chegavam nem para met metade das funcionali­dade dades necessária­s. A res resposta foi muito eficaz e o Blackwidow foi confor confortáve­l de usar. O mecanismo do joystick não oferece a resistênci­a suficiente para cansar muito o utilizador durante muito tempo de operação contínua.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal