A 5.ª CO­LU­NA

PC Guia - - ON - ANDRÉ RO­SA Twit­ter: @an­drer757 Mem­bro fun­da­dor do Par­ti­do Pi­ra­ta Por­tu­guês

Olá a to­dos. Te­mos al­gu­mas no­ti­ci­as eu­ro­pei­as, co­mo es­tu­dos “per­di­dos” ou con­tra­di­tó­ri­os, a pro­pos­ta de de­fe­sa dos whis­tle­blowers por par­te do gru­po on­de es­ta o Par­ti­do Pi­ra­ta e o mui­to mau ar­ti­go 13 da pro­pos­ta de lei do copy­right.

Co­me­ça­mos pe­los ca­sos ca­ri­ca­tos dos es­tu­dos eu­ro­peus que vi­e­ram a bai­la es­te mês. Pri­mei­ro, te­mos o es­tu­do en­co­men­da­do pe­la União Eu­ro­peia pa­ra per­ce­ber o im­pac­to re­al da pi­ra­ta­ria. Até aqui tu­do bem, o pro­ble­ma é que qu­an­do vi­e­ram os re­sul­ta­dos, tra­zia uma sur­pre­sa. O es­tu­do di­zia que afi­nal a pi­ra­ta­ria não era as­sim tão má co­mo se diz e até aju­da o mer­ca­do, co­mo não era o que a Co­mis­são Eu­ro­peia es­ta­va a es­pe­ra “per­de­ram” o es­tu­do nu­ma ga­ve­ta até ho­je (bit.ly/2yvywuK).

Hou­ve um es­tu­do en­co­men­da­do pe­la União Eu­ro­peia pa­ra per­ce­ber o im­pac­to re­al da pi­ra­ta­ria. Até aqui tu­do bem, o pro­ble­ma é que qu­an­do vi­e­ram os re­sul­ta­dos, tra­zia uma sur­pre­sa.

O ou­tro es­tu­do que sur­giu tam­bém nos traz da­dos cu­ri­o­sos, pois diz que afi­nal mui­tos pu­blishers são con­tra a ta­xa so­bre os links, vá lá des­ta vez es­te não se “per­deu” (bit.ly/2zw9El4).En­tre­tan­to, o gru­po dos Ver­des no Par­la­men­to Eu­ro­peu (gru­po on­de se en­con­tra a úni­ca eu­ro­de­pu­ta­da pi­ra­ta) fez uma pro­pos­ta pa­ra que os whis­tle­blowers se­jam pro­te­gi­dos em ter­ri­tó­rio eu­ro­peu (bit.ly/2ytVwIZ).

Uma boa me­di­da e que ja avan­çou pa­ra a fa­se se­guin­te (bit.ly/2yvi3GX) es­pe­re­mos que se­ja apro­va­da no fim.Por fim o ar­ti­go 13 da pro­pos­ta de lei do copy­right a ní­vel eu­ro­peu, a má no­tí­cia do mês.

Es­te ar­ti­go co­lo­ca os pres­ta­do­res de ser­vi­ço de in­ter­net a vi­gi­ar os seus cli­en­tes, num cla­ro des­res­pei­to pe­la pri­va­ci­da­de de to­dos nós (bit.ly/2ywYQoC). Até ao próximo mês!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.