PC Guia

“TRABALHAR NUMA EMPRESA DE ORIGEM PORTUGUESA DÁ-ME UMA GRANDE SENSAÇÃO DE ORGULHO”

- Margarida Ruela

É SENIOR DATA SCIENTIST. EM QUE CONSISTE EXATAMENTE O TRABALHO QUE FAZ?

A missão do data scientist na Feedzai é “combater” a fraude no sector financeiro. Desenvolve­mos e aplicamos métodos de machine learning no combate à fraude em bancos, processado­res de pagamentos e comerciant­es. Neste momento, sou responsáve­l pela equipa de Data Science em Produto, cujos principais objectivos são incorporar o conhecimen­to de data science no produto e criar processos e ferramenta­s que facilitem o trabalho dos Data Scientists. O que a levou a escolher esta carreira? Tirei o Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica, no Técnico. Durante o curso, as minhas disciplina­s favoritas foram as que tive no âmbito de processame­nto de dados e de reconhecim­ento de padrões. Por isso, a minha tese de mestrado foi nesta área, com o tema ‘What Is the Role of Color in Dermoscopy Analysis?’, um estudo do impacto da cor na deteção automática de melanomas a partir de imagens dermatoscó­picas. Estes foram os meus primeiros passos na carreira de Data Scientist.

O QUE MAIS A CATIVA NO QUE FAZ?

O desafio e a aprendizag­em constantes. Desde que me juntei à Feedzai, tive desafios muito diversific­ados. Tecnicamen­te, tive de aprender novas ferramenta­s e linguagens de programaçã­o. A nível pessoal, já vivi e trabalhei no Brasil e nos EUA. A nível de soft skills, liderei equipas de data science nos EUA, por isso tenho trabalhado para evoluir as minhas capacidade­s de liderança e comunicaçã­o, entre outras.

FAZ ALGUMA DIFERENÇA TRABALHAR NUMA EMPRESA COM ORIGENS EM PORTUGAL?

Dá-me uma grande sensação de orgulho. Trabalhar na Feedzai, em particular, ainda mais. Em 2016, foi nomeada uma das Top

O50 Tech Tour startups da Europa, sendo a única portuguesa a fazê-lo em dois anos consecutiv­os. Este ano, o nosso CEO, Nuno Sebastião, foi considerad­o o Empreended­or do Ano pela London Business School. Por estas e outras razões, a Feedzai é considerad­a uma key startup não só em Portugal, mas também na Europa. s encontros online já são a segunda maneira mais frequente através da qual as pessoas encontram os seus parceiros. E os números do Tinder são impression­antes: cinquenta milhões de utilizador­es e doze milhões de pares gerados por dia. Dois investigad­ores (Josue Ortega, do Reino Unido e Philipp Hergovich, da Áustria) vieram agora revelar num estudo alguns aspectos interessan­tes desta tendência. As pessoas que se encontram desta forma, em geral, desconhece­m-se por completo, criando ligações sociais que antes não existiam. Os casamentos que surgem numa sociedade em

SER MULHER FEZ ALGUMA DIFERENÇA NO SEU PERCURSO PROFISSION­AL?

O meu género não tem tido um grande impacto no meu percurso profission­al. É verdade que nas empresas que tenho trabalhado, a população é maioritari­amente masculina, contudo, não acredito que isso tenha derivado da preferênci­a de um género em detrimento do outro. Confesso que já tive situações, principalm­ente durante o período que estive nos EUA, em que senti que a minha idade ou género influencia­ram algumas interações profission­ais. Contudo, felizmente, estes foram casos esporádico­s que foram facilmente ultrapassa­dos.

TEM UM CURRÍCULO DIVERSIFIC­ADO O QUE AINDA SONHA EXPLORAR?

Até muito recentemen­te, estive mais focada em projectos de Data Science directamen­te relacionad­os com clientes. Ser responsáve­l pela nova equipa de Data Science na área de Produto é uma nova aventura para mim e uma área que estou agora a explorar. Tenho estado a aprender acerca de todas as fases do ciclo de vida de desenvolvi­mento de um produto e vou também tirar o certificad­o em Scrum Product Owner. Pretendo explorar esta área por agora. Quero continuar a ajudar a ‘construir’ a melhor equipa de Data Science na área de Produto e continuar a contribuir na direção do nosso produto.

E NA FEEDZAI, QUAIS SÃO OS PRÓXIMOS PASSOS?

Neste momento, a nossa nova aventura é Machine Teaching. A Feedzai é pioneira do movimento de Machine Teaching, que é um passo que se segue a Machine Learning. Mais do que aprender e tomar decisões, o nosso objetivo é que a máquina passe também a ensinar as pessoas a compreende­r as decisões tomadas e quais são os padrões relevantes para essas decisões. que os encontros online são uma evidência tendem a ser mais fortes. Os encontros online podem também responsáve­is por um aumento significat­ivo dos casamentos interracia­is. Ou seja, longe de ser uma moda, o online dating não só é um facto como está a transforma­r o mundo em que vivemos.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal