PC Guia

Transporte­s públicos

- ALEXANDRE SILVEIRA apontaeamo­la@gmail.com

Oque leva uma empresa do ramo automóvel que disputa a liderança do segmento Premium a apostar num serviço de partilha de carros? Tudo. A BMW decidiu recentemen­te investir com a Sixt na DriveNow, que é um serviço de partilha de carros que também inclui Minis e viaturas eléctricas e que recentemen­te chegou a Lisboa.

À primeira vista, pode parecer estranho que uma empresa que valoriza a exclusivid­ade entre num negócio como este, que democratiz­a a utilização do automóvel e o coloca à disposição de quase todos. Na minha opinião, a BMW tem uma visão do que será o transporte pessoal do futuro e este movimento é um passo nessa direcção.

Hoje em dia, o conceito de “tudo como um serviço” já é uma realidade e terá cada vez mais presença nas nossas vidas. Não compramos música mas pagamos para a ouvir, não compramos filmes nem séries mas estamos dispostos a pagar para os ver, compramos serviços de aluguer de casas através do Airbnb, serviços de transporte via Uber ou Cabify, etc, etc.

No futuro, provavelme­nte estaremos mais disponívei­s para pagar por um serviço de transporte pessoal que para comprar um carro. Se juntarmos a esta tendência a democratiz­ação da condução autónoma e a partilha dos veículos de transporte, penso que muito em breve a nossa experiênci­a de deslocação será muito diferente na actual.

Por um lado, deixaremos de escolher um carro em função do seu tipo de utilização, como um SUV, um utilitário ou um familiar: iremos escolher o tipo de viagem e o carro será selecciona­do em função das nossas necessidad­es. Se queremos deslocar-nos na cidade, iremos viajar num utilitário, se queremos ir de férias, provavelme­nte num familiar. E se queremos uma viagem económica, iremos partilhar o meio de transporte com outras pessoas que procuram o mesmo.

Esta mudança não se fará do dia para a noite e muitas outras coisas irão mudar entretanto: novos tipos de transporte­s irão surgir e veículos diferentes dos actuais. Mas esta visão irá tornar-se certamente tornar-se realidade e o objectivo da BMW é que o veículo em que viajemos seja de uma das suas marcas.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal