PC Guia

SYNOLOGY RT2600AC

Um router que também ambém pode ser um NAS. S.

- P.Tróia

ASynology é uma das marcas de sistemas NAS mais conhecidas do mercado, com um portfólio ortfólio onde há produtos para todos os tipos pos de utilizador­es desde os que apenas querem em ter um sistema básico para a armazenage­m em de conteúdos até sistema profission­ais com redundânci­as e capacidade­s gigantes. Seguindo eguindo esta lógica, a marca de Taiwan n também entrou no mercado do material para a criação e gestão da infraestru­tura da rede rede, em si si. Há tempos passou cá o primeiro router que apareceu no mercado nacional e agora estamos a analisar o novo modelo já com Wi-Fi ac.

DOIS-EM-UM

O novo RT2600ac promete velocidade­s de rede sem fios que podem chegar aos 1733 megabits na banda dos 5 GHz e até aos 800 Mbps na banda dos 2,4 GHz. As ligações com fios são todas gigabit e tem ainda duas entradas USB e um leitor de cartões SD Card. Por fora, o AC2600 é particamen­te igual ao modelo anterior: tem quatro antenas Wi-Fi atrás e dos lados. Este router tem cinco entradas para rede com fios, uma delas é para a ligação a uma WAN. Se necessitar pode converter uma das portas LAN para passar a ter duas entradas de forma a aumentar a velocidade de acesso. Também se podem agregar duas entradas LAN para aumentar a velocidade na rede local. Assim que se liga o 2600ac, o que salta logo à vista são as capacidade­s de firmware que a Synology oferece e que, praticamen­te, não têm paralelo em material desta gama. O sistema operativo tem uma interface que põe o acento tónico nos gráficos, que usa Windows ou macOS não se vai sentir perdido neste sistema operativo operativo. Tal como em qualquer um deste sistemas operativos, no firmware da Synology é possível manter duas ou mais janelas de configuraç­ão abertas em simultâneo. À semelhança do que acontece com os seus sistemas NAS, também este router da Synology permite a instalação de aplicações que permitem aumentar as suas funcionali­dades. Por exemplo, pode instalar software servidor de media em que, em conjunto com um disco USB liga numa das entradas, permite a partilha de conteúdos na rede. Outra app que pode ser muito útil é a Download Station que permite utilizar vários serviços de partilha de ficheiros, como o Bittorrent, para fazer downloads automatica­mente. Uma vez mais, terá de ter um disco ligado directamen­te ao router.

APPS PARA TUDO

Uma das funcionali­dades mais interessan­tes que este router oferece é a possibilid­ade de se instalar uma aplicação de VPN que mascara todos os endereços IP dos dispositiv­os ligados para proteger a privacidad­e de quem os utiliza para navegar pela Internet, fazer downloads, etc etc. Grande parte das aplicações disponívei­s para o router também têm versões móveis que permitem o controlo directo usando um smartphone ou tablet, onde quer que esteja. A velocidade é muito interessan­te, conseguimo­s mais de 700 Mbps na banda dos 5 GHz, mas substancia­lmente menos na banda dos 2,4 GHz.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal