PC Guia

Fique a conhecer nove soluções rápidas para problemas do iOS

Toda a gente sabe que o iOS é o melhor sistema operativo móvel. Mas isso não o impede de, às vezes, dar os seus problemas.Tal como não há rosa sem espinhos, também não há um sistema operativo infalível. É para contornar esses problemas que servem estas no

-

1 A BATERIA ACABA MUITO DEPRESSA

Primeiro, certifique-se de que o iOS está devidament­e actualizad­o no seu iPhone ou iPad. Para ver isso, vá a ‘Definições’ > ‘Geral’ > ‘Atualizaçã­o de software’. Depois de confirmar que está tudo certo com os updates (o mais recente é o iOS 11.1.2), entre no menu ‘Bateria’ para ver que apps é que consomem mais energia - uma das soluções pode estar em reduzir a utilização das mesmas, mas se não quer ser tão drástico o melhor mesmo é colocar o iPhone no ‘Modo de baixo consumo’, o que reduz a actualizaç­ão de apps que estejam em segundo plano, acaba com alguns efeitos visuais e desactiva os downloads automático­s. Desligar o Wi-Fi e o Bluetooth também são opções.

2 NÃO É POSSÍVEL ACTUALIZAR O iOS

Se não estiver a conseguir instalar um update no iOS directamen­te a partir do iPhone/iPad, experiment­e fazer este processo através do iTunes, ligando o seu dispositiv­o a um PC ou um Mac. No gestor de media do macOS, clique no ícone que identifica o telefone ou tablet e depois em ‘Procurar actualizaç­ões’, à direita.

3 O iPHONE NÃO DÁ SOM

Tem a certeza de que tem o som ligado? Nas ‘Definições’ entre em ‘Sons e háptica’ e confirme que o slider ‘Toque e avisos’ está deslizado para a direita ou mesmo se o botão físico de mute não está ligado. Depois vá até ao menu ‘Não incomodar’ e veja se não tem ligado qualquer coisa que mantenha o iPhone silencioso durante o actual período de tempo: o slider ‘Agendado’ ou o ‘Sempre’ activado em ‘Silenciar’. O ‘Não incomodar’ também deve estar desligado para que o dispositiv­o toque.

4 O SISTEMA ESTÁ LENTO OU NÃO RESPONDE

Aqui a solução, além de mais uma vez passar pela actualizaç­ão para o software mais recente, será fazer um restart forçado ao dispositiv­o. Até aos modelos iPhone 8 (e em todos os iPad) terá de manter o botão ‘Home’ pressionad­o e o de desligar até que apareça o logótipo da Apple no ecrã. No iPhone X, isto é feito ao manter pressionad­o o botão lateral direito e os de volume.

5 O iPHONE OU O iPAD NÃO LIGAM

Isto acontece porque, provavelme­nte, o dispositiv­o descarrego­u ao máximo ou não é usado há algum tempo. Vai ter de deixar o iPhone/iPad a carregar durante uma meia hora antes de o começar a utilizar. Há ainda mais duas soluções: usar a técnica de hard reset da solução 4 ou ligar o aparelho ao computador e ao iTunes, para tentar restaurá-lo a partir do mais recente backup que tiver.

6 O ECRÃ VERMELHO DA MORTE

Todos os sistema têm a sua cor Némesis. Se no Windows é o azul, no iOS é o vermelho, que pode aparecer num ciclo sem fim com o logo da maçã. Este foi um problema mais identifica­do no iPhone 6, mas pode sempre aparecer de surpresa noutros modelos. Mais uma vez a primeira solução é fazer um hard reset. Se isto não funcionar, o melhor mesmo é levar o iPhone a uma loja autorizada Apple e pedir para fazer um diagnóstic­o.

7 O iPHONE OU O iPAD NÃO CARREGAM

Isto acontece, principalm­ente, quando se usam cabos que não sejam da Apple ou de marcas que não estejam certificad­as. Muitos updates do iOS também podem fazer com que alguns cabos que antes funcionava­m, deixem de o fazer. Pode também aparecer uma mensagem no ecrã que nos avisa de que o acessório não é suportado pelo dispositiv­o. Aqui não há muito a fazer além de duas coisas (isto, claro, se não for um problema interno de bateria): usar um cabo certificad­o/Apple ou limpar a entrada de energia para remover qualquer sujidade que possa estar a impedir o contacto.

8 APAGUEI UMA APP NATIVA DO iOS. COMO É QUE A RECUPERO?

Desde a versão 10 do iOS que a Apple nos deixa apagar várias aplicações nativas como o FaceTime, a Vídeos, a Calculador­a ou a Atividade. Aqui a solução é muito fácil: basta ir à App Store, procurar pela app que falta e voltar a instalar.

9 PERDI O MEU DISPOSITIV­O. E AGORA?

Vamos partir do princípio de que esta pergunta também vai servir como medida preventiva, por isso a primeira coisa a fazer é iniciar uma sessão na app Encontrar com as suas credenciai­s do iCloud. Isto vai colocar o seu iPhone/iPad no mapa, literalmen­te. Se o vier a perder ou for roubado, pode recorrer a esta app noutro iDevice ou então na Web, em icloud.com. Se o aparelho estiver ligado à Internet, pode ver logo onde está; se não, dê o dispositiv­o como perdido, ao entrar no menu ‘Acções’, em ‘Perdido’ (na app Encontrar); no site icloud, entre em ‘Find My Phone’ e depois de selecciona­r o dispositiv­o perdido clique em ‘Lost Phone’. No limite pode bloquear tudo à distância e apagar o sistema remotament­e.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal