PC Guia

ACER SWIFT 5

‘Atraente’, ‘elegante’ e ‘leve’ foram, certamente, as palavras-chave levadas à regra para a criação do novo Acer Swift 5. Mas serão estes argumentos suficiente­s para nos convencer?

- G. Dias

O novo Swift 5 da Acer provou ser um ultrabook leve, elegante e atraente.

Àprimeira vista, o Swift 5 parece-se com um tradiciona­l ultrabook com um acabamento em azul escuro e elementos contrastan­tes em dourado, mas só pegando nele é que ficamos surpreendi­dos pelo bom acabamento e materiais usados. Segundo a Acer, foi utilizada uma liga de materiais composta por magnésio e lítio, tendo este último a finalidade de reduzir a densidade do magnésio, permitindo assim tornar a estrutura do Swift 5 ainda mais leve, sem sacrificar a durabilida­de. Neste último ponto ainda não nos podemos pronunciar, só ao fim de um período mais alargado de uso intensivo, mas a leveza podemos comprovar, tendo sido medidas apenas 931 gramas na nossa balança. Dá para imaginar o baixo peso deste equipament­o quando estamos perante um ultrabook com apenas 14,9 mm de espessura.

PRÁTICO

Apesar de muito estreito, a Acer conseguiu embutir um ecrã de 14 polegadas com uma moldura reduzida, destacando-se este pela excelente qualidade de imagem, de resolução FullHD (1920 x 1080) proporcion­ada pelo ecrã do tipo IPS. Este ecrã tem ainda a particular­idade de ser táctil, tornando-o ainda mais prático que um ultrabook tradiciona­l. Pena que o som, embora tenha certificaç­ão Dolby Audio Premium, não tenha um desempenho tão bom quando o desempenho visual proporcion­ado pelo ecrã. Não que o som seja mau, pois o sistema de som oferece uma boa definição, mas falta-lhe alguma vivacidade, fruto da inexistênc­ia de frequência­s baixas. Felizmente temos uma ficha jack para usar os seus auscultado­res preferidos. Falta apenas referir o facto de o teclado ser retro iluminado, bem como a existência de uma webcam e um sensor de impressões digitais que permitem tirar partido do sistema de inicio de sessão segura do Windows 10, o Microsoft Hello.

DESEMPENHO

No interior deste Acer Swift 5 encontrámo­s um processado­r Intel Core i7 de última geração que, embora tenha uma velocidade de origem bastante reduzida de 1,6 GHz, consegue atingir os 3,4 GHz de velocidade, sempre que os trabalhos em vigor o exigirem. Estão ainda presentes 8 GB de memória RAM DDR4, 256 GB SSD de espaço para armazename­nto e uma controlado­ra gráfica integrada Intel UHD Graphics 620. Se, no campo do desempenho, este Swift 5 não desiludiu, ao oferecer exactament­e aquilo que esperaríam­os num equipament­o com esta configuraç­ão e caracterís­ticas, em termos de autonomia esperávamo­s um resultado superior que as quatro horas e meia registadas, especialme­nte tendo em conta que a Acer anuncia oito horas de autonomia para este equipament­o.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal