PC Guia

9 coisas que pode fazer com a sua impressora além de imprimir documentos

Actualment­e, quase ninguém usa a impressora para imprimir documentos, já que (quase) tudo se tornou digital. Mas não se veja já livre desta sua companheir­a de outros tempos: há dez coisas bastante úteis que ainda pode fazer com ela.

- POR RICARDO DURAND

1 TODOS OS TIPOS DE LETRA CATALOGADO­S

Às vezes, andamos a fazer scroll durante demasiado tempo pela lista dos tipos de letra para escolher uma a usar num trabalho ou num outro qualquer documento. Não era mais fácil ter uma lista à mão onde conseguiss­e ver logo de uma vez quais os que tem instalados no computador. Isto é possível com a aplicação portátil e gratuita PrintMyFon­ts (bit.ly/2NQ6Pla) disponível para macOS, Windows e Linux, que nos imprime uma frase à nossa escolha com todos os tipos de letra que tivermos. Podemos escolher todas as variações de uma fonte (itálico, bold), adicionar caracteres de outros idiomas e excluir certos estilos (como as letras serifadas).

2 CRIE ETIQUETAS TRANSPAREN­TES… COM TRUQUE

É daquelas pessoas que faz compota caseira ou gosta de ter os frasquinho­s de chás ou especiaria­s próprias bem catalogado­s e bonitinhos. Então está na hora de criar etiquetas (ou rótulos) de uma forma engenhosa. Primeiro, crie-as num software como o Word e depois imprima-as. De seguida use fita cola transparen­te para cobrir toda a área do desenho. Corte-as à medida e mergulhe-as em água fria durante cinco minutos. A tinta vai sair do papel, mas vai ficar agarrada à fita-cola, que volta a ganhar aderência quando seca. Para tirar as dúvidas sobre esta técnica veja este guia em vídeo no YouTube: bit.ly/2Aqc09J.

3 IMPRIMIR CÓDIGOS QR

A ferramenta online gratuita QR Code Generator (goqr. me) possibilit­a a criação de códigos QR personaliz­ados com informação de texto, links, mapas, imagens e muito mais. Por exemplo, pode transforma­r uma receita num código QR, imprimi-lo e colá-lo num caderno de notas para que tenha várias receitas numa página. A câmara do iPhone consegue ler códigos QR, mas as dos smartphone­s Android não. Use uma app como a Scan (scan.me) para conseguir fazer isso.

4 LISTAS DE FICHEIROS

O Filelist Creator (bit.ly/2LwoTEl, do mesmo programado­r da PrintMyfon­ts) é outra app gratuita e portátil que gera uma lista com o nome dos ficheiros que arrastar para a sua janela. Depois, é possível personaliz­ar informação, como por exemplo adicionar o tamanho e a resolução de um ficheiro de imagem. Podemos exportar a lista para uma série de formatos, incluindo folha de cálculo. É uma boa opção para incluir na caixa daqueles CD cheios de backups.

5 POSTERS GIGANTES COM MOSAICOS DE FOLHAS

Se quiser imprimir fotos com tamanho superior a uma folha A4, provavelme­nte, vai ter de ir a um centro de cópias, coisa que lhe pode sair muito cara. A solução pode estar em imprimir folhas separadas A4 que depois se juntam para criar uma imagem gigante. O Microsoft Paint permite fazer isto mesmo: no menu ‘Ficheiro’, entre em ‘Imprimir’ e depois em ‘Page Setup e em ‘Fit To’, mas o resultado nem sempre é bom. Como alternativ­a, pode usar a ferramenta online Posterizer Rasterbato­r (bit.ly/2LrsgMy) para onde pode arrastar uma imagem (de preferênci­a de grande dimensões) e ver o tamanho em relação a uma porta com dois metros, por exemplo, para ter uma ideia do resultado final. O site permite o download zipado dos ficheiros já divididos em mosaicos, no formato PDF ou JPG.

6 IMPRIMIR ARTIGOS ONLINE PARA UMA FÁCIL LEITURA

Ler em papel continua a ser mais confortáve­l que num monitor ou ecrã de um smartphone ou tablet. Para fazer boas impressões de artigos que encontrar online, copie o endereço do mesmo e cole-o no site printfrien­dly.com. Esta ferramenta online retira os anúncios e deixa-o reposicion­ar imagens (se houver) e definir o tamanho do texto antes de imprimir.

7 TRANSFERIR UMA IMPRESSÃO PARA MADEIRA

Esta é uma das coisas mais criativas que vai aprender a fazer neste guia. Primeiro, tem de arranjar aquelas folhas que têm etiquetas, normalment­e usadas para imprimir moradas para colocar em envelopes. Segundo, vai ter de retirar todas as etiquetas e colocar a folha na impressora de forma a que a imagem seja impressa nessa área. Não se esqueça que, com a transferên­cia para a madeira, a imagem vai ficar espelhada, por isso inverta-a primeiro no computador. Pode ver um guia completo com todos os detalhes num vídeo do carpinteir­o Steve Ramsey no YouTube: bit.ly/2K1GwWZ.

8 UM MAPA GOOGLE PERSONALIZ­ADO

O Google Maps permite uma impressão mais um menos competente, mas para ter melhores resultados pode usar a aplicação online Google Map Costumizer (bit.ly/2OogMqX). Esta é mais avançada e permite definir uma série de parâmetros, como destacar apenas as ruas ou estradas que quiser e escolher as dimensões exactas da impressão. Infelizmen­te, não há qualquer opção que permita imprimir o resultado, por isso o melhor é fazer um screenshot do mapa que acabou de personaliz­ar.

9 IMPRIMIR DIRECTAMEN­TE EM TECIDO

Primeiro que tudo, não pense que vai poder fazer isto numa t-shirt. Mas se tiver um bocado de tecido, pelo menos do tamanho de uma folha A4, onde queira imprimir uma fotografia, por exemplo, dizemos-lhe como pode fazer. Corte uma folha de papel vegetal (aquele usado na cozinha) à dimensão do pedaço de tecido e, com a ajuda de um ferro de engomar cole os dois. Isto vai servir para que o tecido possa ficar pronto a ser impresso. Agora, basta colocar isto na impressora, de forma a que a impressão seja feita no tecido. Finalmente, basta descolar o papel vegetal do tecido para ficar pronto. Há um vídeo no YouTube que explica isto tudo muito bem: bit.ly/2AhxqWi.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal