ADEUS, DI­E­SEL

A Ford des­co­briu a fór­mu­la per­fei­ta pa­ra quem quer ter um car­ro hí­bri­do con­for­tá­vel, eco­nó­mi­co, po­ten­te e mais ba­ra­to que as ver­sões TDCi equi­va­len­tes.

PC Guia - - MOTOR MAIS - G. Di­as

OFord Mon­deo não é um mo­de­lo pró­pri­a­men­te no­vo, nem a ver­são hí­bri­da nes­ta ga­ma. Po­rém, o mo­de­lo que já ti­nha­mos co­nhe­ci­do, com so­lu­ção Plug-In, não foi ca­paz de nos con­ven­cer co­mo es­te HEV (Hy­brid Elec­tric Vehicle), que tem a par­ti­cu­la­ri­da­de de ser mais ba­ra­to que um mo­de­lo equi­pa­rá­vel com mo­tor di­e­sel. Vi­su­al­men­te, as di­fe­ren­ças são im­per­cep­tí­veis, exis­tin­do ape­nas al­guns lo­gó­ti­pos e jan­tes de de­zas­seis po­le­ga­das com pneus mais es­trei­tos que o ha­bi­tu­al, mas de per­fil al­to. Es­tes con­tri­bui­ram de for­ma fun­da­men­tal pa­ra o con­for­to ma­gis­tral re­gis­ta­do, sem pre­ju­di­car aqui­lo que é tra­di­ci­o­nal num mo­de­lo Ford, o ex­ce­len­te com­por­ta­men­to di­nâ­mi­co. No in­te­ri­or, as di­fe­ren­ças são ain­da mais dis­cre­tas, exis­tin­do ape­nas in­for­ma­ções adi­ci­o­nais no pai­nel de ins­tru­men­tos re­la­ci­o­na­dos com o sis­te­ma eléc­tri­co. Aqui te­mos o com­ple­to sis­te­ma Ford SYNC 3, que é com­pa­tí­vel com An­droid Au­to e Ap­ple CarP­lay. Em ter­mos de con­du­ção, além do já re­fe­ri­do con­for­to e bom com­por­ta­men­to di­nâ­mi­co, ve­ri­fi­cá­mos que a com­bi­na­ção de um mo­tor de 2.0 li­tros de qu­a­tro ci­lin­dros com ci­clo At­kin­son com o mo­tor eléc­tri­co prin­ci­pal (o se­gun­do mo­tor eléc­tri­co car­re­ga a ba­te­ria), que ge­ram em con­jun­to 187 cv de po­tên­cia, re­sul­ta na per­fei­ção pa­ra quem quei­ra com­prar uma ber­li­na rá­pi­da qu­an­do ne­ces­sá­rio, mas im­pres­si­o­nan­te­men­te eco­nó­mi­ca: re­gis­tá­mos con­su­mos den­tro dos va­lo­res anun­ci­a­dos pe­lo fa­bri­can­te. A im­ple­men­ta­ção da cai­xa CVT (va­ri­a­ção con­tí­nua) não afec­ta o con­for­to a bor­do, gra­ças à boa in­so­no­ri­za­ção, mas o Ford Mon­deo Hy­brid me­re­cia uma tra­va­gem mais su­a­ve e li­ne­ar en­tre o pro­ces­so de tra­va­gem e de re­ge­ne­ra­ção, al­go que re­quer al­gu­ma ha­bi­tu­a­ção.

Mo­to­ri­za­ção: Hí­bri­do a ga­so­li­na (2.0 de ci­clo At­kin­son) Po­tên­cia: 187 cv (com­bi­na­da) Con­su­mo mé­dio: 4,2 l/100 km Si­te: ford.pt Pre­ço: €40 616 (des­de)

Po­tên­cia: 60 kW (82 cv) Con­su­mo mé­dio: 13,0 kWh /100 km Si­te: smart.ppt Pre­ço:ç €26 050 (des­de) )

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.