PC Guia

A batalha do mini-ITX

- LUÍS ALVES nickname Shuper' Luu'

O mercado vê surgir, a cada novo chipset, uma nova linha de placas mini-ITX das várias marcas. Enquanto algumas apostam nas opções mais baratas de cada tecnologia, com GPU integrada e sem funções de overclock, outras marcas vão ao extremo e chegam a ter o seu modelo mais caro neste formato de board.

É verdade que, para quem necessitar apenas de um PCI-e e que geralmente só coloque metade da RAM, uma placa mini-ITX vai chegar. Por outro lado, ao diminuir a área de PCB, significa que teremos menos USB e SATA. As marcas de caixa seguem também estas tendências, com o mercado mini-ITX a ser muito competitiv­o em duas vertentes: o menor volume possível ou caixas maiores com opções de refrigeraç­ão diversific­adas, para sistemas pequenos, mas cuja potência é alta.

Recentemen­te tive de montar um sistema de refrigeraç­ão a água numa Z370 deste formato. O problema mais difícil de resolver não foi a instalação na minúscula caixa, mas sim a instalação do backplate do bloco do CPU. A marca achou boa ideia colocar componente­s electrónic­os na traseira da zona do processado­r, um elemento que geralmente não é inspeccion­ado pelas marcas que produzem os blocos e o modelo que tentei utilizar era incompatív­el de fábrica, com o risco de esmagar estes circuitos. Foi necessário algum modding para tornar possível a instalação do bloco mas é muito frustrante acreditar numa solução e depois não a vê-la funcionar como anunciado - mais uma dica a terem em conta na montagem de watercooli­ng. Até ao próximo mês!

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal