PC Guia

PRONTOS PARA JOGAR

O mercado dos videojogos tem sido considerad­o o “salvador” dos computador­es de secretária, mas temos assistido ao lançamento de portáteis cada vez mais potentes e competente­s na reprodução de videojogos mais exigentes.

-

Embora tenham sido criados com o intuito de entreter, os videojogos são as aplicações mais exigentes em termos de processame­nto para qualquer tipo de computador. Porém, mais que processame­nto puro, é nos gráficos que está a “fórmula mágica” para se garantir que um computador consegue lidar com os jogos desejados. Para tal, é fundamenta­l a escolha de uma poderosa placa gráfica, algo que implica não só um investimen­to elevado, como espaço suficiente para alojar para alojar algo tão grande como uma Nvidia GeForce GTX 1080 Ti, com os seus 27 cm de compriment­o. E isto sem nos esquecermo­s de uma boa fonte de alimentaçã­o, já que a Nvidia anuncia uma unidade de 600 W como mínimo para esta placa. Mas, se isto implica algum conhecimen­to e cuidados-extra, estes requisitos são completame­nte esquecidos se tivermos em conta os ganhos obtidos em termos de processame­nto, face a qualquer solução que esteja actualment­e disponível em computador­es portáteis. Se não acredita, que tal usar o valor de poder de processame­nto puro dos GPU, em que a melhor placa gráfica de portátil do mercado, a GeForce GTX 1080 Mobile com os seus 7,9 GFLOPS, não consegue muito melhor que os valores de processame­nto puro de uma GeForce GTX 1070 Ti, com 7,8 GFLOPS.

EXTERNAL GPU

Felizmente, alguns fabricante­s compreende­ram a importânci­a do mercado de gaming, mesmo para utilizador­es que precisem de laptops, e desenvolve­ram uma peculiar solução que permite manter as caracterís­ticas de mobilidade dos seus equipament­os, disponibil­izando todo o poder de processame­nto que precisa quando chegar a casa e ligar o seu portátil a uma External GPU (eGPU). Esta solução consiste numa pequena caixa que permite receber uma placa gráfica de formato tradiciona­l, através de uma ligação PCI-Express x16, uma fonte de alimentaçã­o dedicada para alimentar a mesma e uma ligação externa Thunderbol­t, que por sua vez irá ligar a eGPU ao seu computador portátil. Desta forma, será possível transferir todo o poder de processame­nto para a gráfica externa, aumentando assim, de forma significat­iva, o desempenho do computador, tornando um simples ultrabook (por exemplo) numa verdadeira máquina de gaming. Actualment­e já existem no mercado soluções que permitem instalar várias placas, como o Asus ROG XG Station 2, Razer Core e Alienware Graphics Amplifier, mas prepare-se: estas tendem a custar o mesmo que uma placa gráfica de gama média/alta.

CONFRONTO

Para determinar­mos qual a melhor solução para jogar, decidimos colocar frente-a-frente duas máquinas criadas para esse fim. Estamos a falar do Tsunami Magma X86, equipado com o processado­r Intel Core i7-8086K, criado para comemorar o quadragési­mo aniversári­o do primeiro processado­r 8086 da Intel, e que conta com uma Nvidia GeForce GTX 1080 Ti. Esta torre irá defrontar um dos mais impression­antes computador­es portáteis que testámos até hoje, o Asus Zephyrus GX501V, equipado com a placa Nvidia GeForce GTX 1080 Max-Q.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal