PC Guia

Jogos clássicos com o DOSBox

Se tem montes de CD com jogos antigos, está na altura de lhes dar uma nova vida nos computador­es actuais - para isso vamos usar o software gratuito DOSBox. Preparado para os ataques de nostalgia?

- POR RICARDO DURAND

Se jogou computador nos anos noventa, estes nomes vão, de certeza, dizer-lhe muito e até por um brilhozinh­o nos olhos: Red Alert, Doom e Starcraft. Apesar dos gráficos já muito datados e de uma fraca inteligênc­ia artificial, é sempre bom voltar a recordar estes autênticos pedaços de história. O problema é que vai ser difícil jogar estes clássicos, de forma nativa, nos computador­es actuais, pelo facto de arquitectu­ra ter mudado de forma drástica. É isto que a DOSbox vai resolver, um emulador criado para “imitar” um sistema com Intel x86, permitindo, assim, correr jogos anteriores ao lançamento do Windows XP (2001). No entanto, vai conseguir usar qualquer programa/jogo Windows ou DOS, sem problemas: no site oficial do projecto (dosbox.com) vai poder ver todo o tipo de software compatível com este emulador, que se parece muito com a interface que faz recordar com o nome, a MS-DOS. Vamos, então, por esta máquina de nostalgia a funcionar: preparado para a aventura?

1 INSTALAR E INICIAR O DOSBOX

A primeira coisa a fazer é ir até ao site dosbox.com para transferir o DOSBox. No separador ‘Downloads’, clique no botão verde ‘Download Now’. Quando já tiver o ficheiro EXE, instale o programa: carregue em ‘Yes’ na primeira janela e depois vá clicando em ‘Next’ e ‘Install’ até que tudo esteja concluído. Finalmente, carregue no botão ‘Close’ para concluir; o atalho para o DOSBox deve aparecer no seu Ambiente de Trabalho.

2 PREPARE OS FICHEIROS DE JOGO

Por razões de segurança, a DOSBox tem impedido o acesso directo ao disco (ou discos) do computador; para contornar isso, o software cria drives virtuais. Se tiver vários jogos, o melhor é criar uma pasta dedicada no disco C: a que pode chamar ‘Jogos’, para facilitar o processo. Para este tutorial vamos usar uma versão shareware de Doom 2, que pode descarrega­r em dosgamesar­chive.com/download/doom. Se quiser usar CD antigos e originais, mas não tiver uma drive óptica para os usar, vai ter de criar uma imagem ISO dos mesmos, o que pode ser feito com o software Alcohol 120: pode consultar um guia de como usar esta ferramenta em bit.ly/2wIh4ls.

3 FAÇA A SUA PRIMEIRA INSTALAÇÃO DO DOSBOX

Faça duplo clique no atalho que está no Ambiente de Trabalho para lançar o emulador. Se alguma vez tiver usado a interface MS-DOS, o que lhe vai aparecer no ecrã será muito familiar, mas fique já a saber que a DOSBox reconhece apenas um número limitado de comandos. Assumindo que tem o instalador de Doom 2 na pasta ‘C:\Jogos’, digite mount C C:\Jogos\Doom2. Se o jogo (vamos usar um exemplo com Starcraft) estiver numa imagem ISO, tem de montar uma drive virtual ‘D’ desta forma: imgmount D C:\Jogos\Starcraft.sio -t iso. Quando a drive virtual estiver montada, active-a com o comando C: ou D:, caso se trate de uma ISO. De seguida vai ter de correr o executável do jogo ou o instalador. Use o comando DIR para listar todos os ficheiros e pastas no directório do mesmo. Pode ainda recorrer ao comando CD <FOLDERNAME> para alternar para um novo directório. Uma vez identifica­do o ficheiro correcto, corra-o ao digitar o seu nome completo; por exemplo DOOM2.exe.

4 ACEDA ÀS CONFIGURAÇ­ÕES DO DOSBOX

Todas as definições do DOSBox são geridas pelo ficheiro de texto ‘DOSBox.conf. No Windows 10, pode encontrá-lo na pasta ‘AppData’ (oculta), dentro da ‘Users’, no directório com o seu nome, por exemplo. A DOSBox deve mostrar a localizaçã­o do ficheiro das configuraç­ões na janela principal que aparece quando lança o emulador. Se o ficheiro ainda não existir, vai precisar de abrir o DOSBox e usar o comando config -writeconf dosbox.conf para que o sistema o consiga criar. Abra o ficheiro DOSBox-0.74 Options.bat (deve estar na pasta ‘Program Files’) com o Notepad para conseguir ver as definições: cada opção singular aparece numa única linha e as que têm o símbolo ‘#’ no início são ignoradas pelo DOSBox. Contudo, pode ler estas mesmas linhas para ver o que faz cada uma das opções e verificar modos alternativ­os. Por exemplo, ‘output’ pode ser mudado para ‘opengl’ para garantir um maior desempenho, embora à custa de gráficos menos definidos. Também pode mudar opções mais simples e úteis, como permitir (ou não) que o jogo ocupe todo o ecrã: ‘fullscreen=true’ (activar) ou ‘fullscreen=false’ (desactivar).

5 CONFIGURAÇ­ÃO DE COMANDOS OU JOYSTICKS

Por defeito, o DOSBox é compatível com vários comandos e joysticks. No ficheiro de configuraç­ão, ‘joystickty­pe’ está definido para ‘auto’, ou seja, detecção automática deste periférico. Se tiver um controlo específico, pode especifica­r o mesmo nesta opção: pode ver uma explicação de como funciona isto em bit.ly/2oBXiDD. Antes de usar o seu gamepad com o DOSBox, tem de garantir que o mesmo é detectado pelo Windows: ligue-o a uma porta USB e espere pela notificaçã­o que aparece e que confirma que o comando está ligado: para fazer este guia usámos um Sixaxis original de PS4 ligado por cabo. Para confirmar que o comando está a funcionar, entre no menu ‘Iniciar’ do Windows 10, escreva jogo no campo de pesquisa e escolha a opção ‘Set up USB game controller­s’. Isto vai fazer abrir o painel de controlo, onde vai poder ver o seu comando; aqui, clique em ‘Propriedad­es’ e entre no separador ‘Definições’ para aceder às opções de calibração. Apenas alguns jogos DOS são compatívei­s com joysticks ou comandos. Por exemplo, Doom trabalha com o teclado, por defeito. Se quiser mudar o controlo para um comando, carregue na combinação de teclas ‘Ctrl+F1’ quando estiver a janela dos DOSBox aberta, para entrar nas opções que vão permitir redefinir os controlos. Por exemplo, a tecla ‘S’ pode passar a ser o botão ‘seta para baixo’ de um comando: use o rato para clicar no comando que está definido, seleccione ‘Add’ e depois mantenha a ‘seta para baixo’ pressionad­a no comando. Repita este processo para qualquer tecla usada no jogo e depois clique em ‘Save’ para guardar as opções alteradas.

6 DEFINIÇÕES AVANÇADAS

Uma das maiores queixas que os utilizador­es do DOSBox têm é a de não encontrare­m facilmente o comando ‘\’ nos seus teclados, o que é necessário para escrever os comandos. Ou identifica rapidament­e esta tecla para não andar sempre à procura ou redefine a mesma para outro botão do teclado, usando a área das opções a que recorremos no Passo 5. Pode também ter de alocar mais memória a alguns jogos DOS, uma vez que, por defeito, o programa apenas reserva 16 MB. Para redefinir isto, lance o ficheiro das opções como mostrámos no passo 4 e mude o valor do parâmetro ‘memsize=’ para outro mais indicado.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal