PC Guia

/ HARDWARE

-

Corsair Scimitar RGB Elite Logitech G915

Moda ou não, os teclados para gaming estão a dominar as preferênci­as. Mas, em muitas ocasiões, estes são escolhidos tendo em conta o visual, o preço e não as suas caracterís­ticas. Isto acontece porque todos nós temos preferênci­as específica­s, razão pela qual existem teclados de membrana ou com teclas mecânicas, ópticos e outros.

Porém, para que não sejam todos iguais, há fabricante­s que optaram por usar os seus próprios botões, como acontece com a Logitech nos modelos G815 e G915, disponívei­s em três variantes com caracterís­ticas distintas.

Designadas por teclas ‘GL’, estas têm a particular­idade de usar um perfil relativame­nte curto face aos botões mecânicos tradiciona­is, garantindo ao mesmo tempo a precisão e robustez de teclas como as Cherry MX. O modelo que testámos foi a versão sem fios G915, que se destaca por usar a ligação Lightspeed. Esta garante um tempo de resposta de apenas 1 ms, existindo ainda a possibilid­ade de trocar a ligação pelo tradiciona­l Bluetooth, o que permite a utilização do teclado G915 com dispositiv­os móveis, como um smartphone ou tablet. Para tal, é utilizada uma bateria que garante até 1100 horas de utilização, autonomia essa que se reduz para as 34 horas de utilização contínua, quando usada a iluminação RGB presente. Poderá usar o cabo micro USB fornecido para carregar a bateria do teclado, permitindo ao mesmo tempo utilizar o teclado em pleno usando essa ligação USB. De resto, estamos perante um teclado com um perfil muito baixo, composto por uma base em alumínio bastante larga que, graças ao já referido baixo perfil, dispensa o uso de apoios de pulsos, já que este apoio pode ser feito na mesa onde o teclado se encontra. Os botões, mesmo sendo mecânicos, têm um tacto firme, mas sem ser exagerado, existindo ainda botões de atalho multimédia, uma roda que actua como potencióme­tro para regular o volume do sistema, três teclas macro, bem como um botão adicional para a criação de funções macro adicionais. Tudo isto, incluindo a iluminação RGB, pode ser gerido a partir do software G Hub, como escolher, no modo de jogo, desactivar não só as teclas de sistema (como tecla Windows e de funções) como outras à sua escolha. O único inconvenie­nte deste teclado é o seu elevado preço, quase o dobro de um teclado mecânico tradiciona­l para gaming. G U S TAVO D I A S

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal