PC Guia

DESMONTE UM DISCO RÍGIDO ANTIGO

-

Já alguma vez se questionou sobre como será o interior de um disco rígido? Se tiver um modelo antigo, que já não seja utilizado ou que esteja avariado (uma vez aberto, este ficará inutilizáv­el), esta é a sua oportunida­de para o desmontar e conhecer os segredos das suas entranhas. Para tal, apenas precisa desse tal disco e de uma chave T8 Torx, bem como de uma chave de fendas tradiciona­l para remover todos os parafusos que mantêm a tampa superior no lugar. Tenha em atenção que, além dos seis parafusos visíveis, tendem a existir dois adicionais que estão tapados por selos de garantia, que deverão ser removidos para, finalmente, acedermos ao interior mágico do seu disco rígido.

Aqui dentro, encontrará os poderosos ímanes, que estão associados ao actuador, o responsáve­l pelo movimento das cabeças de leitura e escrita. Para o conseguir remover, deverá usar a chaves de fendas, mas prepare-se: os ímanes são realmente fortes e tem de aplicar bastante força para os remover. Depois de retirar um dos ímanes, torna-se mais fácil deslocar os actuadores, permitindo assim descobrir como funciona o mecanismo, que embora seja tecnologic­amente muito avançado, não difere muito do utilizado há mais de cem anos com os pratos de vinil.

Se tem conteúdos importante­s no seu computador, e benze-se sempre que deixa os seus filhos mexerem no mesmo, mesmo tendo criado uma conta de utilizador distinta, está na altura de fazer algo ainda mais radical, como o seu próprio sistema operativo. Uma óptima solução será criar uma pen USB de arranque com uma distribuiç­ão de Linux para que possam aprender a lidar com linhas de comando e, quem sabe, aprender a programar. Se quiser experiment­ar esta solução, descarregu­e uma imagem de distribuiç­ão do Linux Sugar on a Stick (bit.ly/2YBa3mr), bem como o Linux Live USB Creator, para criar uma pen USB de arranque (bit.ly/2ZGpmXx). Depois de descarrega­r ambos, instale e abra o Linux Live USB Creator, escolhendo de seguida a pen USB que deseja ter como sistema de arranque (tem de ter, pelo menos, 2 GB); de seguida, seleccione a imagem ISO que descarrego­u anteriorme­nte.

Na opção seguinte, ‘Persistênc­ia’, escolha o espaço que deseja manter livre na pen para uso pessoal, clicando, por fim, no ícone do relâmpago, para dar início à criação da pen de arranque com o Sugar on a Stick.

Após concluído o processo, apenas precisa de reiniciar o computador e escolher a pen USB como unidade de arranque, para que os seus filhos (ou você, se desejar) possam experiment­ar este original sistema operativo.

 ??  ?? LISTA DE MATERIAIS
Disco rígido antigo (que já não vá ser usado) Chaves de fendas Chave T8 Torx
LISTA DE MATERIAIS Disco rígido antigo (que já não vá ser usado) Chaves de fendas Chave T8 Torx
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal