PC Guia

/ ASUSUS ZENBOOK DUO

Depois do ZenBook Pro Duo, chega-nos o ZenBook Duo, uma versão mais acessível, mas igualmente equipada com um segundo ecrã por cima do teclado.

- G U S TAVO D I A S

Conheça nheça a versão mais acessível da inovadora novadora gama ZenBook Duo da Asus, com um segundo ecrã colocado ocado no topo do teclado.

Embora não utilize dois ecrãs OLED 4K como o modelo Pro, o ZenBook Duo é um equipament­o que tem a particular­idade de custar quase metade do modelo de topo. Para se conseguir essa redução de preço, a Asus teve de abdicar dos componente­s da versão Pro; aqui, temos um processado­r Intel Core i7-10510U, o primeiro de décima geração que testámos. Este processado­r tem quatro núcleos com Hyperthrea­ding (oito instruções por ciclo) a 1,8 GHz de velocidade (até 4,9 GHz em modo Turbo), mas tem como grande vantagem utilizar um TDP de apenas 25 W, embora este continue a utilizar o processo de fabrico de 14 nm. Juntamente com o processado­r, temos 16 GB de memória DDR4 e uma unidade de armazename­nto SSD do tipo NVMe com 1 TB, não estando disponível aqui a solução Intel Optane, como acontece com a versão Pro.

DUPLO ECRÃ

Tal como no ZenBook Pro Duo, a estrela deste ZenBook Duo é o inovador ScreenPad, o duplo ecrã, neste caso de 12,6 polegadas, colocado por cima do teclado, ocupando toda a largura do dispositiv­o.

Este ecrã, táctil, mantém a resolução vertical do ecrã principal, ou seja, 1920 px, embora veja a resolução horizontal reduzida para apenas 512 px. Este ecrã continua a funcionar como uma extensão do ecrã principal, permitindo assim utilizá-lo para expandir aplicações existentes no ecrã principal, como navegação numa página Web, ou usá-lo para colocar até três aplicações adicionais só para esse ecrã, aumentando assim a versatilid­ade do equipament­o.

Não estou com isto a dizer que é a solução perfeita, mas é, indiscutiv­elmente, a melhor implementa­ção de duplo ecrã num computador portátil, ao contrário de soluções de marcas rivais como o HP Omen X2S. Infelizmen­te a colocação deste segundo ecrã fez com que o teclado tenha sido “exprimido” para a parte inferior desta superfície, com especial incidência para o touchpad, relegado para o canto inferior direito, habitualme­nte ocupado pelo teclado numérico. Esta solução é ergonomica­mente má e fará com que rapidament­e opte pela utilização de um rato externo, isto porque o ecrã principal não é táctil, ao contrário do ZenBook Pro Duo.

CONFIGURAÇ­ÃO CONTIDA

Já vimos que a configuraç­ão deste ZenBook Duo é ligeiramen­te mais contida que a do ZenBook Pro Duo, mas é na componente gráfica que sentimos maior diferença, visto aqui ser utilizada uma Nvidia GeForce MX250 com 2 GB de memória dedicada, em vez da poderosa GeForce RTX 2060 com 6GB de memória dedicada usada no modelo Pro. Como seria natural, isto acaba por limitar bastante a capacidade de processame­nto gráfico deste equipament­o, especialme­nte se estava a pensar usar o ZenBook Duo para jogos. Porém, se quiser usar este equipament­o para trabalhar (conforme a Asus recomenda), então não terá de se preocupar com o desempenho do sistema, como pode comprovar nos resultados obtidos. Até a bateria de 70 Wh garantiu quase dez horas de autonomia, o que é surpreende­nte para um equipament­o com estas caracterís­ticas.

O ScreenPad (duplo ecrã) aqui utilizado poderá ser uma ferramenta impression­ante que permitirá melhorar significat­ivamente a produtivid­ade deste equipament­o. Mas exige alguma habituação.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal