PC Guia

/ Este mês, o Luis Alves mostra as tendências no modding para 2020.

Como tem sido tradição, o último artigo do ano é a oportunida­de perfeita para analisar as tendências deste mercado, definir com que personaliz­ações nos vamos desafiar no decorrer do ano e conhecer novas técnicas a ter em atenção.

-

MODDING 4.0

A chegada ao mercado de caixas como a Singularit­y Computers Wraith (“irmã” da perfeita Spectre) mostram a tendência do mercado de aceitar e pro promover soluções pensadas de raiz para maior desempenho, facilidade facili de utilização e mais inteligent­es. O ano de 2019 viu muitas plataforma­s de software das mais variadas marcas ganharem ganhare mais maturidade - não tenho dúvidas de que este ano s será de um progresso ainda maior. O utilizador de hoje não se s contenta com um controlo simples sobre o seu PC de secretária; secret quando existem muitos euros investidos provenient­es d de árduo trabalho é ainda mais importante sentirem-se s seguros do vosso computador.

É cada vez mais importante importan que as soluções transmitam confiança e muitas marcas marca deixaram de ter produtos de “desenrasqu­e”, que podiam podia falhar ao utilizador e compromete­r a imagem da marca.

AIRCOOLING MAIS PODEROSO

As últimas gerações de processado­res têm exigido dissipador­es mais capazes e muitas das grandes marcas lutam entre si para oferecer a proposta mais capaz, silenciosa e confiável (imaginem o que é um computador de cálculo ou servidor parar, porque a ventoinha do dissipador decidiu deixar de funcionar). Há quatro ou cinco anos, um processado­r com potência de 150 W era considerad­o demasiado exigente para muitas marcas e reservado para outras tecnologia­s de arrefecime­nto, mas hoje é comum encontrar soluções para processado­res com 200 W.

Se, para um servidor, o ruído não é tão importante controlar, num ambiente de escritório é fundamenta­l e várias são as soluções que ultrapassa­m os cem euros (como é caso do NH-U14S DX-3647). Se o sistema for com dois processado­res, é fácil perceberem os custos alcançados só com a refrigeraç­ão.

MONOBLOCKS

Uma das formas que o mercado de watercooli­ng encontrou de resolver o problema da exigência de refrigeraç­ão foi com os monoblocos, dissipador­es que integram processado­r com parte da placa-mãe, e dessa forma arrefecem tudo em conjunto e de forma mais eficaz. Algumas marcas optam por fornecer a solução de refrigeraç­ão com um parceiro de qualidade, como faz a Gigabyte com a EK WB. Existe ainda o acréscimo da parte estética, com modelos a ter RGB e displays com a temperatur­a da água dentro do bloco.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal