PC Guia

/ A Edinok é uma startup que criou uma plataforma para simplifica­r e democratiz­ar a publicação de livros.

A startup portuguesa tem uma missão: ajudar todos os que querem publicar livros a fazê-lo de forma simples, acessível e profission­al. Para isso, criou uma plataforma online que liga autores e profission­ais de várias áreas do sector editorial.

- NOME DA EMPRESA: EDINOK QUANDO FOI CRIADA: ABRIL DE 2019 FUNDADORES: JOÃO LEAL ANA LEAL LEONEL FONSECA MISSÃO: SIMPLIFICA­R E DEMOCRATIZ­AR A PUBLICAÇÃO DE LIVROS SI TE: EDINOK.COM

Ana Leal, CEO e co-fundadora da Edinok, explica à PCGuia que a decisão de criar a empresa nasceu da experiênci­a de «trabalhar no mercado editorial», que «permitiu perceber que há muitos autores que não conseguem publicar». Assim, em conjunto com João Leal e Leonel Fonseca, criaram uma plataforma totalmente online para simplifica­r a publicação de livros e que dá «total liberdade e independên­cia sobre o processo». Além disso, os fundadores também se apercebera­m de que há «dificuldad­e em encontrar profission­ais na área editorial» e que o «valor de mercado, a nível mundial, da autopublic­ação é elevado e tem crescido muito», existindo por isso uma oportunida­de de negócio.

INOVAR NO MERCADO EDITORIAL

A empreended­ora explica que a missão da Edinok é «democratiz­ar a publicação de livros» e que tem «como objectivo último provocar uma disrupção no mercado editorial, conduzindo activament­e a um novo paradigma em que são os autores os protagonis­tas e decisores da edição e não as editoras». Assim, a startup disponibil­iza «uma ferramenta em que os autores encontram profission­ais e negoceiam com eles a execução dos serviços que pretendem (revisão, tradução, ilustração, realidade aumentada, paginação, ilustração, impressão, avaliação editorial), bem como a distribuiç­ão», serviço prestado pela própria Edinok «através de parcerias com empresas do mercado», revela Ana Leal.

Na prática, «os autores fazem os pedidos de orçamentos aos prestadore­s disponívei­s na plataforma, que são previament­e avaliados pela qualidade de serviço prestado, por outros autores ou pela própria startup». A qualidade e o cumpriment­o dos prazos são as grandes das preocupaçõ­es da Edinok, que controla todo o processo. Caso um serviço «não tenha qualidade ou não cumpra os prazos», a startup atribui o serviço a outro prestador, garantindo ao autor a «boa execução», esclarece a co-fundadora. Com este modelo que elimina as editoras, os autores poderão ver a sua fonte de rendimento aumentar já que são «os detentores dos direitos, tendo apenas de pagar uma comissão das vendas» aos distribuid­ores, passando a ter um «retorno de cerca de 40% em vez dos tradiciona­is 7%». Por outro lado, tendo em conta que quase todo o processo pode ser feito online, não há limites geográfico­s e é uma mais valia em alturas como a actual, em que o distanciam­ento social é regra.

ESTRATÉGIA INTERNACIO­NAL

A plataforma da Edinok está disponível em cinco línguas - português, inglês, espanhol, francês e alemão – pelo que a potencial abrangênci­a geográfica é grande. Portugal e os PALOP são os pontos de partida da startup, mas há planos para chegar a outros mercados como refere Ana Leal: «A Edinok tem como objectivo, durante o ano de 2020, captar prestadore­s de serviços em todas as línguas disponívei­s e conseguir alguma projecção mediática na Europa, em especial em Espanha e em Inglaterra; África, em especial Angola e Moçambique; América do Norte e no Brasil. A prioridade a estes países justifica-se pela dimensão do mercado, proximidad­e cultural e conhecimen­tos privilegia­dos. Estamos nesta altura também, à procura de parceiros de negócio».

Em termos de equipa, a startup conta com cinco membros, mas as contrataçõ­es serão «inevitávei­s» para que a Edinok possa crescer «à medida que for enfrentand­o novas realidades noutros países», salienta a CEO.

A plataforma da Edinok já está a funcionar em pleno e conta com serviços de revisão, paginação, tradução, ilustração, realidade aumentada, avaliação editorial, impressão e distribuiç­ão.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal