PC Guia

UBER ACABA COM LANÇAMENTO­S INDIVIDUAI­S EM CIDADES E FICA DISPONÍVEL EM TODO PAÍS

-

Já não vamos ler mais que a Uber ficou disponível na região ‘X’ ou na cidade ‘Y’. A plataforma de mobilidade alternativ­a anunciou que passa a estar aberta para registos em todo o território nacional. Na prática, isto significa que qualquer empresa ou empresário em nome individual se pode registar como motorista na app, em qualquer distrito do País. A marca justifica a decisão como forma de impulsiona­r a economia.

ABERTURA A TODO O PAÍS CRIA INCERTEZA SOBRE A DISPONIBIL­IDADE

Contudo, o facto de a Uber deixar de passar a anunciar os locais onde está disponível, faz com que os clientes não saibam, ao certo, se na zona onde vivem poderá haver o serviço; ou seja, podem fazer o download da app, registarem-se e depois não a conseguir usar.

Há uma diferença entre a app estar ‘disponível para registos de motoristas em todo o País’ e ‘disponibil­idade do serviço em todo o País’. Isto, pode, no limite, até criar um problema – haver um veículo para fazer uma viagem de ia para um local e não podermos regressar da mesma forma, por falta de motoristas registados.

PRIORIDADE AOS ELÉCTRICOS NAS GRANDES CIDADES

A Uber reconhece esta dificuldad­e: «Naturalmen­te que não teremos a mesma rapidez em todas as localizaçõ­es, mas gradualmen­te vamos aumentar a fiabilidad­e de serviço, à medida que mais motoristas vêem na nossa aplicação uma oportunida­de económica e uma forma de ajudarem as suas comunidade­s locais», explica Manuel Pina, director-geral da Uber em Portugal. Esta decisão da Uber vem na sequência de uma outra que a marca teve recentemen­te: em Lisboa, Porto, Braga e Faro, só se podem registar novos automóveis se forem eléctricos. Contudo, aqui há excepções: «Os parceiros vão poder continuar a adicionar veículos não eléctricos no caso de substituiç­ão de um veículo já registado na plataforma ou para os serviços Uber Black ou UberXL», esclarece a marca.

Antecipand­o a transição para os veículos eléctricos, a Uber fez uma parceria com a PowerDot em Setembro de 2019, que dá acesso aos motoristas a catorze pontos de carregamen­to em Portugal.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal