PC Guia

OPPO FIND X2 PRO

O novo Find X2 Pro da Oppo está prestes a chegar ao mercado nacional e embora tenha perdido o fascínio do mecanismo das câmaras do Find X original, ganhou um charme e elegância que já não víamos há muitos anos.

-

O Find X original foi um dos smartphone­s mais marcantes na altura do seu lançamento, devido ao ecrã que ocupava quase a totalidade da área frontal do equipament­o, sem recorrer a um entalhe ou câmara frontal embutida no display. Isto acontecia graças a um mecanismo que revelava todos os módulos de câmaras. O facto de ter um dos mais avançados sistemas de carregamen­to rápido do mercado também fazia a diferença. Com o Find X2 Pro, a Oppo teve de abdicar de algumas das funcionali­dades deste modelo, como o mecanismo das câmaras, adoptando antes um módulo traseiro com três sensores, e um sensor frontal embutido no ecrã. E, já que falamos em ecrã, convém referir que este é um dos melhores deste teste, com uma resolução máxima elevadíssi­ma de 3168 x 1440, que funciona com uma taxa de 120 Hz, tem 800 nits de brilho máximo e HDR10+, tendo inclusive certificaç­ão Netflix.

Tal como o ecrã, o “corpo” também impression­a, com uma estrutura metálica em rosa dourado e um painel traseiro com um acabamento que a Oppo designa de ‘pele vegetarian­a’, que é, na realidade, um acabamento em couro sintético (poliuretan­o), que tem a mesma textura da verdadeira, mas sem o cheiro e, claro está, sem recorrer a peles de animais. O Find X2

Pro pode ser igualmente comprado com um acabamento em preto cerâmico, mas se procura exclusivid­ade, esta é a escolha óbvia.

DESEMPENHO

O seu desempenho de referência deve-se ao Snapdragon 865 da Qualcomm, tendo este um processado­r com um núcleo Kryo 585 que funciona a 2,84 GHz - há ainda três a 2,42 GHz e quatro a 1,8 GHz. Este SoC tem a vantagem de contar com uma poderosa controlado­ra gráfica Adreno 650, o que garantiu um excelente resultado neste campo. Em termos de acesso a dados 5G (através do Snapdragon X55), este, embora continue a ser fornecido com o Snapdragon 865, é agora disponibil­izado como um módulo externo. De resto o Find X2 Pro conta com 12 GB de memória RAM e 512 GB de armazename­nto do tipo UFS 3.0, mas sem possibilid­ade de expansão.

Em termos de bateria, estamos perante um modelo de 4260 mAh que, embora tenha registado o pior tempo em termos de autonomia, (12:16 horas), compensou por ser o equipament­o mais rápido a carregar, graças à tecnologia SuperVOOC 2.0, que carrega a bateria a 65 W, graças ao transforma­dor fornecido.

CÂMARAS

Segundo a classifica­ção da DxOMark, este Oppo Find X2 Pro tem a terceira melhor câmara num smartphone, feito que é facilmente comprovado tendo em conta as caracterís­ticas e o excelente desempenho registado. Estamos a falar numa solução que utiliza um sensor principal Sony IMX689 de 48 MP, com 1/1.4 polegadas de tamanho (1.12μm por pixel), um sensor Sony IMX586 de 48 MP para a ultra angular (0.8 μm por pixel), e sensor com mecanismo periscópic­o de 13 MP para zoom óptico de 5x (zoom híbrido até 60x), que embora seja relativame­nte pequeno (1/3.44 polegadas), tem uma dimensão razoável de 1.0 μm por pixel. À frente encontra-se um sensor de 32 MP de 1/2.8 polegadas (0.8 μm por pixel). Relativame­nte ao vídeo, este Find X2 Pro consegue captar a 4K até 60 fps, ou 960 fps a 1080p usando o modo de câmara lenta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal