PC Guia

MANUTENÇÃO DE VERÃO

Com as temperatur­as a aumentar e em período de férias, reúnem-se as condições para uma tarefa que deveria ser mais frequente que a inspecção obrigatóri­a ao automóvel.

-

INIMIGO N.º1: O UTILIZADOR

Fazer uma manutenção adequada ao computador (fixo ou portátil) melhora o desempenho, evita que se degrade e pode salvar-vos de uma situação mais catastrófi­ca. Está nas vossas mãos gastarem algum tempo nesta tarefa e revitaliza­r o vosso sistema.

Tudo o que tenha circuitos integrados deve ser limpo apenas com pincéis próprios (anti-ESD) e isopropano­l.

FORA DA GARANTIA

Podem aproveitar para validar se algum dos componente­s já ultrapasso­u a garantia da loja - ou de marca, se for mais extensa, mas que geralmente obriga a registo – para fazer uma limpeza mais a fundo ou trocar a pasta térmica de fábrica. Algumas zonas dos circuitos só são acessíveis removendo o dissipador, que geralmente vem protegido com um selo de garantia.

COMO LIMPAR?

Todos sabemos que o hardware não simpatiza com água, por isso tirem dos planos a ideia de lavar os componente­s desta forma, com a ajuda de uma escova dos dentes, como mostram alguns vídeos cómicos que estão na Internet. Tudo o que tenha circuitos integrados deve ser limpo apenas com pincéis próprios (anti-ESD) e isopropano­l. Latas de ar comprimido não devem ser utilizadas quando existem circuitos porque provocam descargas elétricas, que podem ser suficiente­s para danificar por completo um componente. Ainda têm dúvidas de que o pó influência o desempenho? Recomendo-vos este vídeo sobre o assunto: bit.ly/3es9le4.

DISSIPADOR­ES

Se a vossa opção de refrigeraç­ão é a ar, tudo é mais simples. Devem fazer o “triatlo”: pás da ventoinha, alhetas e pasta térmica. Para sistemas a água recomendo a substituiç­ão ou manutenção do nível do líquido e, se for caso, limpeza a fundo dos blocos. Já agora, sabiam que, com o aumento da temperatur­a do ar, devem ter mais atenção à quantidade de radiadores do vosso sistema? Aqui fica o motivo: bit.ly/38RuIV4.

CAIXAS

Muitos modelos são fracos quanto à filtragem e o interior da caixa fica cheio de pó, pêlos (se tiverem animais domésticos) ou até cinza, se forem fumadores. Uma boa caixa terá acumulado tudo nos filtros, sendo apenas necessário removê-los, limpar e recolocar. No caso de uma caixa menos eficaz, a vossa melhor abordagem será remover tudo, ter trabalho-extra a limpar os componente­s e voltar a montá-los.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal