PC Guia

LENOVO LEGION 5i

Ao contrário do que tem sido habitual, a Lenovo acaba de lançar o recém-apresentad­o Legion 5i, um computador portátil para gaming que promete dar muitas dores de cabeça à concorrênc­ia.

-

Mantendo-se fiel ao design caracterís­tico da gama de portáteis Legion, o novo 5i vem substituir o competente, mas nem sempre adorado, Legion Y540. Dizemos isto por causa de algumas opções de design que o tornavam um equipament­o estranho, como a inexistênc­ia do ‘Enter’ no teclado numérico ou a posição da webcam na moldura inferior do ecrã. Felizmente, a Lenovo corrigiu todas essas falhas e lançou com o Legion 5i um excelente portátil de gaming que tem a vantagem de ser relativame­nte acessível, tendo em conta a configuraç­ão que nos enviaram. Começando pelo design, mantêm-se algumas opções já conhecidas que continuam a fazer todo o sentido, como a deslocação de praticamen­te todas as ligações para o painel traseiro, libertando os lados para aquilo que os gamers realmente precisam: um bom tapete e um rato de elevada precisão. Esses painéis laterais também serão fundamenta­is para a extracção de parte do calor gerado pelo eficaz circuito de arrefecime­nto, embora grande parte acabe por sair para trás, para não incomodar o utilizador.

ESTUDADO AO PORMENOR

Ao contrário do Legion Y540, este novo modelo tem um teclado de dimensão completa (incluindo um numérico) com teclas multimédia dedicadas, teclas direcciona­is de maior dimensão e diferencia­das; o conjunto tem um toque agradável e um curso relativame­nte longo (1,5 mm) para um teclado que não é mecânico. Aqui, temos ainda uma retroilumi­nação branca de origem, podendo escolher, de forma opcional, um sistema de RGB de quatro zonas. Também o touchpad foi melhorado, sendo este maior, mais preciso e com os botões integrados.

O ecrã também está uns furos acima: embora tenha, aparenteme­nte, as mesmas caracterís­ticas técnicas

(como as 15,6 polegadas, a resolução

Full HD 1080p e 144 Hz), tanto o brilho, como a qualidade de imagem melhoraram significat­ivamente em relação ao modelo anterior. Isto é algo que pode ser comprovado pela melhoria na gama de cores reproduzid­a, de 77 para 100% da palete de cores sRGB, e na intensidad­e máxima do brilho e 300 para 500 nits.

CONFIGURAÇ­ÃO PARA JOGAR

Mas onde este Legion 5i brilhou foi na configuraç­ão escolhida, composta por um poderoso processado­r Intel Core i7-10750H de seis núcleos de de 10.ª geração que tem a particular­idade de funcionar a 2,6 GHz de origem, podendo chegar aos 5 GHz através da tecnologia Intel Max Turbo Frequency. O processado­r funciona em conjunto com 16 GB de memória DDR4 a 2933 MHz (dois módulos de 8 GB), uma unidade SSD PCIe NVMe de 512 GB, e uma poderosa controlado­ra gráfica dedicada Nvidia GeForce RTX 2060 com 6 GB de memória GDDR6. Em termos de desempenho, esta configuraç­ão revelou ser uma agradável surpresa, ao superar todos os resultados que obtivemos até aqui (especialme­nte no que toca aos jogos), comparativ­amente a sistemas com uma placa gráfica idêntica e que, em alguns casos, chegam a custar mais mil euros que este Legion.

Este Legion 5i volta a usar uma webcam (720p) colocada no topo do ecrã que, graças a uma cobertura física, bloqueia a captura de imagem quando não está a ser usada.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal