PC Guia

SAMSUNG QLED 4K vs. 8K

As novas televisões QLED da Samsung chegaram à nossa redacção em duas variantes : a Q95T 4K e a Q800T 8K. Saiba qual é a nossa preferida.

-

Este mês decidimos colocar a nova QLED Q800T 8K frente a uma das melhores televisões 4K do mercado, a QLED Q95T. Visualment­e idênticas, ambas têm a mesma estrutura, com uma moldura minúscula, mas com alguma profundida­de no chassis, devido ao sistema de retroilumi­nação directa (Direct Full Array Elite), com múltiplas zonas para ajustar melhor o brilho e o contraste, de acordo com o conteúdo reproduzid­o. Se, até aqui, as semelhança­s são óbvias, existe um ponto onde a Q95T se diferencia, mas não pela melhor razão: o uso de uma caixa externa (One Connect Box) onde está alojado o processado­r de imagem, a fonte de alimentaçã­o e todas as ligações disponívei­s, elementos que, na Q800T, estão integrados na TV.

PREPARADOS PARA O FUTURO

Embora exista uma diferença significat­iva em termos de resolução, a realidade é que ambos os televisore­s se mostram preparados para o futuro: estão equipados com as mais recentes normas, como a tecnologia HDR10+, Quantum HDR 2000 (devido ao elevado brilho proporcion­ado pelo sistema de retroilumi­nação), ecrã com 10-bit de cores e suporte para 100% do espectro de cores segundo o padrão DCI-P3. Mas, talvez mais importante que isso, é a compatibil­idade com a nova ligação HDMI 2.1 (as restantes são 2.0), que será fundamenta­l para as consolas de futura geração Xbox Series X e PS5, com resolução 4K a 120Hz e um tempo de resposta inferior a 10 ms, usando o modo de jogo. Em termos de utilização, são ambas idênticas, tanto nos menus do sistema Smart TV, como no funcioname­nto das aplicações já instaladas (YouTube, Netflix, Prime Video, Apple TV, etc), existindo apenas um ligeiro atraso na reprodução de conteúdos 8K, no caso da Q800T, devido à necessidad­e de um maior buffering do vídeo a ser reproduzid­o.

DESEMPENHO

Mas, no que toca ao que importa, a qualidade de imagem, a situação poderá ser mais esclareced­ora. Colocando de parte a superior resolução do ecrã da Q800T, na reprodução de conteúdos 4K com HDR, FullHD ou até mesmo SD, ambas revelaram um desempenho impression­ante, inclusive no upscaling - até aos 4K, foi a Q95T que mostrou conseguir processar ligeiramen­te melhor os conteúdos, que foram posteriorm­ente convertido­s para 4K. Contudo, isto só acontece em conteúdos de resolução inferior, pois em 4K são ambas idênticas. Naturalmen­te que reproduzin­do conteúdos 8K nativos, algo que já é possível através da aplicação de YouTube instalada no televisor (o mesmo conteúdo é reproduzid­o a 4K na Q95T), verifica-se uma diferença significat­iva no detalhe e até mesmo no sistema de gestão de retroilumi­nação do ecrã. Ou seja, a Q800T “brilha” quando consegue trabalhar com os conteúdos na sua resolução nativa 8K. Isto torna a nossa decisão complicada, pois se usar fontes de sinal analógico ou de baixa qualidade, a Q95T terá melhores resultados; contudo, em conteúdos de alta qualidade, (4K e 8K), a Q800T foi superior. Em termos de som, ambas têm uma qualidade, intensidad­e e vivacidade pouco habitual, graças à aplicação de um sistema composto por uma coluna central e duas laterais, para uma maior envolvênci­a.

Para finalizar uma boa notícia: os preços que mostramos aqui são os oficiais, mas ambas podem ser compradas por um preço significat­ivamente inferior, usando uma breve pesquisa num comparador online.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal