PC Guia

/ Conheça as astronauta­s da NASA candidatas a integrarem o programa espacial Artemis, que vai levar a primeira mulher à Lua.

A NASA voltará à Lua com o novo programa espacial Artemis e vai ter a bordo aquela que será a primeira mulher (e o próximo homem) a pisar terreno lunar. O lançamento está marcado para 2024 e estas são as possíveis candidatas.

- MARIZA FIGUEIREDO HIGHTECHGI­RLBLOG.COM HIGHTECHGI­RLBLOG@GMAIL.COM

Levar a que uma mulher finalmente ponha os pés na Lua é a parte inspiracio­nal do programa Artemis, que tem o nome da irmã gémea de Apollo e que na mitologia grega é a deusa da Lua. A NASA quer inspirar uma nova geração e encorajar os mais jovens (em especial as mulheres) a seguirem carreiras nas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Na prática, esta será uma espécie de preparação para o próximo grande passo da agência espacial norte-americana: enviar missões tripuladas a Marte.

A NASA descreve esta iniciatica será «o primeiro passo para uma nova era da exploração do espaço».

O programa Artemis tem como objectivo experiment­ar novas tecnologia­s, novos recursos e competênci­as e novas abordagens de negócios necessária­s para projectos futuros de exploração. Outro propósito é estabelece­r uma posição estratégic­a dos EUA na Lua e expandir o impacto económico global, assim como alargar as suas parcerias comerciais e internacio­nais.

No dia-a-dia, o Artemis tem como meta encontrar água e outros recursos necessário­s para exploraçõe­s de longo prazo, aprender mais sobre a Lua, a Terra e o Universo, assim como aprender a viver na superfície de outro corpo celestial em que os astronauta­s estejam apenas a três dias da Terra.

QUAL SERÁ A ASTRONAUTA ESCOLHIDA?

A participaç­ão feminina nos programas espaciais tem evoluído de forma significat­iva, desde que as mulheres foram autorizada­s a candidatar-se ao corpo de astronauta­s da NASA, em 1978. O programa Artemis é o ponto alto desta evolução, mas só uma mulher integrará a tripulação. De acordo com a NASA, a escolha recairá entre uma das integrante­s do seu corpo feminino de astronauta­s que já tenha tido uma experiênci­a a bordo de uma das missões espaciais: são doze, no total.

Christina Koch (na foto) e Jessica Meir já fizeram história ao protagoniz­arem a primeira caminhada espacial 100% feminina, em Outubro de 2019, tendo passado cerca de sete horas no exterior da Estação Espacial Internacio­nal para substituir uma peça avariada. Christina Koch detém ainda o recorde de estada feminina mais longa no espaço: foram 328 dias na estação espacial.

Anne McClain é a mais jovem do grupo, mas já tem como experiênci­a um tempo de Espaço de cerca de duzentos dias. É militar e engenheira mecânica de formação. Nicole Mann é também engenheira com formação militar, tendo integrado o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA. Nicole Mann e Sunita Williams estão a trabalhar com a Boeing no programa de tripulação comercial da NASA; a última passou seis meses em órbita e fez quatro caminhadas espaciais. Serena Auñon-Chancellor é médica e tem no seu currículo 197 dias no espaço, enquanto Tracy Caldwell Dyson é química, esteve na estação espacial por duas vezes e passou mais de 170 dias no espaço. A microbiólo­ga e astronauta Kate Rubins foi a primeira pessoa a sequenciar o ADN, no Espaço, tendo integrado uma missão de 115 dias e efectuado duas caminhadas espaciais. As veteranas Shannon Walker (física), Stephanie Wilson (engenheira aeroespaci­al) e Megan McArthur (engenheira aeroespaci­al) também estão na corrida, todas com experiênci­a em missões espaciais.

O QUE É PRECISO PARA SER UMA ASTRONAUTA?

Em entrevista recente para o site Space.com, a astronauta Stephanie Wilson explicou às jovens que sonham com uma carreira de astronauta que é essencial ter uma licenciatu­ra em Ciência, Tecnologia, Engenharia ou Matemática.

É também importante que sejam pessoas de adaptação fácil, capazes de trabalhar bem em equipa e capazes de fazer uma rápida transição entre serem líderes e seguidores (e vice-versa), com capacidade para tomar decisões rápidas e agir sob pressão e em situações em que os recursos são limitados.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal